5 truques de decoração para repaginar a casa

Para muitos, decorar a casa está longe de ser uma tarefa simples e que estimula a criatividade. De fato, se a gente prestar bastante atenção, tem tantos detalhezinhos que muitas vezes acabam pregando peças na gente – e não é à toa que arquitetos, designers de interiores e paisagistas estão aí para nos ajudar a criar um ambiente lindo.

No entanto, se você quer apenas dar uma transformada em um cômodo ou outro, existem alguns truques de decoração que realmente impressionam pela facilidade de aplicação ou harmonização – dicas que não comprometem o orçamento e fazem com que você aproveite o que tem em casa para deixar cada cantinho com a sua cara.

Truques de decoração para os móveis

Nem que quiséssemos conseguiríamos nos livrar dos mobiliários, afinal, atire a primeira pedra aquele que não tem uma cadeira ou, pelo menos, um armariozinho para guardar a bagunça ou mesmo itens pessoais, né? Porém, cada móvel tem uma história e, se bobear, anos de existência – alguns, inclusive, mostram ao primeiro olhar os efeitos do tempo.

Então, que tal repaginar e customizar os móveis que você tem em casa? Depois que você verificar que o mobiliário está em boas condições, passe uma demão de tinta ou então, use colagens ou mesmo tecido para encapá-lo. Na internet e blogs especializados, você encontra centenas de inspirações e tutoriais ótimos. Olha só este aqui que encontramos, que legal:

moveis

 

Use e abuse dos espelhos

Já falamos muitas e muitas vezes aqui sobre o uso dos espelhos na decoração. E se você acompanha nosso blog sabe que estes itens são os queridinhos dos ambientes pequenos, pois eles, quando bem colocados, passam a sensação de que o ambiente é maior do que é de fato.

truques-decor

 

O legal, é usar um espelho maior em uma das paredes do cômodo ou, então, dispor pequenas peças emolduradas de uma forma que quase se encaixem na parede, mesmo sendo de formas diferentes. O resultado é lindo e garante aquele toque diferente na decoração.

Vasinhos

De preços variados, os vasinhos, mais do que servirem de base para as suas plantinhas, podem ser customizados de uma forma totalmente personalizada e ser um dos melhores truques de decoração. Alguns permitem pintura, outros, ainda, rabiscos e colagens. Não importa. De fato, os vasos e plantinhas dão uma cara nova ao ambiente e trazem um pouco de vida e frescor ao espacinhos.

truques-de-decoracao

vasos

Só não esqueça: mais do que objetos de decoração, os vasinhos de planetas precisam de cuidados, afinal, ter uma planta murchinha e sem vida, além de desleixo, não pega nada bem na harmonização do ambiente como um todo, né?

Cores para que te quero!

Cores são poderosas e eu, particularmente, faço reverência à elas. Sabe por que? Os tons, quando bem combinados, transformam qualquer espaço e como um ótimo truque de decoração, deixam tudo em plena harmonia. Mas vale ressaltar, claro, como toda dica, você precisa de referências para que o efeito não seja o contrário do que você espera – seja radicalizando pintando paredes ou investindo em acessórios.

Este vídeo, por exemplo, dá algumas diquinhas que, basicamente, é que sempre falamos aqui em um post ou outro. Veja, pois informação sempre vale a pena.

Garimpe!

Quem disse que peças antigas ou usadas não podem ter charme? Um dos truques de decoração bem legais para você deixar a sua casa mais bonita e personalizada é dar um destino novo a objetos que poderiam ir para o lixo ou, no mínimo, estavam jogados em um quartinho escuro.

truque-de-decoracao

Garimpe, visite antiquários ou espaços que tem por característica a compra e venda de objetos antigos e usados. Além de dar um toque vintage ao ambiente você faz muita economia. Vale ressaltar que grandes marcas estão de olho nesta tendência e você pode encontrar muitas peças que são novas, mas que apresentam aquela carinha de retrô.

E você, conta pra gente: quais são os seus truques de decoração? Vamos adorar saber!

Imagens: Casa Middas, Love Street, Habitissimo, Pinterest.

Deixe uma resposta