Como preparar uma mesa de chá da tarde? Veja dicas!

Quase um ritual, o chá da tarde está presente como uma verdadeira tradição familiar desde meados do século XIX. Muitos acreditam que este hábito começou a ser difundido graças ao vazio estomacal da duquesa de Bedford, Anna Maria Russell, que quando chegava próximo das 17 horas, sentia aquela fomezinha natural que todos nós sentimos. Assim, preparar a mesa de chá se difundiu por toda a Inglaterra e hoje, inclusive no Brasil, há centenas de pessoas que não abrem mão desta pausa para recarregar as energias e melhorar o humor. Por isso, listamos boas inspirações para você inovar na hora de servir à mesa e convidar os amigos para aquele chá delicioso. Que tal?

Estilo da mesa de chá da tarde

Necessariamente, uma mesa de chá da tarde tradicional tem um toque clássico, quase provençal, imitando aqueles grandes encontros de princesas e rainhas que vemos em filmes e seriados. No entanto, é possível variar os tons bem como os objetos decorativos para deixar a mesa mais personalizada e diferente do que costumamos ver por aí. Ela pode seguir a mescla do rosado e branco – o que traz uma atmosfera vintage ao espaço – ou, então, ser colorida ou apresentar tons pastéis, o que resulta em uma harmonia bem bacana também.

mesa-de-cha-produtos

Utensílios da mesa

A qualidade dos utensílios, bem como design deles é um dos itens que faz a diferença em uma mesa de chá. Opte pelos conjuntos de metal ou porcelana, bem como separe os talheres e guardanapos necessários para a ocasião. No mercado – e também no Montacasa – é possível encontrar dezenas de modelos que combinam com o estilo decorativo definido previamente por você: decorados e pintados à mão, com filetes dourados na borda das peças, asa da xícara com design diferenciado e mais.

mesa-de-cha-da-tarde

mesa-de-cha-novidade

A mesa de chá é versátil e permite tanto o uso de jogos americanos quanto toalhas de mesa, no entanto, é ótimo que ambas as opções estejam dentro do estilo decorativo para se integrar ao outros elementos da mesa.

mesa-de-cha-dica

mesa-de-cha-precos

banner-mesa-de-cha

Acessórios decorativos

Vale ressaltar que na mesa de chá da tarde não estarão apenas os utensílios necessários para a ocasião, pois os objetos decorativos trarão para a mesa aquele toque decorativo desejado. Neste momento, use e abuse da criatividade aliada ao bom senso, claro, para compor os elementos de uma forma equilibrado, não permitindo que eles atrapalhem a visibilidade ou compitam com as peças que serão usadas por seus convidados. Tudo precisa se harmonizar!

mesa-de-cha-decoracao

mesa-de-cha-para-amigos

Escolha do menu

A escolha do menu vai depender da quantidade de pessoas convidadas, afinal, ninguém quer que haja excesso ou falta de alimentos durante a ocasião, certo? Quanto aos pratos, não há segredo: traga para a mesa de chá o que há de melhor para realizar um lanche da tarde. Pães, bolos, frios, sanduíches pequenos e outros quitutes que podem ser petiscados facilmente durante o encontro. Já as bebidas, além dos chás, claro, traga café, leite e sucos, a fim de agradar os mais diferentes paladares.

mesa-de-cha-dellicias

mesa-de-cha-decor

mesa-de-cha-menu

O local do chá

Como o chá da tarde se trata de uma reunião mais intimista entre amigos, a mesa pode ser montada dentro de casa, privilegiando a luz natural do dia. Caso a ocasião seja uma pequena comemoração com mais convidados, analise se o espaço interno é suficientemente grande para receber todos de forma confortável. Estude também a possibilidade de montar a mesa de chá em uma área externa protegida do sol para conservar os alimentos e deixar os convidados mais à vontade.

Leia também:
O charme da mesa de chá em diferentes partes do mundo
5 itens importantíssimos na hora de montar mesa de chá

mesa-de-cha-como-fazer
mesa-de-cha-inspiracao

mesa-de-cha-dicas

E aí, já se inspirou para montar a mesa de chá da tarde, para fofocar com amigos ou simplesmente desfrutar de um bom momento aguçando o paladar? Então é hora de apreciar esse “evento” delicioso sem moderação!

Imagens: Tables Gourmandes, Moro em um Kinder Ovo, Plantinum Party Events, Heart Hand Made, Little Vintage Rentals, The Caketress Blog, Big Low Tea, Pretty My Party, Under Cover Hostess, Blog The Wedding of My Dreams, Poppy Lauren Vintage Boutique, Pinterest, Decoist, Wedd Blog, A Escada de Penrose, Site 4 Funs, The Sweet Estoccasion, Will Entertaining, The Pixelista.

Com informações de Cultura Inglesa.

6 comments Add yours
  1. AMEI! <3<3<3. Minhas amigas adoraram minha mesa de chá, super delicada. Pena que n consigo enviar a foto de como ficou lá em casa. Parabéns pela matéria!

  2. Oi Carol! Que bom que você gostou das nossas dicas. Vale dar uma espiada em outros posts do blog também para se inspirar ainda mais. 😉
    Um beijo!

  3. gostaria de saber se servir café ou cha da tarde e ao invés de se colocar toalha de mesa (tecido) colocar aquelas placas (individuais) que é muito comum em restaurantes populares, é indelicado e só usamos quando as pessoas são os de casa. Para convidados devemos colocar toalha na mesa ?

  4. Olá Ruprecht,

    acredito que você esteja falando dos jogos americanos, certo? Estas peças também são muito usadas para a montagem de uma mesa posta e não é indelicado utilizá-los, não! Muito pelo contrário. Aqui mesmo no Montacasa você encontra peças bem trabalhadas e com materiais de boa qualidade que não deixam nada a desejar na composição decorativa. E outra: os jogos americanos são muito mais práticos, principalmente quando a mesma de chá ou café é para mais pessoas.
    Olha só: https://www.montacasa.com.br/mesa/decoracao/jogo-americano

    Em caso de duvidas, contate!

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.