5 maneiras de integrar o estilo vintage ao décor

Já falamos várias vezes aqui no blog sobre a tendência vintage na decoração. De fato, este estilo, que muito tem a ver com referências e história, faz a cabeça de muitas pessoas e é por isso que hoje fizemos um post para quem aprecia o estilo, mas não faz ideia de como e por onde começar. Vem ver os segredinhos que separamos. Você vai adorar saber e, quem sabe, se jogar nas dicas!

Os acessórios do estilo vintage

Em qualquer estilo decorativo, é extremamente necessário o uso de acessórios. Eles têm o poder de dar uma cara nova ao ambiente e ainda evidenciam um pouco da personalidade do morador. Então, quando falamos em estilo vintage não é diferente no mercado há centenas de itens que você pode compor para gerar este efeito ‘old’ propositalmente. Coleções de carros antigos, discos e quadros com molduras são ótimos elementos para trazer o antigo para dentro do lar.

estilo-vintage-acessorios

Cores

O vintage faz parte do grupo de estilos de decoração coloridos. Por vezes, existem versões mais neutras que puxam para o marrom e off-white (o vintage industrial é um grande entusiasta dessa ideia), mas sua base, é feita de cores. E usando os tons certos no estilo vintage não há erro. Faça uma composição com as cores primárias, utilizando cores escuras para contrabalancear.

estilo-vintage-cores

Para não errar ou exagerar, vale a pena trazer as cores nos acessórios ou, então, num mobiliário ou outro. O resultado é encantador!

Design e mobiliários

Por falar em mobiliários, não podemos esquecer que o estilo vintage conserva um design bem característico. Os móveis são mais retos e, por vezes, eles podem apresentar pés pouco convencionais para os padrões mais modernos. Poltronas e cadeiras, por sua vez, costumam ser coloridas e almofadas, mas nada impede que assentos de ferro envelhecido também não tenham aquele charme retrô que a gente tanto gosta.

 estilo-vintage-design

poltronas-vintages-montacasa

De fato, tem buffets, armários, estantes, mesas e muito mais para todos aqueles que apreciam o estilo vintage. Um bom exemplo mesmo é a loja Desmobilia que traz um conceito diferenciado de móveis e que, com certeza, inspirou a postagem de hoje, pois eles têm uma cara diferente que tem tudo a ver com uma proposta mais retrô. Inclusive, dá uma passadinha lá, dá!

Referências

Uma boa ideia para quem aprecia o estilo vintage é apostar nas referências visuais de grandes artistas que marcaram uma época e que tem tudo a ver com este conceito ‘antiguinho’. Hoje em dia, tem muitas lojas que apostam em pôsteres de grandes ícones do cinema, rádio e TV, por exemplo, que vão ficar lindos – seja na sala, quarto ou cozinha.

estilo-vintage-referencias


Decoração Neo Retrô: a tendência vintage supermoderninha

post-montacasa-CTA

Por falar nisso, vale a pena ressaltar que o estilo vintage pode estar presente em qualquer cômodo da casa – seja varanda gourmet ou quarto. Então, a dica sempre é essa: busque por inspirações na internet e livros de decoração para criar a harmonização ideal para cada cômodo.

Mescla de materiais

Uma ideia bem interessante e que é claramente evidenciada nesta inspiração abaixo é a mescla de materiais. Observe, num mesmo espaço vemos couro, madeira, estofado e vidro convivendo harmoniosamente e proporcionando um excelente visual. O bom senso neste caso deve reinar para que as cores dos materiais de algum modo se equilibrem. Fora isto este estilo vintage ‘mais rústico’ tá permitido, sim!

 estilo-vintage-mescla

Gostou? Aproveite e deixe aqui nos comentários o que você acha desta inspiração vintage e se tem alguma ideia para deixar este estilo ainda melhor. Vamos adorar saber tudo!
Imagens: Desmobilia.

Deixe uma resposta