7 filmes e séries da Netflix sobre gastronomia

Vamos combinar, com este inverno que parece não acabar mais aqui no Sul do país, uma das coisas mais gostosas de se fazer é se enfiar embaixo das cobertas e curtir um bom filminho. No entanto, que atire a primeira pedra quem nunca ficou horas e mais horas procurando o que assistir e acabou sintonizando a TV Aberta por não encontrar nada mais interessante?

Então, para nossos leitores supergourmetizados, a gente separou uma programação ótima para seu fim de semana. Trata-se de uma compilação ótima com 7 filmes e séries da Netflix para quem ama comida e faz disso uma filosofia de vida – ou seja, todo mundo.

Procuramos elencar filmes e séries que são superbem recomendados na rede de streaming e até, logicamente, produções que a própria equipe Montacasa fez questão de assistir. Esperamos que você goste e maratone todas elas. Depois, conte aqui nos comentários o que você achou e, inclusive, sinta-se à vontade para aumentar esta compilação e ajudar outros leitores nesta busca!

Delicie-se com estes filmes e séries da Netflix

Cooked (2016)

serie-cooked

“Quando aprendemos a cozinhar nos tornamos realmente humanos”. É assim que o jornalista e ativista Micheal Pollan define a importância da alimentação e do ato preparar alimentos. Nesta série da Netflix, dividida em quatro episódios, Pollan traça um panorama de como a indústria vem interferindo em nossa alimentação. Antes que você pense, não é daqueles documentários superativistas que massacram empresários e colocam os conservantes contra a parede, mas ele te faz refletir sobre o fato de não cozinharmos mais e nem de fazer disso um ato prazeroso.

O longo dos episódios, você perceberá que a série Cooked tem temáticas específicas. Os quatro elementos da natureza –  água, fogo, ar e terra -, dão espaço para que a produção circule por diferentes assuntos sem perder a narrativa. Você, quase que ao mesmo tempo, conhece os segredos de um mestre churrasqueiro e se impressiona com os sabores da culinária indiana. Ao fim dos quatro episódios da série Cooked da Netflix, você vai sentir aquela vontadezinha de cozinhar, temos certeza.

Banner-sala

Chef’s Table (2016)

box-chefs-table

Com duas temporadas, a série da Netflix Chef’s Table te leva para o mundo dos principais chefs do mundo. Dentro e fora da cozinha e de seus prestigiados restaurantes, cada episódio conta a história de um chef, mas não de um modo linear. Percebemos que por trás de tantas estrelas Michelin existem profissionais que realmente possuem o dom e o prazer em cozinhar e que levam o ofício mais como um estilo de vida do que um trabalho.

Ao longo dos episódios a gente percebe que a vida de um chef é dura e que não tem tanto glamour como mostram os famosos realities shows culinários. O ato de combinar ingredientes, harmonizar sabores e fazer diferente algo que ninguém pensaria em fazer igual é muito difícil e a busca de reconhecimento não é imediata, muitos se confrontaram com diversos ‘nãos’, mas não se deixam abater. Destaque para o chef Alex Atala (D.O.M) que é o único brasileiro a figurar na lista de melhores chefs na segunda temporada da série.

Leia também:
Decoração da casa inspirada em filmes | Veja ideias!
[Inspiração do dia] Decoração Frida Kahlo

The Mind a Chef (2014)

the-mind-of-a-chef-netflix

The Mind a Chef é um tipo de série da Netflix para maratonar durante o fim de semana todo. Com três temporadas de 16 episódios cada, esta produção aborda de todos os modos e processos criativos para a preparação de diferentes tipos de alimentos. Cada temporada é apresentada por um chef diferente que exploraa diferentes tipos de preparo – seja de um macarrão instantâneo até pratos preparados somente com fogo e fumaça.

Esta série da Netflix é ótima, sobretudo, para quem pensa em encarar um curso de gastronomia, pois a produção compila muito conhecimento e inspiração. The Mind a Chef tem mais de 70% de aprovação pelos usuários e com certeza pode ser um ótimo programa para seu fim de semana. Abaixo, o trailer [em inglês], te dá um gostinho da primeira temporada.

