Quais são os tipos de cafeteira? Descubra aqui!

Estima-se que o consumo mundial de café ultrapassa os 150 milhões de sacas. De fato, o café é uma bebida amada por muita gente e seja o tradicional pingado, descafeinado ou aquele bem forte, há várias maneiras de adotá-lo na rotina. Este ritual de fazer café também é algo bem pessoal e a qualidade da bebida depende muito do grão utilizado e, porque não, da cafeteira usada durante o processo. Muita gente vai dizer aqui que a bebida feita no coador é muito melhor, mas ninguém pode negar que existem tipos de cafeteira que te ajudam a fazer um café gostoso e ainda otimizam o nosso tempo – que, diga-se de passagem, está cada dia mais corrido.

Então, se você está pensando em comprar uma cafeteira ou mesmo está pesquisando pelo modelo ideal para suas necessidades, compilamos aqui os tipos de cafeteira mais comuns encontrados no mercado e aqui no Montacasa. Confira!

Cafeteira italiana

cafeteira-italiana

É um tipo de cafeteira que encanta não só pelo café que faz, mas pelo design com um ‘quê’ retrô. A peça que pode ser elétrica ou não é bem fácil de usar: é preciso colocar água na base, o café em um compartimento separado e fechar. A água, à medida que esquenta, sobe por um tubo central, passa pelo café e sobe até chegar a parte de cima, prontinho para ser consumido. Não precisa de filtro de papel ou qualquer outro acessório, simples assim.

Cafeteira elétrica

cafeteira-eletrica

Ela teve o seu auge há uns 10 anos e, sem dúvida marcou o início de uma nova era na preparação do café. Isto porque era uma novidade tremenda ter uma máquina que preparasse tudo sozinha durante a realização de outras tarefas. Desde então, esta peça só se popularizou e não tem que não tem um modelo deste em casa. Ela é bastante pratica e basta colocar água e pó de café nos recipientes certos, para a bebida quente sair prontinha na jarra.

Cafeteira francesa

cafeteira-francesa

É um tipo de cafeteira com muito charme e que está cada dia mais popular. De maneira geral não é um modelo elétrico e seu funcionamento é basicamente feito por meio de uma prensa com um filtro que preserva o óleo do café – o que confere muito mais sabor à bebida. Ou seja, você coloca água quente na jarra, mistura o café e deixa a bebida infusionando por 4 minutos. Em seguida, basta abaixar o pistão que a prensa separa o pó de café, filtrando totalmente a bebida. Olha só o vídeo que explica como tudo funciona.

Cafeteira de expresso

cafeteira-expresso

É um tipo de cafeteira que ter por característica preparar uma bebida mais concentrada, com sabor mais intenso. O design da máquina é muito moderno e prepara o café com muita praticidade e em porções individuais.

Leia também:
Modelos Nespresso | Escolha a sua máquina ideal aqui!
3 drinks com café para fazer em casa

Cafeteira aeropress

tipos-de-cafeteiras

É um tipo de cafeteira com aparência muito diferente dos modelos mostrados anteriormente. Isto porque o café é misturado junto com a água quente e é coado pelo método de pressão, parecidamente com o modelo de cafeteira francesa – funcionado sem qualquer necessidade de filtro de papel ou acessório.

Cafeteiras de cápsulas

cafeteira-com-capsulas

Podemos dizer que a cafeteira de cápsula é a queridinha do momento, muito por conta da praticidade. Dados da Revista Cafeicultura apresentados neste último mês mostroram que o consumo de café em cápsulas cresceu 7%. O mais legal desta máquina é que a porção de café já vem previamente dosadas em pequenas recipientes colocados dentro da máquina. O processo de fazer a bebida leva menos de um minuto e os mais diversos blends disponíveis permitem fazer o café com variados sabores e aromas. A mais conhecida das cafeteiras em cápsulas é a Nespresso, mas também tem a Dolce Gusto, a Três Corações, entre outras.

Cafeteira turca

cafe-turco

Segundo especialistas é um dos métodos mais antigos de fazer café. Muito popular entre os árabes, o café turco é feito com um pó de café extremamente fino que não é coado e sim misturado à água, como se fosse um café solúvel. A cafeteira turca é uma espécie de panelinha com cabo comprido e nela você mistura o pó e a água (às vezes algum tipo de especiaria), fervendo tudo por três vezes. Olha só que diferente!

Cafeteira globinho

tipos-de-cafeteira

Parece um tipo de cafeteira saída de um laboratório, né? Mas apesar deste design maluco, a cafeteira globinho prepara um café suave e diferente. O modelo não é elétrico e a bebida fica quentinha graças à chama da parte inferior da peça. O pó do café é colocado na parte superior e a água no globo inferior. À medida que a água ferve, ela vai subindo e assim preparando o café. Diferente, né? Vale lembrar que este é um método bem antigo e esta cafeteira surgiu na Alemanha, no século XIX.

Agora que você já conhece os principais tipos de cafeteiras, conte aqui nos comentários a sua experiência com um ou mais modelos e qual delas você tem o sonho de adquirir!

Imagens: Grão Gourmet, As Lembrancinhas de Casamento, Destemperados, Pinterest, Maraná Cafés Especiais, Louco do Café, Ziph, Revista Espresso.

One comment Add yours
  1. Tomei o café preparado na cafeteira Globinho no restaurante da Quinta da Boa Vista no Rio de Janeiro/RJ. O preparo é fácil e a bebida fica deliciosa e quentinha. Gostei muito!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.