Sofás coloridos podem ajudar a criar decorações mais alegres e bem personalizadas. Confira essas sugestões de modelos em design mais ousado.
Estamos acostumados a ver certo padrão de móveis à venda nas lojas. Contudo, todo ano os designers apresentam opções diferentes para o mercado.
A ideia é justamente proporcionar uma cartela variada de alternativas para decoração de interiores. Com relação aos sofás, por exemplo, além das peças tradicionais – de linhas simples e cores neutras -, podem-se ver modelos com visual mais arrojado e cores vibrantes.
Quer dizer que não precisamos nos limitar a reproduzir o mesmo tipo de cenário que a maioria das pessoas monta dentro de casa. A sala de estar ou de TV da sua residência pode apresentar sofás coloridos com detalhes muito mais atraentes.
Seu formato pode ser incomum e suas cores mais alegres, fazendo com que essas peças sejam as maiores protagonistas da decoração do imóvel. Veja exemplos incríveis no post de hoje de sofás coloridos.

Designs inovadores de sofás
O design de interiores já passou por grandes transformações. As influências de estilos ao longo dos tempos foram muitas.
No passado, quando se tinha menos opções de tecnologias, os sofás pareciam simples bancos com linhas torneadas e finas camadas de estofamento estampado. Claro que eram peças muito bonitas, mas dificilmente elas atenderiam às necessidades da vida contemporânea.
Quando analisamos as opções mais atuais, vemos sofás muito mais confortáveis, com espumas de diferentes densidades e até partes que podem estender ou inclinar.
De fato, hoje em dia existem muito mais opções de sofás para salas decoradas. Só que, com certeza, os modelos demonstrados nas imagens deste post fogem completamente do padrão que estamos acostumados a ver nas lojas.
A maior parte dos sofás encontrados à venda no mercado possui características muito semelhantes. Quase todos possuem pés baixos ou até pés ocultos; linhas laterais, de assento e de encosto quase retas; revestimentos em cores neutras; pouca ou nenhuma estampa e detalhes de costura. E essas peças costumam ter entre 2 e 3 módulos de comprimento, muitas vezes sendo vendidas em conjuntos até mesmo com poltronas e puffs.
O que queremos dizer é que, infelizmente, o padrão de produtos oferecidos no mercado não garante que as decorações elaboradas pareçam únicas, atrativas ou mesmo despojadas. Mas algumas empresas têm se inspirado no trabalho de grandes designers – ou até fechado parceria com eles – para criar peças de sofás coloridos com desenhos e cores diferenciadas.
Como podemos ver nas ilustrações deste texto, muitas dessas peças de design arrojado parecem bem futuristas, mas com “toque de retrô” também. Elas parecem terem sido desenhadas realmente para se destacarem nos cenários. Só que não apenas pelas cores, mas pelos seus formatos – curvos, tipo divã, sem braços, e mais -, que praticamente guiam todo o layout dos ambientes onde são colocados.


Leia também:
7 tendências no decor para repaginar a sua casa com pequenos detalhes
Opções bem diferentes de cores para sofás
Pode-se dizer que é muito difícil errar na decoração de interiores quando todos os elementos utilizados são lisos e em cores neutras. Por isso mesmo é que a maioria dos sofás à venda nas lojas vem em branco, preto, marrom, cinza e bege.
Utilizar peças em tons off-white já parece ser uma grande aventura. Agora imagine o que os planejadores de ambientes pensam dos sofás em cores vivas e berrantes.
Nos últimos anos, diversas cores foram apontadas como tendência e elas inspiraram a criação de muitas peças de sofás. Por exemplo, rosa, roxo, laranja, azul e verde.
Mas é possível criar composições lindas com sofás em outras cores também. Como se pode ver nas ilustrações, esta pode ser uma excelente ideia para decoração de salas de residências.
São opções de revestimentos para sofás coloridos: Suede, Couro Sintético, Jacquard, Chenille, Sarja, Linho, Tweed, Tafetá, Veludo, Pacthwork e Acquablock – tecido impermeável.

Note o protagonismo destes sofás nas salas decoradas. É óbvio que eles foram pensados para atrair as pessoas para se sentarem no local. Eles parecem ser bastante confortáveis e convencem principalmente por conta de alguns acessórios, como almofadas.
Porém, não chegam a agredir o olhar. E sabe por quê? Por que a decoração ambiente, como todo, foi muito bem planejada e apresenta um resultado final com elementos em equilíbrio visual.


Como arranjar sofás coloridos na sua sala?
Há duas formas de harmonizar peças assim, tão coloridas, nas decorações. A primeira delas, menos arriscada, é ter apenas o sofá em cor mais viva e todos os outros elementos ao redor, incluindo revestimentos de piso e paredes, em cores neutras.
A segunda é utilizar uma das opções de combinações de cores para harmonizar a decoração. Existem seis versões diferentes indicadas por especialistas. São elas:
- Cores complementares – cores “opostas”, como amarelo e azul;
- Complementares duplas – dois tons complementares entre si, como vermelho, azul e verde.
- Análogas – cores que estão entre as cores primárias, como os tons de vermelho.
- Triadicas – combinação tripla, como amarelo, roxo e azul.
- Tetradicas – uma cor e duas cores vizinhas à sua cor complementar, como laranja, roxo verde e azul.
- Monocromáticas – vários tons da mesma cor.


Cor sempre dá mais vida aos ambientes! Por que não usar os sofás coloridos? Experimente, o resultado vai surpreender você!
Essas dicas de decoração com sofás foram criadas pela equipe Viva Decora.