Dicas de como servir à mesa | O serviço à inglesa

Em mais um post dedicado à servir à mesa, hoje vamos de serviço à inglesa. Pense em pompa e circunstância, meu bem. Estilo lorde inglês.

Falando em lorde, nada mais justo que a trilha para este post ser dele, Sir Paul McCartney, juntamente com sua antiga banda, Wings, com uma das minhas músicas favoritas e delícia pra dançar no pós jantar: Don’t say goodnight tonight.

Trilha resolvida, vamos às formalidades… Servir à mesa é inglesa tem uma característica básica, que é feita por garçons e se dá da forma direta ou indireta. Então comecemos a explicação assim:

Cada serviço, uma particularidade

Na forma direta de servir à mesa à inglesa, o garçom traz a comida em bandejas para que cada pessoa escolha o que deseja comer, e só então faz o serviço, sempre pelo lado esquerdo de cada convidado. Pra exemplificar, é um serviço bem usado em restaurantes mais antigos e tradicionais, quando o prato não vem montado da cozinha.

servir-inglesa

Na forma indireta, que acho superdivertida, o garçom traz os pratos num carrinho de apoio, também chamado de gueridón. Depois, a comida é apresentada e escolhida pelo convidado e, então, o serviço é feito também pelo lado esquerdo, normalmente por um segundo garçom. Adoro este serviço para finalizar pratos flambados, que devem ser preparados no momento e que são um espetáculo à parte.

Leia também:
Como escolher os pratos para servir à mesa?

servir-a-inglesa

Explicada a questão garçons, vamos à mesa posta, que deve estar impecável e organizada. A arrumação deve ser aquela mais formal e indicada pela etiqueta e que já falei algumas vezes, tem post ótimo aqui. Ainda assim, não custa destacar alguns pontos-chave.

Servir à mesa de uma forma charmosa e convidativa

A mesa deve ser linda e convidativa, com belas louças, talheres arrumados na posição correta e copos para cada tipo de bebida.

Comecemos pelos pratos, que devem estar arrumados um por cima do outro, respeitando a ordem de uso. Um belo sousplat por baixo de tudo deixa mais bonito, charmoso e traz aquele glamour tão necessário, né. Ah, o prato de pão é indispensável e pode ficar acima dos pratos, do lado esquerdo.

servir-a-inglesa-dicas

aparelhos-de-jantar-montacasa

Os talheres devem ser organizados na ordem de uso, arrumados de fora para dentro. Garfos do lado esquerdo e facas do lado direito, sempre com a serra voltada para dentro. Talheres para sobremesa ficam arrumados na horizontal, acima dos pratos.

etiqueta-mesa-posta-servico

Copos e taças ficam posicionados à direita e acima do prato, na seguinte ordem: taça de água, em seguida a de vinho tinto (que deve ficar alinhada com a ponta da faca) e depois, a de vinho branco. No caso de espumante, posicione ao lado da taça de água ou no final. Claro que, no caso de uma mesa menor, tudo bem não estarem perfeitamente alinhados – nem sempre o espaço é suficiente.

servindo-a-inglesa

Banner-tacas-vinho

Além disso, é fundamental uma bela toalha e guardanapos gostosos e macios para a decoração de mesa e, para completar a elegância e charme de servir à mesa, arranjinhos espalhados e muitas velas!

arranjos-velas-servico-inglesa

Prontinho: agora que já conhece o serviço à inglesa, é só preparar aquele ambiente gostoso, escolher o cardápio e fazer os convites. Ah, sem esquecer da diversão durante o processo – ela é mais que obrigatória!

Até semana que vem.

Fotos: via Pinterest.

priscila-mendes

.

 

Sobre Priscila Mendes

Food stylist, produtora de conteúdo, chef de cozinha, colunista do blog do Montacasa e criadora do site Banquet.

Siga Priscila Mendes nas redes sociais:

Facebook
Instagram

Deixe uma resposta