Olhar Arquitetônico by Sérgio Valliatti

Se você acompanha nosso blog sabe que adoramos dar voz e muito protagonismo aos profissionais da área de decoração de casa e outros interiores. Afinal, o que seria do mundo sem a presença deles que deixam o mundo mais bonito e funcional, né? Então, abrindo mais uma temporada da seção Olhar Arquitetônico, nós contamos um pouquinho da história e do trabalho do arquiteto paranaense Sérgio Valliatti.

Sérgio Valliatti: paixão pela arquitetura desde sempre

Quando somos crianças, é natural que a gente queira ser um pouco de tudo. De professor a astronauta, nossa cabeça infantil é rodeada de sonhos e vontades. Porém, muito desses sonhos não acabam se concretizando – o que é bastante natural -, mas como explicar aqueles casos em que o profissional se torna apenas o reflexo do que projetou na infância?

Sérgio Valliatti, por exemplo, nos conta que sempre soube que seria arquiteto e era claro o gosto dele em desenhar plantas de casa, fazer castelos de areia em formato de edifícios e montar maquetes. Claro, nada disso se compara a vida de um profissional de verdade, mas aquele sonho de criança se concretizou e hoje Valliatti tem escritório próprio.

sergio-valliatti

almofadas-montacasa

decorar-casa

Sérgio Valliatti tem uma vasta experiência. Formado há mais de 10 anos, hoje ele se dedica e desenvolve diversos projetos residenciais juntamente com sua esposa – a também arquiteta, Luciana Tomasi Patrão Valliatti, e uma equipe especializada. E, além destes trabalhos, Valliatti ainda encontra um tempinho para participar de mostras do setor, como a ‘Artefacto’ e aquela que dispensa apresentações: a Casa Cor.

sergio-valliatti-decoracao

sofas-montacasa

Um profissional cheio de referências

Claro, como todo bom arquiteto, Sérgio Valliatti tem na manga as suas inspirações, e a maioria são de arquitetos internacionais que, assim como ele, tem aquele quê de funcionalidade, personalidade, sem modismos. “Gosto muito da simplicidade emocionante das obras do arquiteto Tadao Ando, mas o meu trabalho se aproxima mais das linhas orgânicas e volumétricas das obras de Frank Loyd Write. Destaco a Robie House, uma das obras primas que tive a oportunidade de visitar. ”

Porém, engana-se quem pensa que o trabalho de Sérgio Valliatti é feito somente de grandiosidades – ele, assim como outros arquitetos que já passaram por aqui defendem a ideia de que um projeto arquitetônico pode ser sim funcional e bonito. Tudo depende da racionalização dos custos – algo bastante priorizado em seu escritório. “Arquitetura é espaço, portanto o mais importante é o dimensionamento e a funcionalidade do ambiente. Meu conceito sempre parte da premissa: Racionalize e emocione. Prefiro sempre propor ambientações monocromáticas. ”

sergio-valliatti

decoracao-de-casa

Outros projetos do arquiteto você confere aqui!                                  

O caspasliente já escolhe o arquiteto antes de contatá-lo. O cliente pesquisa e tende a definir por afinidade, sabendo a linha de trabalho que vai encontrar no profissional, portanto, o trabalho tende a ser em conjunto. Trocamos ideias, propomos sugestões e caminhos. O Importante é o cliente ter sensibilidade para entender o que é proposto”.
_

Decorar bem é: “Promover qualidade de vida” ao cliente

Valliatti sabe mesmo como impressionar e prova disso são as imagens de projetos realizados pelo seu escritório que ilustram esta postagem. A residência, por exemplo, é uma reforma total realizada em um espaço de 480 m². Algumas paredes foram demolidas e a churrasqueira se transformou numa sala com lareira. “Optamos por refazer o layout privilegiando a integração dos espaços e alterando a função original. A área de lareira foi transformada em espaço gourmet integrando a área das refeições com sala de jantar e home theater”, conta o arquiteto.

decoracao-da-casa-dicas

sergio-valliatti-decorar-casa

E aí, gostou do trabalho de Sérgio Valliatti? Conte pra gente nos comentários!

Valliatti & Tomasi Patrão Arquitetura

Contato: (41) 3342-6861
Rua Belo Horizonte, 434/03
Batel, Curitiba, PR.
valliattipatrao.com.br

Deixe uma resposta