10 tipos de revestimento de parede que transformam o decor

São tantos os tipos de revestimento que fica até difícil escolher apenas um, né? Aqui, separamos ótimas dicas e vantagens de alguns modelos.

Eu não sei qual é a sua preferência, mas quando pensamos em reforma, um dos melhores momentos desta fase é escolher o revestimento das paredes. De fato, são tantas opções e tecnologias disponíveis que fica até difícil escolher. São azulejos coloridos, porcelanatos com rejunte discretíssimo, além de peças que são verdadeiras tendências de decoração.

Então, pensando em você que quer transformar o lar radicalmente, separamos boas dicas e inspirações com uma lista de tipos de revestimento mais comuns. A ideia surgiu para facilitar quem está na busca do revestimento de parede perfeito. Dá só uma olhada nas dicas!

Ladrilhos hidráulicos entre os tipos de revestimento + comuns

O ladrilho hidráulico existe há muito anos, mas, de uns tempos para cá, este tipo de revestimento virou tendência. O resultado não poderia ser outro: mais gente procurando e mais opções para se encantar. A principal característica do ladrilho hidráulico são os desenhos e ornamentos que o tornam um revestimento ideal para quem gosta de um decor mais retrô.

tipos-de-revestimento-ladrilho-hidraulico

Normalmente, estes ladrilhos são usados sobretudo em cozinhas, próximos às bancadas, no entanto, eles podem ultrapassar esta linha e invadir cômodos como varanda e banheiro. Algumas vezes, eles podem até estar no chão de tão versáteis que são. Se você quer saber mais sobre este tipo de revestimento, saiba que já fizemos um material todinho sobre ele aqui. Vale a pena espiar!

 

Porcelanato

O porcelanato é um revestimento encantador. Disponível em várias cores, este tipo de peça tem por característica a alta resistência e a uniformidade no assentamento. Outro detalhe, ele pode ser esmaltado – o que garante um alto brilho – ou técnico – que é fosco e mais resistente a manchas.

tipos-de-revestimento-porcelanato

Normalmente ele é utilizado no chão, mas, graças as texturas disponíveis, você consegue transformar o espaço todo –  como neste caso que o porcelanato imita um painel de madeira. É claro que pelo acabamento e alta qualidade, o porcelanato é um pouco mais caro, mas este é um dos casos no qual deve-se priorizar o custo-benefício.

 

Leia também:
Cerâmicas na cozinha toda! Veja inspirações & produtos

Pastilhas

Delicadas, as pastilhas nunca saem de moda e garantem lindas composições graças aos diferentes modelos e matérias-primas disponíveis. Muito utilizadas em banheiros e cozinhas, a ideia, de maneira geral, é fazer com que este revestimento apareça no espaço e se integre ao decor de uma forma completa.

tipos-de-revestimento-pastilhas

Com inspiração, você pode fazer uma parede inteira revestida com pastilhas ou então optar pelas faixas horizontais que separam azulejos. E hoje em dia, graças as pastilhas texturizadas, elas podem estar também em cômodos como quarto e sala.

 

Madeira ou revestimentos que imitam madeira

A madeira é uma matéria-prima muito versátil – com ela, você faz móveis e mesmo uma casa inteira. Na decoração, ela também pode se tornar um tipo de revestimento de parede, ideal para quem gosta de dar um ar natural para casa, dentro de um estilinho mais rústico.

tipos-de-revestimento-madeira

Só atenção: fazer um painel de madeira é uma ótima ideia, no entanto, atente a qualidade da matéria-prima utilizada para que a madeira não se desgaste e nem seja um abrigo para os insetos.

Para quem gosta da madeira como textura, uma alternativa bem bacana é optar por revestimentos que imitam madeira. Fáceis de colocar, e por vezes, muito mais em conta que uma quantidade de madeira, eles também oferecem um resultado interessante. Vale a pena pesquisar!

