5 tipos de tapetes para quem quer inovar na decoração

A decoração de casa pode ficar ainda mais bonita com o uso de peças certas. Conheça aqui os tipos de tapetes que deixam qualquer cantinho personalizado.  

Os tapetes estão ganhando cada vez mais espaço na decoração de casa – e não é para menos. A indústria deste segmento tem feito de tudo para conquistar o consumidor, sedento por muita inovação e tecnologia que compensem o custo-benefício. Afinal, para ter um tapete bonito em casa, não é mais necessário gastar muito dinheiro, as matérias-primas alternativas baratearam muito a produção e peças mais leves e bonitas surgiram. Então, se você tem dúvidas na escolha de tapetes, aqui neste post a gente separou os modelos mais comuns.

Leia também:
Precisa comprar tapete? A gente te ajuda!
5 segredos para integrar tapetes na decoração de casa

O mais legal é que elencamos aqui alguns tipos de tapetes versáteis que ultrapassam os limites da sala e quarto. Sim, foi-se o tempo em que apenas os ambientes de descanso eram decorados com tapetes. Hoje em dia é possível inovar sim, fazendo com que todos os cantinhos da casa possam receber esta peça. Confira!

Tapetes felpudos

De uns tempos para cá os tapetes felpudos, também conhecidos como ‘shaggy’, se popularizaram e ganharam as graças de quem ama aquela textura fofinha que faz o pé afundar. Como possuem pelagem alta, são indicados, sobretudo, em ambientes de descanso, como um living e sala de TV – espaços nos quais as pessoas, despretensiosamente batem papo e reúnem os amigos.

tipos-de-tapetes-felpudos

comprar-tapetes

Mas atenção, como estes tapetes são bem felpudos, a limpeza deve ser feita com mais frequência, justamente para evitar que o pó e outras sujeirinhas acumulem e fiquem presas entre os pelos, pois do contrário, a alergia é certeira e outros problemas respiratórios podem surgir devido à falta de manutenção.

Tapetes orientais

Até pouco tempo atrás eles eram bem populares, mas engana-se quem pensa que os tapetes orientais perderam espaço para o shaggy. Este tipo de tapete continua em alta e é muito valorizado entre aqueles que amam arte e tapeçaria – isto porque eles são muito trabalhados, possuem padronagens específicas e cheias de significados e não podemos esquecer que os tapetes orientais remontam a próprio origem do tapete há cerca de 2500 a.C.

tipos-de-tapetes-orientais

Na hora de comprar, vale a análise: muitos lojistas comercializam tapetes orientais, mas eles não são orientais de fato. Então, desconfie! Os tapetes orientais, sejam eles persas, turcos, chineses ou indianos, são importados e, por consequência, bem mais caros que os modelos produzidos em território nacional. Para saber um pouco mais sobre os tapetes orientais, vale visitar este post aqui.

Tapetes de fibras

Para quem quer um toque de rusticidade ao ambiente e, sobretudo, quer peças mais resistentes, vale apostar nos tapetes de fibras. Hoje em dia, existem os modelos feitos com fibras naturais e outros, ainda, com fibra sintética. De qualquer forma, eles são lindos, práticos e o mais legal: muitos deles podem (e devem) ser usados na área externa da casa. – o que deixa o espaço gourmet e varanda lindos!

 tipos-de-tapetes-fibras

Tapetes artesanais

O handmade, que nada mais é que a arte de fazer trabalhos manuais, nunca esteve tão em alta na decoração. E, independente do estilo decorativo, sempre há um jeitinho de encaixar esta inspiração. Duvida? Que tal começar pelos tapetes? Os tapetes artesanais possuem aquele toque personalizado, quase único e, de quebra, deixam a decoração do ambiente com aquela carinha de casa de vovô. Feitos nas mais diferentes técnicas, sendo as mais comuns crochê e tricô, os modelos saíram da informalidade e grandes empresas, apostando no mercado handmade, comercializam este conceito em grande escala.

 tipos-de-tapetes-artesanais

Tapete de vinil/nylon

Quanto o assunto é resistência, eles ocupam a primeira posição – e não é à toa que eles estão muito presentes nas portas de lojas e também na porta da sua casa. Sim, os famosos capachos podem ser produzidos em vinil/nylon e apresentam muita beleza e funcionalidade, durando por muito, mas muito tempo. Eles são fáceis de limpar, ideais tanto para ambientes úmidos e secos e, além disso são antiderrapantes, oferecendo mais segurança na circulação.

tipos-de-tapetes-vinil

Agora que você já conhece os principais tipos de tapetes, conta aqui nos comentários o que você acha destes modelos e se já tem algum deles em casa. Se puder, diga a sua experiência com a peça para ajudar outros usuários na escolha, assim você deixa o post muito mais completo e cheio de dicas!

Imagens: ChuckRagantix, Remodel Small Bathroom With Shower Dining Table Set Bed Design Ideas, Pinterest, Masterkap.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.