Tricô gigante: a nova tendência decor para casa

Qual é o seu segredo para deixar a decoração de casa mais aconchegante? Investir em algumas almofadas? Criar uma iluminação mais intimista? Bom, independente das cartas que você tenha na manga para o decor, existe uma tendência que está tomando conta de muitos lares deste Brasil: o tricô gigante. Você já ouviu falar nesta novidade handmade? Aqui no blog separamos muitas dicas que vão te inspirar!

Mas, afinal, o que é tricô gigante?

O mundo está tão ‘industrializado’ ultimamente que muito do que era uma tendência decor já não funciona mais como antes. Ok, o avanço tecnológico possibilita que decoremos o nosso lar de uma forma mais simples e moderna, mas você não sente falta daquele cantinho com cheiro e jeito de casa da vovó? É por isso que a tendência handmade vem se fortalecendo há alguns anos justamente para fazer com que esta tradição na acabe.

decoracao-trico-gigante

Já tivemos momentos em que o patchwork esteve em alta, buscamos o reaproveitamento de materiais para o artesanato e customização e agora chegou a vez do tricô gigante brilhar. A técnica para fazer esta novidade é a mesma utilizada no tricô convencional, porém, em escala muito, muito, muito maior. O fio, que é enorme e muitas vezes feito artesanalmente, é entrelaçado e aos poucos o trabalho vai tomando forma.

Leia também:
Cabeças decorativas são uma tendência no decor. Conheça!
Quadros com frases motivacionais são tendências no decor

Na maioria das vezes, este tricô gigante é feito com lã merino. O merino é um tipo de carneiro que resiste ao frio graças à pelagem resistente. Não é o tipo de lã mais comum do mundo, mas ela é o ideal para este tipo de trabalho porque ele oferece aconchego total, deixando a manta bem fofinha e que oferece ótimo conforto térmico. Porém, todas estas vantagens da lã merino tem um custo – ela acaba sendo um pouco mais que as lãs tradicionais – ainda mais porque ela é vendida por quilo e não por metro. E o mais legal é que esta lã pode ser tingida e o mercado oferece centenas de opções.

trico-gigante-casa

roupas-de-cama-montacasa

Caso você não tenha acesso a lã merino, pode experimentar fazer o que a designer Anne Galante faz. Ela preenche o tecido bem comprido com algodão e costura criando uma espécie de fio gigante. Com este fio, ela faz o tricô gigante de uma forma totalmente artesanal – o que leva bastante tempo. Vale olhar o processo aqui no vídeo.

decor-trico-gigante
Você sabia? Uma manta feita de tricô gigante pode custar cerca de R$ 700,00.

Vale lembrar que este tricô gigante acaba sendo mais delicado e, portanto, ele exige um pouco mais de cuidado durante o manuseio e lavagem. Lave suas peças de tricô gigante com sabão neutro, não esfregando ou muito menos torcendo/centrifugando. Ah, e na hora de secar, nada de colocar no sol ou secadora. A sombra já está mais do que suficiente.

trico-gigante

O tricô gigante na decoração

Em sites como Pinterest, por exemplo, você já encontra centenas de inspirações para decorar com tricô gigante. E de fato, em todas as dicas valorizam o handmade e as composições que deixam o aconchego como prioridade. Colchas de tricô gigante, por exemplo, pode estar dispostas sobre a cama ou sofá, por exemplo, ao passo que peças menores, caem muito bem em poltronas e cadeiras.

trico-gigante-decor
No tricô gigante, até as agulhas são enormes. Na falta delas, alguns profissionais fazem os pontos usando apenas os braços.

No entanto, vale lembrar também que com o tricô gigante é possível fazer capas para almofadas, caminhas para pets, pufes e mais. É, parece que esta onda chegou para ficar!

A origem do tricô

Muitos especialistas apontam o Egito como o berço do tricô. Na terra de Cleópatra, a técnica era feita com ajuda de ossos e madeira, acredita? Mais tardar, a técnica se aprimorou, ganhou a Europa e as mulheres inglesas passaram a fazer peças de inverno para a família. E com o avanço da tecnologia, hoje é possível não só usar a lã, mas também a caxemira e o linho.

trico-gigante-na-decoracao

Agora conta aqui nos comentários o que você acha do tricô gigante. Gostaria de adotar esta tendência aí na sua casa?

Imagens: Curbed, Decoholic.org, Pinterest, Praktiski.lv, Etsy Studio, Micasarevista.com, Flipboard.