Taça de conhaque | Dicas para servir, beber e comprar

Sim, o conhaque é uma bebida ideal para os dias frios.
E nada de bebê-lo com gelo, ok?

O conhaque é uma bebida forte e intensa. Muitas vezes usada em pequenas doses em receitas doces e salgadas, o sabor do destilado é muito apreciado principalmente depois das refeições. Fato é que encarar uma taça de conhaque não é para qualquer um. A bebida precisa de um toque singular na hora da preparação, por isso, na postagem de hoje, o destilado é o protagonista. Vamos dar dicas para beber e preparar e, de quebra, fazer uma receita leve e deliciosa para usar a bebida.

Como preparar uma taça de conhaque?

O conhaque não tem este nome por acaso. A bebida tem origem francesa e durante muito tempo, lá por volta do século XII, foi produzida na região de Cognac. A destilação de vinho branco possui um teor alcoólico de 40% e, assim como os vinhos, possuem valor e sabores diferenciados de acordo com a bebida. Há aqueles envelhecidos por dois anos; outros por quatro anos e há aqueles envelhecidos por mais tempo – até 20 anos.

>> Um segredo: quanto mais claros, mais novos eles são.

O conhaque, para ser apreciado, precisa estar em uma temperatura adequada. Sirva a bebida em uma apropriada taça de conhaque – geralmente são aqueles modelos de cabo curtinho e mais robustas – e segure quase que com a palma das mãos e assim esquentar o copo. Ao beber, faça movimentos circulares para liberar o aroma da bebida.

Leia também:
4 perfis com receitas de drinks para seguir no Instagram
Drinks Gourmet para o verão: confira receitas!

taca-de-conhaque

Você perceberá que uma legitima taça de conhaque é aquela que permite que você a segure por completo. O ato de esquentar sutilmente o conhaque faz com que a bebida fique mais concentrada e proporcione calor ao beber. Por isso, não é à toa que o conhaque é uma bebida ideal para se beber no frio.

Outros apreciadores fazem questão de ter um aquecedor de conhaque para deixar a bebida no ponto certo. A taça de conhaque fica encaixada no equipamento e, ao acender uma vela, a bebida vai esquentando aos pouquinhos.

Apesar de ser uma bebida intensa, a taça de conhaque vai muito bem com chocolates e muitos, ainda, não deixam de fumar um charuto enquanto apreciam o destilado. Tudo para dar aquela sensação de aconchego.

Salada de fruta com snap de conhaque

conhaque-receita

Com a ajuda da BBC, separamos um receita para você perceber que o conhaque pode estar presente muito além das taças. No caso, as frutas ganham um toque crocante com os snaps de conhaque – pequenas folhinhas assadas crocantes que levam a bebida como um dos principais ingredientes.

Ingredientes

Para o snap brandy

– 60g de manteiga e mais uma porção extra para untar;
– 2 colheres de sopa de açúcar refinado;
– 2 colheres de sopa de xarope de ouro;
– 4 colheres de sopa de farinha de trigo;
– 1 colher de chá de gengibre em pó;
– 1 colher de chá de conhaque;
– 2 colheres de sopa de pistache picado.

Para a salada de frutas

– 1 laranja;
– 1 limão;
– 1 limão;
– 1 manga cortada em cubos;
– 4 tangerinas em gomos;
– Sementes de uma romã;
– 6 groselhas.

Modo de Preparo

– Preaqueça o forno a 150 °C e unte uma assadeira com manteiga.
– Para os snaps de conhaque, derreta a manteiga com o açúcar e o xarope de ouro em uma panela. Quando o líquido começar a borbulhar, adicione a farinha, o gengibre, o conhaque e os pistaches, mexendo até ficar bem homogêneo.
– Usando uma colher, faça porções da mistura e coloque na assadeira com manteiga. Não há necessidade de achatar, pois eles vão se espalhar naturalmente.
– Asse por 10-12 minutos ou até dourar. Deixe esfriar por cinco minutos, e em seguida, retire-os com a ajuda de uma faca.
– Para a salada de frutas, combine os ingredientes em uma tigela grande. Deixando os gomos de tangerina e as sementes de romã por cima.
– Sirva com os snaps de conhaque e algumas groselhas.

Está friozinho por aí? Então prepare uma deliciosa taça de conhaque para se aquecer e relaxar!

Deixe uma resposta