Como fazer ovo de Páscoa em casa? Veja dicas e truques!

Antes de tudo: dê o play e embale sua leitura com uma música que tem tudo a ver com o post de hoje:

Para algumas pessoas esta é a data mais doce do ano – e não é para menos. Na Páscoa, um dos feriados religiosos mais populares do mundo, não pode faltar ovos de chocolate. Você já comprou o seu? Que tal fazer em casa? Se você acha que não tem habilidades de MasterChef para encarar e fazer acontecer na cozinha, saiba que estamos aqui para desmistificar isso e te mostramos aqui não só uma, mas muitas receitas de como fazer ovo de Páscoa de uma forma simples.

Vamos começar com a receita da Andressa Peil. Leitora do blog que, gentilmente, nos cedeu o seu segredo de como fazer um ovo de Páscoa delicioso e recheado. A receita dela é feita com chocolate fracionado, tipo de chocolate que tem em sua composição gordura vegetal e que não precisa temperar. Confira!

Receita de ovo de Páscoa de colher com chocolate fracionado

ovo-de-pascoa-de-colher
Quando falamos em chocolate e em Páscoa a água na boca é triplicada, no entanto, quando vemos os preços dos ovos a tristeza bate forte. Mas quando muitos pensam que não há solução, eis que surge a nova ideia: porque não customizar os ovos de Páscoa, né?

Ingredientes

  • 500 g de chocolate preto fracionado em gotas (neste formato fica mais fácil para derreter)
  • 1 forma de ovo de páscoa média (o tamanho do ovo é da sua escolha)

Modo de Preparo

Derreta o chocolate em banho-maria. Após, com o auxílio de uma colher, coloque 1/3 da quantidade derretida dentro da forma e com movimentos leves, manuseie o chocolate dentro da forma para que ele vá se espalhando por todos os lados – e não se preocupe se sair um pouco nas bordas. Depois que espalhar todo o chocolate pela forma, retire o excesso de chocolate o virando-a de cabeça para baixo na mesma panela onde derreteu o chocolate. Com auxílio de uma espátula ou até mesmo uma colher, raspe o excesso das bordas. Aí então é só colocar por alguns minutos no freezer.

Para o recheio do ovo de Páscoa

  • 2 latas de leite condensado;
  • 1 xícara de granulado;
  • 1 xícara de coco ralado;
  • 4 colheres de manteiga;
  • 1 xícara de chocolate em pó.

Em uma panela, despeje uma lata de leite condensado, duas colheres de manteiga e a xícara de chocolate em pó. Em fogo médio, mexa até que toda a massa fique homogênea e desgrude do fundo da panela. Não deixei  muito tempo no fogo, pois para esse recheio precisamos que ele fique bem maleável ao ponto de ser fácil puxar com a colher sem quebrar o ovo. Depois disso coloque em uma forma e cubra com plástico. Após cerca de cinco minutos, coloque na geladeira para esfriar mais rápido.

Agora, em outra panela, acrescente a outra lata de leite condensado e as duas colheres restantes de manteiga. Em fogo médio, mexa até a mistura ficar homogênea e soltar do fundo da panela. Repita o processo de armazenamento, cobrindo a mistura com plástico e resfriando no freezer.

utensilios-montacasa

Recheando

Retire a forma do ovo de chocolate do freezer com cuidado sem pegar no ovo em si, use as beiradas da forma para segurar e vire com o máximo de cuidado possível, pois ele tende a se soltar muito rápido da forma.
Agora, há dois modos de rechear: colher ou saquinho plástico. Após rechear o ovo, jogue o granulado na parte do brigadeiro e o coco ralado na parte do beijinho.

Dicas de como fazer ovo de Páscoa no YouTube

Se não bastasse esta receita deliciosa da Andressa, os vídeos tutoriais que retiramos de canais famosos de culinária no YouTube também são ótimos para aprender a como fazer ovo de Páscoa. Tem opções trufadas, tradicionais e até aquele de casquinha bem fininha e branquinho por dentro.

Atenção: as imagens a seguir são fortes. MUITO fortes! 😉

Ovo de Páscoa recheado

Quem é um pouco mais velho sabe que há alguns anos os ovos de Páscoa eram simples – basicamente duas casquinhas juntas com um brinquedo ou bombons dentro. Digamos que as opções existentes já faziam muitas crianças e adultos felizes, porém, de uns tempos pra cá, a coisa se profissionalizou e uma das opções que existe hoje é o ovo de Páscoa recheado, que nada mais é que preencher aquele vazio que perdurou durante tanto tempo.

No vídeo, as meninas ensinam a fazer um ovo de Páscoa com recheio de prestígio, mas, como elas mesmas citam, o recheio pode ser do que você quiser, porém, vale ressaltar que este recheio precisa ser firme e ao mesmo tempo cremoso.

Ovo de Páscoa de colher

Neste vídeo, a confeiteira Dani Noce ensina a fazer um ovo de Páscoa que está virando mania entre aqueles que querem fugir do convencional. Dentro do ovo foi colocado um bolinho de chocolate e muito brigadeiro.
Vale lembrar que nesta receita as cascas de chocolate não são juntadas ao fim do processo. Elas são decoradas.

Uma técnica interessante usada neste vídeo que não encontramos em nenhum outro tutorial é o uso do Mycryo. Uma manteiga de cacau em pó que substitui o processo de temperagem convencional. Clique aqui para conferir mais informações sobre este produto.

Fazendo Kinder Ovo

O Kinder Ovo é o único chocolate em formato oval que faz sucesso até fora da Páscoa. Com características e sabor único no vídeo abaixo, o canal Ana Maria Brogui ensina a fazer esta gostosura em casa. O segredo da receita, segundo o próprio youtuber é usar uma pitada de sal no chocolate preto derretido e uma colher de essência de baunilha no chocolate branco derretido.

Leia também:
GUIA | Inspirações para a decoração de Páscoa

Ovo de Páscoa trufado

O processo do ovo trufado é bem parecido com o primeiro vídeo que listamos aqui, porém, ao invés de utilizar um creme de coco, foi usado um creme de maracujá. Ah, outro destaque vai para o chocolate usado: o fracionado, que não necessita de temperagem.

Como temperar chocolate?

Muito mencionado nos vídeos listados aqui, o processo de temperagem do chocolate é algo essencial para que o chocolate volte a ter a estabilidade/homogeneidade que ele acabou perdendo durante o derretimento. Para isso, é preciso que ele seja trabalhado em uma superfície fria (mármore e granito, por exemplo) até atingir a temperatura de 28º.

Para aqueles que não são profissionais, o método de banho-maria para fazer ovo de Páscoa continua valendo. Por vezes, o micro-ondas pode fazer o processo de temperagem do chocolate também. Só atenção: é necessário paciência para que o chocolate derreta lentamente no processo 30 segundos-mexe-mais-30-segundos.

Bom, com tanta opção e tutoriais fica difícil não saber como fazer ovos de Páscoa, né? Se você tem alguma dica bacana, passe seus segredinhos aqui nos comentários!

Imagens: Eatingsolo, Comendo Com os Olhos, Hora de Santa Catarina.