[Tendência na decoração] Sobreposição de tapetes para sala

Se você quer mudar a decoração de sua sala, não precisa de um tapete grande, não! Que tal apostar na sobreposição de tapetes? Saiba mais e veja inspirações!

Nos últimos tempos, tem se falado muito numa nova tendência para a decoração de interiores. Imagine o caso, você tem uma sala bem ampla. Para enriquecer o cenário e preencher a área que há entre as peças de estofados e a estante da televisão, decide que precisa de um tapete bem grande. Mas todas as peças vendidas nessas proporções são muito caras para o seu bolso. O que fazer, então? Que tal uma sobreposição de tapetes?

sobreposicao-de-tapetes-para-sala
Projetos By Kamy e Consuelo Jorge

Vale a pena fazer uma sobreposição de tapetes?

Ouvindo pela primeira vez esta ideia de um designer ou arquiteto de interiores parece até que se trata de um improviso. Acontece que não é nada disso. Esta tendência de decoração também necessita de estudo, de observação. Não se pode, simplesmente, jogar uma peça sobre a outra. Do contrário, o efeito visual da sobreposição poderia ficar over, carregado e competir negativamente com os demais elementos do conjunto.

sobreposicao-de-tapetes-para-sala
Projeto Bender Arquitetura

A ideia, nesse caso, não é só fazer economia com artigos de decoração, mas criar algo único, diferente, totalmente personalizado. Pense assim, várias peças menores, quando sobrepostas, formariam um grande e bonito tapete. Um tapete que não seria encontrado igual em nenhuma loja para vender. Um tapete que ainda poderia ter seu formato constantemente modificado, sempre que a pessoa desejasse. Não é perfeito?

Leia também:
5 tipos de tapetes para quem quer inovar na decoração
Quer tapetes orientais no decor? Veja os tipos + comuns!

sobreposicao-de-tapetes-para-sala
Projeto CasaCor

“Tapetes sobrepostos demonstram grande capacidade compositiva, é a possibilidade de ousar, mantendo a elegância.” – arquitetos Bruno Vianna e Ivana Seabra, em reportagem de Emorar.

sobreposicao-de-tapetes-para-sala
Projeto Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Mas nessa história toda existem alguns poréns. O primeiro é que tapetes muito espessos, com fios longos e bordas de franjas, não são modelos adequados para serem colocados uns sobre os outros.

sobreposicao-de-tapetes-para-sala
Projeto Patrícia Martinez

Segundo, num lar onde há a presença de crianças e idosos, ter uma sobreposição de tapetes pode representar um sério risco à segurança. Então, reflita melhor! Será que esta ideia é mesmo válida para a sua casa?

sobreposicao-de-tapetes-para-sala
Projetos Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Como fazer uma sobreposição de tapetes?

Se você chegou à conclusão de que realmente é uma boa ideia fazer uma sobreposição de tapetes em sua casa, deve saber de algumas coisas:

  • Que as peças têxteis mais felpudas devem ficar sobre aquelas de fios curtos.
  • Que nem é considerada uma sobreposição quando um tapete está ao lado do outro.
  • Que também não vale quando um fica totalmente sobre o outro.

sobreposicao-de-tapetes-para-sala

“Todo tapete pode fazer parte de uma composição sobreposta, sendo importante ficar atento à altura dos mesmos para garantir conforto ao caminhar, a conjugação de cores, texturas e desenhos para se obter harmonia no ambiente.” – Bruno Vianna e Ivana Seabra.

sobreposicao-de-tapetes-para-sala
Projeto CasaCor Rio Grande do Norte

Tem mais. Por exemplo, tapetes de tons neutros ficam bem juntos; mas, os de cores vivas só combinam com outros de mesma cor ou de cores bem próximas. Peças de estampas miúdas podem ser acompanhadas de semelhantes. Porém, as de desenhos graúdos tendem a deixar o ambiente poluído se agrupadas – o melhor é colocar somente uma no topo da pilha, acompanhada de peças lisas.

“(…) para criar harmonia, é importante ter comunicação entre as cores, misturar uma peça estampada e uma lisa, além de trabalhar com texturas.” – designer de interiores Maju Hosken, em reportagem de Correio Braziliense.

sobreposicao-de-tapetes-para-sala
Projeto Renato Teles Arquitetura e Joanna Marino

A tal harmonia que foi citada tem tudo a ver com a montagem dessa sobreposição. Uma união de peças bem-sucedida vai ressaltar a beleza do conjunto decorado, trazendo algo inusitado – porém muito belo – ao ambiente. Um ambiente simples pode parecer mais sofisticado; e uma organização mobiliária simétrica, sem graça, pode ganhar certo dinamismo.  Tudo vai depender da criatividade do decorador!

sobreposicao-de-tapetes-para-sala
Projeto Gislene Lopes

Onde usar uma sobreposição de tapetes?

Não existe uma regra definida quanto à sobreposição de tapetes. Tomando os cuidados necessários quanto à união das peças – como foi orientado antes –, pode-se usar a técnica em qualquer ambiente da casa. Mas pensando pelo lado da segurança talvez seja melhor não fazer algo assim em cozinhas, banheiros, áreas de serviços, varandas e ambientes de circulação.

sobreposicao-de-tapetes-para-sala
Projeto Sandro Clemes e Máira Ritter

Analisando as imagens apresentadas neste texto, é possível perceber que todos os bons exemplos de sobreposições de tapetes são de áreas de estar. Na sua casa, você pode fazer do mesmo modo. “Brinque” unindo pequenos tapetes que já possui para criar um canto especial e diferente em sua sala de estar, dormitório ou home office. No mais, divirta-se com a decoração de interiores. Deixe a imaginação rolar!

Estas dicas de como usar sobreposição de tapetes foram criadas pela equipe Viva Decora.
Imagens: Divulgação Viva Decora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.