Segredinhos & multifuncionalidades dos utensílios de cozinha

Atualmente, temos que nos dividir em mil: trabalho, família, estudo, e ainda estarmos em forma, saudáveis e de bem com a vida. Tá fácil, né?

Mas sem reclamar, é assim que a banda toca. E, quanto mais leve levarmos isto tudo, melhor. A vida precisa ser dançada: passinhos pra lá, um recuo pra cá. No fim, tudo se harmoniza(esperemos!), e fica divertido.

Tão bom quanto dançar, é ouvir uma música que fala sobre isso. Adoro esta trilha! Kings of Convenience, I’d rather dance with you.

Divagações à parte, o post de hoje é para contar que cozinhar também é uma dança. E que, alguns utensílios de cozinha, como bons bailarinos, podem ser flexíveis e desempenhar mais de um tipo de ritmo – neste caso, função. Bem parecido com a gente. Além disso, contam com mais uma vantagem, fundamental para os dias de hoje: a economia.

Utensílios de cozinha mega funcionais

Bem, vamos à eles. O primeiro item é uma boa caneca, que é ótima para servir o café com leite ou o chocolate quente, mas também faz um delicioso bolo de caneca, os tão famosos mug cakes.

utensilios-de-cozinha

O bom deste tipo de bolinho é que é prático, super-rápido e uma mão na roda para quem mora sozinho – assar um bolo inteiro pode ser complicado: no fim, acaba sendo distribuindo para o porteiro, para a vizinha, para a professora de pilates.

utensilios-de-cozinha

O segundo utensílio de cozinha é uma boa panela de ferro esmaltado.

Para começar, é superprática pelo simples fato de preparar e poder levar diretamente à mesa – quesito beleza conta muitos pontos por aqui! Além disso, vai ao forno, o que, dependendo da preparação, substitui a assadeira: o pão assado na panela de ferro esmaltado é incrível, já testou?

utensilios-para-cozinha

panelas-montacasa

Também gosto de preparar frango neste utensílio – tem uma receita ótima aqui – e outros assados, além de pratos ensopados e de cozimento lento. Um coq au vin, por exemplo, fica maravilhoso nesta panela.

Leia também:
5 itens importantíssimos na hora de montar mesa de chá
5 segredos para não errar na decoração de mesa posta

utensilios-multiuso-dicas-panela-ferro-frango

Uma variação à panela de ferro esmaltado é uma boa frigideira, que vai além de grelhar ou preparar panquecas. Sabia que dá para fazer tortas doces e salgadas, além de algumas sobremesas clássicas?

utensilios-multiuso-dicas-tortas-frigideira

Quem não adora tarte tatin, a torta invertida de maçã tão conhecida no mundo todo? Funciona maravilhosamente bem quando feita na frigideira. O mesmo acontece com uma galette de legumes ou com algum outro doce estilo “pão”: rosca de frutas ou um cinnamon roll, por exemplo.

utensilios-cozinha

Para isso, é fundamental que a frigideira seja feita em um material que aguente altas temperaturas, ou seja, que possa ir ao forno. Normalmente, o ferro é o material mais indicado, mas frigideiras altas de inox também cumprem bem este papel. Só não vale ter cabo de plástico, ele derrete no forno – isso é coisa séria, viu!

Bem, isso tudo é para te mostrar que os utensílios de cozinha podem (e devem) ser usados de várias maneiras. Algumas vezes são mais caros, mas se pensar nas possibilidades de uso, já amortiza bastante o valor investido, até porque pode ser um substituto de outro item.

Se joga no ballet da cozinha, sem medo de ser feliz.

Até semana que vem!

Imagens: Pinterest.

priscila-mendes



Sobre Priscila Mendes

Food stylist, produtora de conteúdo, chef de cozinha, colunista do blog do Montacasa e criadora do site Banquet.

Siga Priscila Mendes nas redes sociais:

Facebook
Instagram_

Deixe uma resposta