 

 

Nação Fast Food – Uma Rede de Corrupção (2006)

nacao-fast-food

Não é de hoje que redes de fast food são criticadas pela mídia. Desde o aclamado ‘Supersize Me’, volta e meia, diretores criam documentários e filmes com diferentes abordagens sobre a influência deste tipo de comida no nosso organismo. Muitos deles são pesados, criam teorias da conspiração e acabam, muitas vezes, fazendo críticas marcas mundialmente conhecidas. Nação Fast Food não foge muito disto e, com o perdão do trocadilho, faz um ‘arroz com feijão’ simples.

O enredo do filme conta a história de uma rede de fast food que, segundo resultados de um exame, vende hambúrgueres com coliformes fecais. Logo, quem investiga e precisa resolver situação é o diretor de marketing Don Henderson (Greg Kinnear), que descobre ao longo do filme as péssimas condições de produção da matéria-prima da rede de fast food e tem que dar um jeito de salvar o nome da empresa. Mesmo sendo dirigido por Richard Linklater (Boyhood, 2014), o filme não é surpreendente, mas claro, a ironia em várias cenas é evidente.

 

Foodmatters (2008)

foodmatters-netflix

O nome já diz tudo. O documentário faz uma investigação sobre os principais problemas que a má alimentação causa no organismo. Então, espere para ver muitas críticas aos alimentos processados e a uma indústria que não nos deixa mais cozinhar. A ideia é fazer com que as pessoas percebam que elas adoecem se não mudarem o estilo de vida – adocem de uma forma que nem mesmo os remédios podem ajudar, já que a indústria farmacêutica ainda pode nos deixar mais doentes.

Talvez pela própria narrativa do documentário Foodmatters, que acaba por fazer um apanhado de críticas, ele não seja a melhor opção para assistir em um fim de semana, mas, vamos combinar, documentários como este nos fazem abrir os olhos para a realidade nua e crua ‘processada’ que se instalou na sociedade moderna.

 

Milk? (2012)

documentario-milk

Em meio a um boom de pessoas intolerantes à lactose, o documentário Milk? cai como uma luva, sobretudo para nos dar explicações sobre como o consumo de leite afeta a nossa saúde. Muito bem filmado, a produção traz a visão de cientistas, além de especialistas em alimentação que divergem sobre o consumo deste produto de origem animal.

Será que o leite é tão inofensivo assim? Será que talvez ele não possa estar relacionado à doenças como o câncer, por exemplo? De fato, é preciso assistir este documentário da Netflix para tirar conclusões, mas que o leite cria opiniões controversas, disso ninguém tem dúvida. No serviço de streaming ele ainda não tem muitas avaliações e não é um dos documentários mais assistidos e avaliados pela grande mídia.

 

 

Chef (2014)

filme-chef-netflix

 

Para você que não quer maratonar uma série da Netflix este fim de semana, o filme Chef é daqueles tipos de produções divertidas que vão te deixar com o espírito leve. Ele não vai mostrar a biografia de um chef ou muito menos fazer uma crítica ao mundo do fast food. O enredo conta a história de Carl Casper (Jon Favreau) que comandava um restaurante de um hotel e por causa de alguns problemas sai deste emprego e monta um trailer de comida – um legítimo food truck.

Nesta empreitada, Casper inclui toda a família e o resultado é um filme disponível na Netflix bem divertido. No elenco, além de Favreau, temos Sofía Vergara, Scarlett Johansson e Dustin Hoffman.

 

E aí, o que você achou da nossa lista de filmes e séries da Netflix? Quer incluir mais alguma produção na lista? Deixe sua opinião nos comentários!

Imagens: The Rumpus, Vizio, Filmes Onlinei7, Lookaholic, Filmow, Uk New One Netflix, DVC Netflix, Sidereel. 

Deixe uma resposta