Tendências de lareira para aquecer a casa em 2022

As tendências de lareira são uma ideia sugestiva agora que o inverno chegou, pois todos desejam descansar no calor, no conforto do lar.

Acreditamos que ninguém gosta de passar frio, não é mesmo?! É por isso que todos aqueles que desejam sempre manter o lar com uma temperatura agradavelmente aquecida nos dias mais frios, certamente possuem o sonho de comprar uma lareira. Agora o resta é definir o modelo ideal entre as tendências de lareira em 2022.

Com toda a certeza já se foi o tempo em que só as casas de campo possuíam lareiras para aquecer os moradores. Então, nesse ano, as tendências de lareira podem aparecer tanto no formato tradicional, quanto nos embutidos, nos bons e velhos designs rústicos, como em projetos com pegadas mais urbanas. O tamanho também já não importa mais pois, de casarões a pequenos apartamentos, todos conseguem agregar ao ambiente a sensação de aconchego e sofisticação.

O mais importante entre as tendências de lareira é que hoje o mercado disponibiliza os mais variados modelos, pois por ser um elemento queridinho dos invernos, conseguiu se adaptar ao avanço da tecnologia. Assim sendo, a proposta para 2022 é ter no ambiente uma lareira com a personalidade dos moradores, que seja agradável, mas que, principalmente, agregue comodidade para ser utilizada no dia a dia.

06-tendencias-de-lareira-pinterest

Para escolher entre as tendências de lareira que são ideais para você é preciso considerar alguns tópicos:

– O estilo do ambiente;

– O tipo de exaustão;

– As condições de construção;

– A estrutura da peça;

– O local em que ela será instalada.

Cuidados indispensáveis na construção e instalação das lareiras:

– Procurar uma equipe de montagem com experiência e qualidade no serviço;

– Seguir corretamente as instruções, bem como as medidas orientadas no manual técnico;

– Fazer exaustão correta.

Conheça as principais tendências de lareira em 2022

Lareira a lenha

Sem sobra de dúvidas esse é o modelo mais tradicional, portanto nunca sai de moda, ou seja, está sempre entre as tendências de lareira! Com certeza se estiver buscando inspirações campestres e rústicas perceberá que ela é utilizada com frequência, especialmente em casas maiores, uma vez que dispõe de mais espaço.

Sua fabricação costuma ser em alvenaria, metal ou pedras. Enquanto isso, seu funcionamento lembra o de uma churrasqueira, pois é feita com tijolo refratário e necessita de duto de exaustor para a saída da fumaça.

Agora, falando das desvantagens, precisamos mencionar a limpeza após a utilização, uma vez que é necessário retirar as cinzas restantes. Também é importante lembrar que esse exemplar deve ser inspecionado por um profissional com certa regularidade.

05-lareira-a-lenha

Lareira a gás – Tendências de lareira

Ela está entre as tendências de lareira, pois certamente é o modelo ideal para quem tem pouco espaço em casa.

A primeira boa notícia para quem está de olho nesse tipo de lareira é que o revestimento feito com tijolos refratários ajuda a otimizar o calor. Outro ponto positivo é que sua chama é gerada por combustão tanto do gás natural, como do GLP (botijão) e por esse motivo não geram fuligem. Mas no momento da aquisição é preciso estar atento, pois o exemplar deve ser comprado de acordo com o tipo de gás que você pretende usar.

Embora sua instalação não tenha tantas exigências, ela funciona ligada a um ponto de elétrica, além disso necessita de um duto de gás e é preciso deixar um pedaço do tubo aparente.

Mas falando em desvantagens elas ficam por conta da fonte de abastecimento, pois em caso de falha a lareira fica inutilizável. Além disso, esse formato também inclui despejas de utilização mais elevadas.

04-lareira-a-gas-pinterest

Lareira elétrica

Também conhecida como 3D, ela está entre as tendências de lareira em 2022 por contar com as mesmas funções de um aquecedor. Além disso seu design é muito semelhante aos das TVs de tela plana, por oferecer a imagem de chamas virtuais. Entretanto, justamente pelos motivos descritos acima, é o mais artificial entre os modelos.

Sua praticidade, pois pode ser acoplada em qualquer ambiente, e sua segurança, uma vez que o risco de propagação de incêndio ou acidente com fogo seja quase nulo, faz com que seja especialmente indicada para residências com crianças e idosos.

Outro ponto negativo é que, por ser ligada à energia elétrica, quanto mais potente o exemplar mais ela tende a gastar. Ainda nesse sentido, não é muito indicada para grandes ambientes, pois o calor se concentra apenas próximo ao equipamento e sua eficiência máxima é em até 25m², ademais o calor seco também pode ser desagradável para algumas pessoas.

03-tendencias-de-lareira-lareira-eletrica-pinterest

Leia também:
Como decorar a casa com mantas para o inverno
Como servir sopa? Dicas para deixar o inverno mais gostoso
Decoração da estação: 7 dicas para você preparar a casa para o inverno

Lareira ecológica – Tendências de lareira

Uma prova de que ela está entre as tendências de lareira é o fato de que já há alguns anos ela é a queridinha das edições da Casa Cor e, justamente por esse motivo, vem ganhando cada vez mais espaço nas residências.

Também conhecida como eco lareira, por não usar madeira e não emitir gás de efeito estufa, os pontos positivos são não precisar de chaminé, ponto elétrico ou gás, ou seja, não demanda de instalações complexas. Seu sistema permite que funcione apenas colocando biofluído ou álcool. Ainda falando das vantagens podemos destacar o fato de não produzir fuligem, fumaças e cinzas e, por isso, é muito fácil de manter e limpar.

Esse modelo também conta com um alto poder de calor e pode ser abastecido dentro de um determinado nível, de acordo com o tempo que a pessoa deseja deixar a lareira acesa. Uma lareira padrão 40cm, por exemplo, tem capacidade de duração de 3 a 4 horas.

Há diversidade de modelos faz com que sejam bem diferenciadas das convencionais. Esses exemplares podem ser embutidos de diversas formas, em móveis e artefatos de decoração.

Seu queimador, por exemplo, é acompanhado de um suporte, que além da sua função básica, decora o ambiente. Outra possibilidade na hora da compra é adquirir apenas o queimador, a partir de 40cm ou então tamanhos especialmente projetados. Porém é aconselhável que o queimador nunca seja embutido em contato direto com madeira ou MDF e, dependendo da situação, é interessante definir algum tipo de isolamento para melhor adequar a instalação à condição do local.

02-lareira-ecologica

Lareira fogão a lenha ou salamandras a lenha

Por seguir uma linha rústica ela combina perfeitamente com esses tipos de elementos, mas agora ela está entre as tendências de lareira, pois o modelo deixou de ser visto em casas de campo e passou a ter um espaço em casas com estilo moderno. O problema é que dependendo do ambiente, não é possível adequá-lo ao espaço disponível.

De um modo geral, as salamandras são seguras, fáceis de instalar. No entanto, a maioria destina-se a aquecer uma área da casa, não sendo uma boa opção enquanto sistema de aquecimento central.

Ao escolher esse modelo é preciso pensar na coifa para que o cheiro e a fumaça não espalhem no espaço. Além disso certifique-se de usá-lo com segurança. Sempre a conecte diretamente na parede e a mantenha a pelo menos 3 metros de distância de qualquer coisa que possa pegar fogo.

01-tendencias-de-lareira-fogao-a-lenha

Agora que você conhece todas as tendências de lareira em 2022 saiba que independente do modelo que escolher ela fará toda a diferença na sua casa, pois certamente fará com que você se sinta mais acolhido!

Deixe uma resposta