Quer tapetes orientais no decor? Veja os tipos + comuns!

Os tapetes orientais são exóticos, exuberantes e cheios de significados. Veja no blog ótimas inspirações para integrar estas peças dentro da sua casa agora!

Reconhecido mundialmente como o berço da humanidade, o Oriente, que compreende a Ásia, Extremo Oriente e Oriente Médio, têm muito a nos ensinar – não só pelos temperos ou pela cultura exótica, mas pelo cuidado que possuem com o lar e como transferem o seu modo de viver nas peças de decoração. Estamos falando especificamente dos tapetes – esta relíquia que, mais do que um item dentro do lar, possui muitos significados. E, sabendo disso, a gente separou as melhores dicas, tipos e muitas inspirações sobre os tapetes orientais. Se você é apaixonado por este universo, valoriza culturas diferentes da nossa, vai amar todas as curiosidades deste post!

Pra entrar no clima, que tal apertar o play e curtir o post com esta linda trilha sonora oriental?

Leia também:
5 segredos para integrar tapetes na decoração de casa
5 truques para decorar com tapetes e deixar a casa linda

Por dentro dos tipos de tapetes orientais

Os tapetes orientais remontam a origem do próprio tapete. Isto porque os primeiros registros de que o homem colocava pedaços de materiais naturais confeccionados no chão são de países desta região geográfica, mais precisamente de tribos nômades da Sibéria que queriam se proteger do frio. Sim, lá por volta do ano de 2500 a.C civilizações distintas já usavam tapetes e encontraram, inclusive, formas diferenciadas de fazê-los. O que vem daí certa diferenciação das peças dependendo em qual local foi feito. Estamparia, cores e tamanhos, enfim, tudo tem uma razão de ser.

tapetes-orientais-para-casa

comprar-tapetes

Provavelmente você já entrou em muitas lojas de decoração por aí e se deparou com tapetes orientais. Mas é importante dizer que, mais do que ter um simples nome, um legítimo tapete oriental é produzido nos países de culturas orientais. Assim, os tapetes do Oriente mais comuns são os persas, as peças turcas, os tapetes indianos e chineses. E destrinchamos um pouco sobre cada um deles abaixo:

Tapetes persas

Os tapetes persas são tradicionalmente produzidos no Irã (antiga Pérsia). Eles possuem padrões geométricos popularmente conhecidos, tanto que muitos confundem e acabam chamando qualquer tapete de pelo curto e rebuscado de persa. De fato, é o tapete oriental mais conhecido e comercializado no Ocidente, mas várias empresas do ramo se aproveitam do desconhecimento do consumidor para vender tapetes que, na verdade, não são importados. Pois a versão legítima é cara e bem trabalhada – muitas vezes artesanalmente.

tapetes-persas

O mais legal do tapete persa é que ele é subdividido em diferentes padronagens e cores, que variam do local e do significado atribuído à peça. Existe, por exemplo, o Kirman, o Nain e o Tabriz. Todos eles cheios de padrões geométricos, cores vivas, florais e medalhões.

tapetes-orientais-persas
VALE ESPIAR | Tapetes persas elaborados à mão pelo artista americano @jasonseife. Ele ressignifica os padrões dos tapetes persas, pintando tudo manualmente. Um trabalho completo demora cerca de três meses para ficar pronto.

Tapetes turcos

Assim como os tapetes persas, os tapetes turcos, claro, têm seu charme e peculiaridades. De cores vibrantes e com figuras geométricas bem definidas, estas peças chamam atenção pelo visual e pelo contraste. Mais do que um tapete, a peça turca é tratada como uma obra de arte, pois é produzida manualmente com a utilização de teares e, inclusive, muita gente tira do chão e coloca na parede. Isso mesmo. Destaque total! Vale destacar que quanto mais nós têm o tapete, mais detalhado e caro ele é.

tapetes-orientais-turcos

tapetes-orientais-diferentes

Tapetes indianos

Digamos que os tapetes indianos possuem um pouquinho de rusticidade e até um pouco ‘desbotadinhos’ algumas vezes em sua essência, mas não é por conta disso que eles deixam de ser bonitos. Com estampas chamativas, porém não tão rebuscados quanto os modelos anteriores, estas peças são bastante resistentes e produzidas num misto de viscose e lã.

tapetes-orientais

tapetes-orientais-indianos

Tapetes chineses

Entre os tapetes orientais, as opções chinesas são as mais fáceis de reconhecer. Isto porque tanto visualmente quanto pelo toque, é possível observar a maciez das peças. No entanto, com o passar do tempo, a grande demanda de mercado fez com que o povo se adaptasse às tendências e oferecem um tipo de opção que o mercado quer: suavidade e movimento.

tapetes-orientais-da-china

 tapetes-orientais-chineses

Como usar tapetes orientais na decoração?

Os tapetes orientais, cada um a sua maneira, possuem o que você precisa para decorar com bom gosto e ainda valorizar culturas milenares que têm muito a ensinar. Na decoração, todos eles ficam ótimos, e ousamos dizer que independente do estilo decorativo eles podem se integrar muito bem –  inclusive, até juntos, um por cima do outro de uma forma bem despojada. Os tapetes persas ficam lindos na sala de estar ou jantar, enquanto que as passadeiras turcas podem cair muito bem num hall de entrada. No quarto, vale apostar na maciez dos tapetes chineses e na varanda, espaço zen e de lazer, os tapetes indianos são unânimes.

tapetes-orientais-em-casa

De qualquer forma, fica a dica: apostar nos tapetes orientais pode ser uma ótima saída para decorar de uma forma única. O que você está esperando para ter o seu? Está certo, claro, que eles são consideravelmente mais caros que os modelos tradicionais feitos e comercializados dentro do país, mas para quem gosta de arte e valoriza o trabalho manual, os tapetes orientais nunca saem de moda.

E vale lembrar: na hora de comprar, verifique a autenticidade e credibilidade da loja escolhida, pois você pode acabar gastando muito, por um produto de baixa qualidade que sequer é oriental, mas foi vendido como se fosse! No mais, deixe o seu comentário para gente sobre o assunto? Teria ou já tem um tapete oriental em casa?

Com informações de IG, By Kamy Luxury Defined, Decoração de Apartamentos, Finestrino.
Imagens: Pinterest,
Insideinspace, Mampics, Silk Roadwanderings, American Heirloom, Greatby8.

One comment Add yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.