O charme da mesa de chá em diferentes partes do mundo

A bebida quente milenar se confunde com a história gastronômica de várias culturas e o resultado não poderia ser melhor: só inspirações boas para decorar mesa de chá e confraternizar.

Tomar chá é tido como um evento social em muitas partes do mundo. Para quem ama rituais, nada como um chá bem preparado: a mistura de ervas e especiarias, a temperatura da água e a própria espera até estar no ponto garante uma ansiedade deliciosa. Loucura minha? Acho que tá mais para terapia.

Ah, música (boa) também é terapia, sempre.

Que tal essa trilha sonora, “Tea for two”, de Sarah Vaughan, para acompanhar uma boa xícara de chá e a sua leitura?

O consumo de chá, enquanto bebida social, data de uma dinastia chinesa muito antiga… Ou você achava que o costume era originário da Inglaterra? Por lá, o pioneirismo foi o termo “five o’clock tea”, o tão famoso “chá das 5”, instituído em Londres. O divertido disso tudo é que cada cultura tem a sua própria maneira de servir, e como a gente não é boba(o) nem nada, vamos mais a fundo nisso – servir à mesa é muito cultural, e, sabendo as origens de tudo, abre a cabeça para novas possibilidades (e escolhas)!

Mesa de chá na Índia

Na Índia, o chai (como o chá é chamado por lá), consiste basicamente em chá preto, leite, açúcar e um toque de especiarias. A maneira mais tradicional de servir é em copos de barro ou de vidro, num estilo bem similar ao nosso “pingado” – bem rústico e charmoso servir desta forma!

Mesa-de-cha-dicas-india-Montacasa

 

 O chá na China e no Japão

Na China e no Japão, a base é o chá verde, preto ou branco, servido sem leite e sem açúcar, sempre em copos de cerâmica que são verdadeiras obras de arte! Nestes povos, o chá é consumido durante e após as refeições, por se tratar de uma bebida medicinal e com poderes digestivos.

 

mesa-de-cha-dicas-japao-Montacasa

A mesa de chá nos países árabes

Nos países árabes, o chá é um símbolo de hospitalidade e boas-vindas. É preparado com base de chá verde, muitas folhas de hortelã e uma calda de açúcar, servido em copos de vidro decorados, incríveis. Tem uma receita maravilhosa aqui.

mesa-de-cha-dicas-cha-arabe

Na Inglaterra, o “five o’clock tea”

Na Inglaterra, o chá é da maneira que conhecemos desde sempre, com exceção de alguns cubinhos de açúcar (acho um charme) e leite. Por lá, o chá é uma refeição, com toda a pompa que pede o famoso “chá das 5”. O serviço é feito em xícaras inglesas, of course.

Mesa-de-cha-dicas-xicara-Inglaterra

 

A importância das louças na mesa de chá

É importante saber que cada chá deve ter a sua louça: isso faz parte do ritual. Se é apaixonada (o) pela bebida, acho que vale a pena ter ao menos um par de cada tipo, e, na hora de escolher, se guie nas diretrizes acima.

Com isso, fica mais fácil criar um ambiente para receber, é só pensar nas seguintes perguntas: o que quero passar? Qual a atmosfera desejo criar? Receber para um chá pode ser tanto animado, quanto para negócios ou até mesmo romântico, por que não?

mesa-de-cha-dicas-Inglaterra

 

banner-mesa-cha

Qualquer que seja a escolha (de chá ou ocasião), é sempre simpático ter alguma comidinha, mas parta do princípio que devem ser petiscos (daqueles que você consegue pegar com a mão), e que combinem com o tipo de chá: mais fortes pedem sabores mais temperados, queijos gordurosos, pães integrais.

mesa-de-cha-dicas-biscoitos-Montacasa

Para chás delicados, sabores mais suaves. Mas quer saber minha combinação favorita? É sempre aquela temática: vai servir estilo “chá das 5”? Se joga no sanduíche de pepino com cream cheese.

mesa-de-cha-dicas-sanduiches-Montacasa

Prefere um romântico chá árabe, com direito a sentar em almofadas num tapete delicioso? Vai de docinhos típicos, como bolo de semolina e ninho de pistache.

Mesa-de-cha-dicas-docinhos-Montacasa

Ah, e claro, para o preparo básico de qualquer chá: água bem quente, sachês ou misturas secas e cinco minutos de descanso, com o bule tampado, antes de servir.

E aí, gostou? Você encontra mais dicas para montar uma mesa de chá neste post aqui.

E não se esqueça, a regra é diversão, sempre: pra você e pro convidado!

Aproveite e até semana que vem!

priscila-mendes



Sobre Priscila Mendes

Food stylist, produtora de conteúdo, chef de cozinha, colunista do blog do Montacasa e criadora do site Banquet.

Siga Priscila Mendes nas redes sociais:

Facebook
Instagram

_

 

Deixe uma resposta