Dicas de como servir à mesa | O serviço à francesa

Quando se fala em como servir à mesa, mais especificamente o serviço à francesa, qual a primeira coisa que vem à cabeça? Dizer que é estar em Paris em um belo restaurante vale, tá? Rs

É, poderia ser, mas não é. Mas isso não impede uma música maravilhosa, que te leve para lá, mesmo sem nunca ter ido. Amo Charles Aznavour (meu coração é das antigas), e a trilha escolhida é romântica e deliciosa sem medida, assim como a cidade luz:


Servir à francesa nada mais é que o tipo de serviço mais formal usado em casa, restaurante ou buffet. E claro, algumas regrinhas básicas diferenciam este serviço dos demais.

Mas, não precisa ficar preocupado (a). Aqui, a ideia é sempre desmistificar como montar a mesa e fazer com que todo mundo possa fazer em casa, e com um toque pessoal de preferência. Criatividade, minha gente!

servir-a-mesa

Como servir à mesa com requinte francês?

Regras, vamos à elas: por se tratar de um serviço formal, segue o formato padrão de etiqueta para servir à mesa – isso quer dizer pratos arrumados de acordo com a ordem de uso, talheres específicos para cada prato, além de copos distintos para cada tipo de bebida.

Achei este esquema bem didático, olha só:

mesa-sevico-francesa-arrumacao

Tem post ótimo e bem explicativo sobre montagem de mesa mais formal aqui.

Não custa repassar a matéria, especialmente se tratando dos talheres – é onde escuto a maioria das dúvidas. Por regra, são arrumados de fora para dentro, de acordo com a ordem de uso. Facas sempre do lado direito, com a serra voltada para dentro. No caso de alguma entrada que precise de colher, ela fica ao lado das facas.
Talheres de sobremesa ficam alinhados acima dos pratos, arrumados na horizontal.

mesa-sevico-francesa-talheres

aparelhos-de-jantar-montacasa

Copos e pratos: cada um tem o seu lugar!

Quanto aos copos na mesa, o de água deve ser arrumado acima das facas, e, no caso de taça para espumante, fica à direita do de água.
As taças de vinho ficam organizadas à frente da taça de espumante. Mas gente, isso é o mais formal, tá? Não é uma questão se o copo estiver um pouco desalinhado, ou em uma configuração ligeiramente diferente: muitas vezes a mesa é pequena para essa disposição.

servir-a-mesa-dicas

Bem, falemos dos pratos na mesa. Talvez a característica mais forte do serviço à francesa é o fato de que os pratos devem vir montados da cozinha – o tão conhecido “empratado”, que pode ser feito tanto por um garçom, em uma recepção mais solene, quanto pelo próprio anfitrião.
Assim, a mesa pode ficar montada apenas com um sousplat lindo e um guardanapo maravilhoso. Nessa linha, amo os marca lugares para convidado, que, inclusive podem ser feitos manualmente. Olha o toque de criatividade aí!

Leia também:
8 arranjos de mesa criativos para decorar e impressionar
5 segredos para não errar na decoração de mesa posta

servir-a-mesa-a-francesa

servir-a-mesa

Beleza à mesa sempre!

Organizações e regras à parte, a beleza à mesa deve estar em primeiro plano. É o efeito da mesa “uau”, que foi pensada em todos os detalhes – sabe aquela mesa deslumbrante que você passa horas até descobrir tudo que foi feito ali? Eu amo! Para isso, invista em arranjinhos maravilhosos e, no caso de um jantar, velas são fundamentais para dar o clima.
Quer montar um arranjo personalizado em casa? Tem ideias ótimas aqui.

servir-a-francesa

mesa-posta

Só falta marcar a data, escolher o cardápio e se divertir, sempre!

Até semana que vem.

Fotos: via Pinterest.