13 tendências de decoração da Casacor 2023 que você precisa ver

O momento mais esperado do primeiro semestre chegou e, finalmente, você poderá conferir as tendências de decoração da Casacor 2023.

As principais tendências de decoração da Casacor 2023 começaram a ser exibidas no dia 30 de maio e ficam em exposição até o dia 06 de agosto no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, em São Paulo.

A maior mostra das Américas também revela o que estará em voga tanto na arte, quanto no paisagismo, além, é claro, da arquitetura e design de interiores.

Neste ano, ela chega a sua 36ª edição, trazendo para as tendências de decoração da Casacor 2023 o tema “Corpo & Morada”. Os projetos envolvem inclusão, diversidade e sustentabilidade e são orientados sobre a temática do afeto e do cuidado, por meio do corpo, da mente, da pele, da casa, da cidade e do planeta no qual habitamos.

Agora, o espaço conta com 11 mil m² e um circuito com 73 ambientes, sendo 22 estúdios e lofts; 11 casas; 14 jardins, praças e ilhas de bem-estar; 6 restaurantes, bares e cafés; 5 banheiros; 6 lojas e operações comerciais; 5 áreas de exposições e instalações artísticas; bilheteria/chapelaria e lounge.

Pronto para conhecer o que há de mais relevante entre as tendências de decoração da Casacor 2023? Confira abaixo!

1- Marcenaria, brises e painéis amadeirados

Para dar textura aos espaços, a madeira foi o material escolhido para revestir as paredes de muitos ambientes.

Essas tendências de decoração da Casacor 2023 podem ser encontradas no projeto da Barbara Dundes Arquitetura.

O conceito é a naturalidade dos espaços, rusticidade e contemporaneidade, fazendo com que eles pareçam verdadeiros refúgios pessoais. Tudo isso por meio de sensações como acolhimento e aconchego.

01-madeira-casa-morada-Barbara-Dundes-Arquitetura

2- Nas tendências de decoração da Casacor 2023 estão as salas de estar que reflitam a personalidade do morador

Cada cantinho do lar deve contar nossas histórias e mostrar nossas raízes, isso transmitirá as emoções de afeto e de um local cheinho de vida.

Para isso nada melhor que itens muito pessoais: souvenirs, objetos de heranças, peças artesanais e garimpos antiquários.

A Casa Memórias Essenciais de Felipe de Almeida trata de tudo isso que estamos falando aqui!

02-personalidade-Casa-Memorias-Essenciais-Felipe-de-Almeida-foto-Evelyn-Muller

3- Sofás aconchegantes

Uma das tendências de decoração da Casacor 2023 que mais pudemos observar são as peças grandes, volumosas, quase que como elementos escultóricos.

Entretanto, suas formas são baixas, o que remete ao equilíbrio estético, porém muito anatômicas, não só para facilitar a vida cotidiana, mas também para evidenciar a amplitude dos ambientes.

Esse convite à tranquilidade é arrojado, sofisticado, elegante, contemporâneo e divertido. E pode ser visto em tecidos finos como, por exemplo, o bouclé, o linho, couro e veludo.

A imagem do ambiente da arquiteta e designer de interiores Érica Salguero é um exemplo perfeito!

03-sofa-Espaco-Solitude-erica-Salguero-Arquitetura

4- As plantas continuam sendo uma das maiores tendências de decoração da Casacor 2023

Já abordamos em outros textos a biofilia, com a relação dos seres humanos com a natureza e a importância da vida verde dentro dos lares. Certamente, elas ressaltam ainda mais o bem-estar, conforto e o aconchego de um lar.

A ideia na mostra é justamente essa, a de estimular os sentidos, fazer com que as pessoas tenham respiros visuais ao longo do dia e que assim possam encontrar um ritmo mais calmo.

Porém, agora o que vislumbramos são paisagismos exuberantes com plantas de cores vivas, naturais desidratadas, perfumadas, espécies exóticas, hortas, chás, vegetações do cerrado e, principalmente, com plantas de espécies nativas brasileiras da mata atlântica.

Essa conexão com a natureza pode ser vista tanto no espaço de Alessandra Caiado Cardim e Ricardo Cardim da Cardim Arquitetura Paisagística.

04-As-plantas-Alessandra-Caiado-Cardim-e-Ricado-Cardim-Evelyn-Muller

5- Muitas referências à brasilidade

Em um país como o nosso seria de estranhar se entre as tendências de decoração da Casacor 2023 não estivesse presente nossa diversidade cultural.

Para isso, no evento não estão só materiais como a palha, fibras e madeiras, mas inúmeros murais, painéis, fotografias, esculturas, macramê e mobiliários.

Esse olhar voltado à beleza da nossa a ancestralidade brasileira é evidenciada tanto nos povos indígenas originários, quanto na saga de Lampião e Maria Bonita no projeto de Gleuse Ferreira Arquitetura nomeado “Pelos Caminhos do Sertão”.

