Como escolher e arrumar os talheres na mesa?

Ao pensar em talheres na mesa, dá para viajar na história. Para começar, bem lá atrás, no século XI, quase todo mundo comia usando as mãos – os mais educados eram os que levavam apenas três dedos à boca. Divertido é lembrar que, até hoje, muitos povos ainda comem com as mãos, caso dos indianos, marroquinos e sem deixar de citar, é claro, as tribos indígenas.

Por muito tempo, o talher foi um símbolo de refinamento que separava a nobreza e o clero do povo e, até hoje, é essencial dentro das regras de etiqueta. Mas prefiro pensar no uso dos talheres como uma forma de facilitar a vida, e não de segmentar, viu? É como ir à escola, todo mundo tem direito e deve aprender a usar os talheres corretamente.

Neste clima cultural, histórico e de aprendizado, vou na versão de Teach me Tonight com a maravilhosa Blossom Dearie.

Descomplicando o uso de talheres na mesa

Bem, quando me refiro ao uso dos talheres na mesa, não é para virar um bicho de sete cabeças. Na hora de arrumar a mesa, é organizar de fora para dentro, de acordo com a ordem de serviço. Ah, garfos sempre do lado esquerdo e facas do lado direito, com a serra para dentro, tá? Tem post ótimo e bem detalhado sobre arrumação de mesa aqui.

A hora de retirar os talheres também pede um pouquinho de etiqueta, e sabe o que é mais legal nessa situação? Ajudar quem está retirando seu prato, indicando que já está satisfeito, além de evitar acidentes de percurso – já vi caso de gente derrubando talheres ao longo da casa enquanto voltava com os pratos para cozinha! Olha que bonitinho este esquema que achei para isso:

talheres-na-mesa

Dito isso, falemos da parte estética, assim digamos. Talheres bonitos são essenciais e fazem toda diferença em uma mesa posta elegante e descolada.
Em casa, adoro misturar peças novas com outras antigas, daquelas garimpadas em feiras de antiguidade ou brechós. A combinação fica linda e deixa a mesa com aquele quê a mais, sabe?

Tipos-talheres-dicas-dourado

servir-a-mesa-ebook

Tipos-talheres-dicas-tramontina

Tipos-talheres-dicas-mesa-posta

Sabe o que também fica lindo na mesa posta e pouca gente usa? Descanso de talher. Sou superfã: além de funcionais (evitam o contato da faca suja na mesa), dão um charme todo especial. O mais legal é que você pode comprar alguns e produzir outros, de uma forma rústica e bem simpática – valem pedrinhas de rio, ramas de canela, conchas e pedaços de madeira talhada.

Tipos-talheres-dicas-descanso-talheres

Tipos-talheres-dicas-descanso-talheres-prata

Até agora, contei como montar os talheres para um jantar um pouco mais formal. Para um jantar despojado, e sem mesa posta, o céu é o limite em se tratando de arrumação.

Uma forma supersimples e ainda elegante é organizar talheres em potes de vidro ou jarras bonitas, separando por tipo. Fica bem prático e de fácil visualização e acesso. Uma versão divertida que achei por aí, foi arrumar em vasos de planta coloridos: já imaginei um almoço delicioso em um dia ensolarado!

Tipos-talheres-dicas-vasos-jarras

Tipos-talheres-dicas-jarras

Com tantas ideias gostosas para arrumar os talheres na mesa, só falta marcar a data do evento. Ah, e não se esqueça: a prática leva à diversão, sempre!

Até semana que vem.

Fotos: via Pinterest

priscila-mendes

.
.
.
Sobre Priscila Mendes

Food stylist, produtora de conteúdo, chef de cozinha, colunista do blog do Montacasa e criadora do site Banquet.

Siga Priscila Mendes nas redes sociais:

Facebook
Instagram

.

Deixe uma resposta