Quais são os tipos de coifas para cozinha? Saiba aqui!

Aproveitamos a chegada da Celdom no Montacasa para destrinchar a coifa, este equipamento superfuncional que surpreende pela versatilidade na decoração!

Cozinhar é uma das paixões da equipe Montacasa e não é difícil saber o motivo, né? Afinal, fazemos questão de comercializar em nossa loja o que há de melhor para a preparação de alimentos saborosos e que conquistam pelo simples aroma e aparência. Está certo que o cheirinho da comida, muitas vezes, é delicioso, além de ser um dos principais responsáveis pela nossa gula, porém, vamos combinar, há alguns cheiros que não são tão bons assim e o melhor mesmo é quando eles são sucumbidos para preservar o aroma que realmente importa, né?

Aí entram os diferentes tipos de coifas para cozinha. Que tal investir neste equipamento para renovar o ar e acabar com aquele cheiro de gordura que insiste em permanecer no ambiente? Esta é a solução que faltava para você. Ainda mais agora que enriquecemos ainda mais a seção de  equipamentos modernos para cozinha.

Para que servem e quais são os tipos de coifas para cozinha?

As coifas para cozinha podem ter as mais diferentes formas e modelos, contudo, basicamente, elas são responsáveis por renovar o ar do ambiente fazendo com que odores e vapores desagradáveis se dissipem, não sejam absorvidos e causem manchas nas roupas e mobiliários – inclusive, de outros cômodos da casa. Tal sistema garante mais de 90% de eficiência, devido ao sistema de dutos que leva o ar para uma saída externa.

tipos-de-coifas-para-cozinha

Necessariamente, é preciso ter uma saída de ar que dê para o lado externo. Deste modo, os modelos de equipamento para cada uma das instalações são distintos:

Coifas de parede: são equipamentos instalados, como o próprio nome sugere, bem perto da parede. Vale ressaltar que este modelo não se difere das outras opções, apenas a localização da peça é diferente. Vai de você escolher pelo equipamento que mais lhe agradar, pois existem opções mais slins e outras grandes e imponentes.

Coifas ilha: é um tipo de coifa indicada para aqueles balcões que ficam no meio da cozinha. Ao estilo americano, esta ideia está virando tendência no Brasil e a estrutura do equipamento permite criar um visual moderno, assumindo total protagonismo dentro do espaço.

tipos-coifa

Coifas suspensas: os tipos de coifas suspensas são ideais para aquelas pessoas que amam o estilo moderno, pois elas têm um design diferente que não lembra em nada as coifas tradicionais. Apesar do design high tech, ela funciona do mesmo modo que os outros modelos, no entanto, algumas delas têm uma característica bem particular: possuem iluminação configurada por controle remoto, que influencia na luz ambiente e na decoração como um todo. De longe, este tipo de coifa até lembra uma luminária pendente, né?

tipos-de-coifas

Coifas de embutir: como tem gente que adora tornar a coifa parte de decoração, há outras pessoas que não querem que o equipamento apareça na cozinha – e para estes casos também tem uma solução. São os tipos de coifas chamadas de embutidas, que são colocadas de uma forma disfarçada no ambiente e nem aparecem. Vale lembrar que neste caso, o equipamento foi colocado entre os mobiliários, portanto, é preciso adequar o armário para receber este tipo de coifa.

tipos-coifas

Assim, devido aos diferentes tipos de coifas para cozinha, faz-se necessário ter um planejamento, pesquisando e comprando coifas para cozinha de acordo com a harmonização dos outros mobiliários. Há equipamentos mais potentes, indicados para ambientes maiores, bem como existem peças menos potentes, indicados para espaços menores. Tudo vai depender da capacidade de vazão ideal do produto (m3/h), calculado assim:

Largura x Altura x Comprimento da cozinha
Resultado x8
= capacidade de vazão ideal para seu ambiente.

Coifas x Depuradores

Coifas para cozinha e depuradores possuem a mesma função, filtrar o ar do ambiente e amenizar odores, contudo vale ressaltar que ambos possuem particularidades. Enquanto a coifa possui um duto alto para a passagem de ar, com uma capacidade de exaustão bem maior, o depurador é slim e não possui este duto, visto que o sistema de filtragem é diferente. Ao contrário da coifa que libera o ar de imediato para fora, o depurador possui duas etapas de filtragem realizadas por meio de um sistema com filtro comum e outro com carvão ativado, que precisam ser trocados periodicamente, já que os resíduos são absorvidos por eles, dando, inclusive mais trabalho para limpar.

tipos-de-coifa-comprar

Instalação e manutenção

As instalações de coifas para cozinha precisam ser realizadas por profissionais capacitados, pois requerem correta análise de onde e como o equipamento será encaixado (claro, eles precisam ficar sobre o fogão, pois é ali que acontece o preparo das refeições). Já a manutenção da peça é bem mais simples que a de um depurador, afinal, como o ar é eliminado diretamente para a área externa, não há acúmulo de gordura e outros resíduos. Outro detalhe: como são feitos de materiais como inox e alumínio, a limpeza se torna bem mais facilitada.

Agora você está convencido em comprar uma coifa para sua cozinha? Dentre todos os tipos de coifas, qual você gostou mais? Conte pra gente nos comentários!