 

Papel de Parede

Já falamos muito sobre o papel de parede aqui no blog e, claro, este é um tipo de revestimento de parede que não pode ficar de fora da nossa lista, justamente por ser uma opção mega procurada pela facilidade e bom preço. De fato, o papel de parede faz menos sujeira e é bem mais fácil que uma aplicação de azulejo, por exemplo, mas não é por isso que não se deve ter cuidados para evitar bolhas de ar e um resultado pouco uniforme.

tipos-de-revestimento-papel-de-parede

Os papéis de parede são divididos em: texturizados, que podem imitar os mais diferentes tipos de revestimento, inclusive há opções em relevo que lembram muito a massa texturizada; os vinílicos, que possuem mais resistência do que os materiais mais comuns; e os acetinados, que não acumulam poeira e são ideais para pessoas alérgicas. Para encontrar inspirações, clique aqui.

 

Tipos de revestimentos: massa texturizada

Com a massa texturizada você consegue criar os mais diferentes tipos de desenhos na parede, texturizando conforme o seu gosto pessoal. O material dispensa o reboco e a tinta, e aplicação pode ser feita com rolo, desempenadeira ou compressor. É claro que aplicar a massa texturizada exige conhecimento e o ideal é contar com ajuda profissional para obter melhores resultados e, claro, texturas mais bonitas.

 

Outros tipos de revestimentos: materiais naturais

Para quem gosta de trazer rusticidade ao ambiente, mas acha que a madeira é um clichê, existem outros tipos de revestimentos naturais igualmente interessantes e que podem dar um up ao seu ambiente. É o caso do bambu, que pode formar um lindo painel, ou ainda placas feitas com fibras de coco.

Pedras

As pedras também são um tipo de revestimento de parede bem comum e são usadas, sobretudo, para dar uma carinha mais rústica e natural ao espaço. Podem ser usadas dentro de casa, mas elas são ótimas para ambientes externos, como varandas e até mesmo um jardim de inverno. Uma ressalva que deve ser feita é com relação à aplicação: como se trata de um revestimento em alto-relevo, torna-se inviável realizar a colocação de outro revestimento em outro momento. É preciso quebrar ou assentar, antes de realizar qualquer outro revestimento posterior. O que compensa hoje em dia, é optar por revestimentos que imitam pedras!

 

Painéis 3D

Saindo da rusticidade, vamos agora para a modernidade dos painéis 3D. Eles, aos poucos, estão ganhando o mercado, e sem dúvida alguma, é um tipo de revestimento que tem tudo para ser um grande sucesso, graças à facilidade de colocação e a aparência, diferente de qualquer outro revestimento ou textura. De maneira geral, eles são vendidos em placas e a colocação é feita por meio de encaixe ou adesivos.

Mármore e granito são ótimos tipos de revestimentos

Eles dão um toque clássico ao ambiente e até hoje são bastante utilizados. Deve se ter em mente que estamos falando de dois tipos de rochas muito resistentes, mas que sofrem desgastes com o passar do tempo. Por isso, é preciso ter o cuidado na hora da limpeza (nada de produtos abrasivos) e com o manuseio de itens como corantes, óleos e refrigerantes, pois o revestimento pode manchar. É claro que a aplicação deve ser feita por um profissional e, de preferência, que ele seja especializado em mármores e granitos.

tipos-de-revestimentos-para-parede

E aí, conta pra gente quais tipos de revestimento você já usou ou quer usar?! Incluiria alguma outra opção na lista? Conte pra gente nos comentários!

Imagens: Vanessa Graner, Bianco Gres, Pinterest, The Monument View, Artículo Mercado Libre, Home Designing, Blog Casa Show, Viva Decora, Overthinking, Kayanfactory, Fortalezza Marmoria.

Um comentário Adicione o seu
  1. Adoro decoração, e estamos planejando nosso apartamento em Portugal. Tenho moveis Luis XV e queremos juntar com nosso sofá preto em capitonê. Estou procurando ideias.

Deixe uma resposta