Dicas para servir vinho à mesa e fugir do tradicional

Uma ocasião para receber que se preze, precisa de vinho – ainda mais no inverno. E qual o evento mais famoso que tem a bebida como protagonista? Aham, queijos e vinhos! Tá, eu adoro vinho (e adoro queijo), mas li recentemente algo que me diverti muito: “quer promover um divórcio? Convida para um queijos e vinhos.”

Pausa para uma música italiana – nação craque em cenas dramáticas de filme e expert em vinhos, rs.

Brincadeiras à parte, e longe de ser estraga prazeres de alguém, mas é que servir vinho com queijo é uma das tarefas mais difíceis dentro deste complexo mundo da enologia.
Não sou enóloga, mas aprecio um bom vinho e a combinação errada faz com que tanto o vinho quanto o queijo se percam por aí… Não é que fique ruim, mas em alguns casos, tanto faz o queijo que se está comendo ou o vinho que se está provando, tamanha a interferência de um sabor no outro.

servir-vinho

Então, a ideia hoje é te fazer enxergar outras formas de servir vinho à mesa, que são deliciosas e tão divertidas quanto. Mas se quiser continuar com seu queijinho, fique super à vontade, tá?  Como a criatividade deve ser exercitada sempre, adoro mostrar novas combinações!

Ideias para servir vinho à mesa

A primeira ideia é receber com uma mesa de bruschettas. Por que é legal? Bruschetta vai maravilhosamente bem com vinho, e ainda traz um ponto divertido, que é cada um montar a sua e experimentar novas combinações.

servir-vinho-bruschetta-tomate-seco

Para dar certo é preciso que os ingredientes estejam separados em tigelinhas ou louças bonitas, e o pão italiano, bem fresquinho, cortado em fatias. Se for para poucas pessoas é ainda melhor cortar o pão no momento, assim como a bruschetta, que deve ser montada na hora – desta forma, o pão se mantém crocante.

utensilios-montacasa

Ah, é válido ter um cardápio com algumas combinações mais clássicas à mão, no caso de alguém ficar um pouco perdido com a combinação de ingredientes na hora de servir vinho em meio à tantas opções. Bruschetta com tomate picado e manjericão, queijo de cabra cremoso, uva e rúcula e com tomates assados (confira a receita aqui) e mozzarella de búfala estão entre as minhas favoritas e sempre fazem sucesso!

servir-vinho-dicas-bruschetta-sortidas

Uma outra ideia para servir vinho é acompanhar uma bela tábua de embutidos, no melhor estilo charcuterie. O termo vem da França, usado para designar embutidos mais finos e preparados de forma artesanal: podem ser curados, defumados, e em forma de terrine – ainda não provou? É uma loucura! Acho uma boa opção quando não se quer comer muito, ou quando a ideia é um encontro menor e/ou de menor duração. Neste caso, a apresentação deve ser feita de forma rústica, em uma tábua de madeira bem linda. Adoro pães artesanais para acompanhar.

servir-vinho-dicas-embutidos

Leia também:

MasterChef: reality é inspiração para você cozinhar melhor

Finger foods: a nova tendência gourmet

Ideias anotadas, agora vamos à ele: o vinho como bebida principal.

servir-vinho-dicas-poster

Uma vez ouvi de uma colega sommelier famosa algo que gostei muito: “não tem vinho certo ou errado, tem o que é bom pra você”. O mesmo ocorre com a temperatura para servir: pode estar o frio que for lá fora, mas, para o meu gosto, o vinho precisa ser “quebrado” um pouco no congelador. Passo a garrafa na água corrente e deixo por dez minutos, no caso do vinho tinto. No caso do vinho branco, rosé ou espumante, deixo até 40 minutos – assim fica no ponto! Mas varia de congelador para congelador, tá? Sempre é bom checar.

Banner-tacas-vinho

Depois disso, uma bela taça para servir vinho. Se a ideia é provar mais de um tipo no dia, é importante trocar a taça, ou, ao menos, lavá-la. Assim, todos os aromas e sabores se mantêm preservados. Mas, se você for daqueles que ama vinho e toma sempre, vale investir em uma taça para cada tipo – confesso que sou daquelas que coleciona. E quer saber o divertido? Uso até pra tomar suco no café da manhã depois, fica um luxo!

servir-vinho-tabela-tacas-vinhos

Agora é só receber de um jeito delicioso, não esquecendo o seu vinhozinho.
Até semana que vem!

Imagens: Pinterest

 

Sobre Priscila Mendes

Food stylist, produtora de conteúdo, chef de cozinha, colunista do blog do Montacasa e criadora do site Banquet.

Siga Priscila Mendes nas redes sociais:

Facebook
Instagram

Deixe uma resposta