05-brasilidade-Gleuse-Ferreira-Arquitetura-Pelos-Caminhos-do-Sertao

6- Nas tendências de decoração da Casacor 2023 também poderemos ver os quadros como elemento de decoração e seus diferentes posicionamentos

É incrível como as obras de arte têm o poder de agregar mais personalidade ao estilo escolhido. Nesse ano, eles ganham destaque ao serem exibidos de diferentes maneiras nas principais em áreas de convívio.

Dessa forma, não teria projeto melhor para descrever do que o Hall do colecionador de Carlos Navero Arquitetura e Interiores.

06-quadros-Hall-do-colecionador-Carlos-Navero-Arquitetura-e-Interiores

7- Cobogós

Um dos queridinhos das construções modernistas não poderia estar de fora das tendências de decoração da Casacor 2023. A diferença é que agora, esse bloco vazado passa a fazer parte do interior dos lares e pode ser visto como elemento decorativo.

Mais uma prova de que a versatilidade dos elementos que se referem a brasilidade estão com tudo!

Adriana Valle e Patricia Carvalho da MIGS Arquitetura estão entre as que utilizaram o material.

7-cobogos-Casa-que-Abraca–Adriana-Valle-e-Patricia-Carvalho

Leia também:
6 tipos de poltronas curingas para a decoração de casa

8- Paleta de terrosos

A escolha desses tons tornam os ambientes mais grandiosos, ao mesmo tempo em que proporcionam sensações relaxamento e tranquilidade.

Nas tendências de decoração da Casacor 2023 é possível perceber bases neutras e cremosas, aliadas a cores quentes.

Aqui até o nome do projeto exalta o que estamos falando: “Ares da Terra” de Cristiane Pepe, Maria Clara Marback e Ecatherina Brasileiro.

08-tons-terrosos-Ares-da-Terra-Cristiane-Pepe-Maria-Clara-Marbak-e-Echaterina-Brasileiro

9- Nas tendências de decoração da Casacor 2023 também estão os tons vibrantes

Como mencionamos acima é importante que o local no qual habitamos reflitam a individualidade e a energia do morador, portanto muito profissionais optaram por paletas vibrantes de rosa e azul.

O espaço de Brunete Fraccaroli Arquitetura & Interiores é a prova perfeita do que estamos falando.

09-tons-vibrantes-O-Reverso-do-Metaverso–Brunete-Fraccaroli-Arquitetura-e-Interiores

10- Cozinhas integradas e funcionais

Esses espaços foram repaginados de maneira moderna, com visuais mais sutis e sofisticados. Para isso o design contemporâneo é mesclado a outros estilos.

Espaços abertos, armários minimalistas, acabamentos limpos, paletas de cores neutras e detalhes metálicos estão entre as tendências de decoração da Casacor 2023.

A cozinha encantadora de Paola Ribeiro, na Casa Essência Duratex é o exemplo!

10-cozinha-paola-ribeiro-casa-essencia-duratex-tendencias-de-decoracao-da-Casacor-2023

11- Cerâmica como revestimento nas tendências de decoração da Casacor 2023

Ainda na temática artesanal, aqui esse elemento (que está tanto nas paredes, quanto nos pisos), tem ares rústicos voltado ao rupestre e natural.

Mas sua escolha vai muito mais além, uma vez que é símbolo de sustentabilidade, por contar com um design duradouro e ecológico.

O Loft Celmar, da Très Arquitetura, remete a todo o aconchego do material.

11-ceramica-tres-arquitetura-loft-celmar-tendencias-de-decoracao-da-Casacor-2023

12- Mobiliário artesanal

Outra das tendências de decoração da Casacor 2023 para compor os ambientes que remetem ao natural, são os móveis feitos a mão, assinados por muitos designers brasileiros.

Essas peças únicas, feitas com muito cuidado, quando dispostas em diferentes cantos faz com que as casas sejam abraçadas.

Nesse sentido o ambiente projetado por Cacau Ribeiro ilustra o tópico.

tendências de decoração da Casacor 2023 sala

13- Recortes sinuosos e orgânicos estão entre as tendências de decoração da Casacor 2023

Sem sombra de dúvidas esse é o grande momento das linhas mais arredondadas e dos contornos orgânicos no mundo do design.

Acontece que essas formas assimétricas, além de combinarem com muitos estilos e de garantirem suavidade e leveza, deixam nossas mentes à vontade.

O ambiente KU’YA, de Gabriel Ramires, José Carrari Filho e Stephanie Ribeiro, ilustra belíssima esse tópico!

tendências de decoração da Casacor 2023 home

Agora que você conferiu as principais tendências de decoração da Casacor 2023, a questão vai ser qual desses elementos adotar em seu lar primeiro, afinal sabemos que são muitos deles que você pode gostar. Então conta para gente nos comentários, queremos saber!

Com imagens: casacor.abril.com.br

Deixe uma resposta