Olhar Arquitetônico by Renata McCartney

A gente adora receber profissionais aqui no blog, afinal, nada melhor do que eles para nos adiantar o que é tendência, bem como nos passar muitas e muitas dicas de decoração. Hoje, nossa seção Olhar Arquitetônico recebe a designer de interiores Renata McCartney. Cheia de estilo próprio, Renata possui em seu portfólio lindos projetos e nos conta um pouco sobre sua carreira aqui no blog.

A ideia é fazer com que você se inspire muito e deixe a decoração de casa bem personalizada, do jeitinho que o Montacasa e os profissionais daqui prezam!

Sobre o trabalho de Renata McCartney

Renata McCartney é formada em publicidade e propaganda na PUC/PR e trabalhou na área por 10 anos, no entanto, em 2003, o destino a levou para Londres e por lá ela permaneceu por oito anos. Tempo suficiente para se formar em Design de Interiores pela London Academy of Arts, trabalhar na área e adquirir muita experiência na terra da rainha.

renata-mccartney-ideias

designer-renata-mccartney

A profissional não esconde a paixão pelas artes e demonstra a habilidade que tem com muita técnica e singularidade. De alguma forma, ela nos conta que tudo o que aprendeu durante sua carreira funciona como uma espécie de colcha de retalhos, na qual cada talento foi sendo ‘costurado’ para aumentar mais e mais sua bagagem intelectual. “Eu sempre gostei de visualizar imagens prontas dentro da minha cabeça, de criar cenários, pequenos mundos e ideias. Acabei fazendo isso em diversas áreas como: designer gráfica, artista plástica, produtora de objetos e diretora de arte para filmes publicitários e cinema”.

Tem produtos Renata McCartney na loja parceira Montacasa Dou Dou. Espia só!

Hoje, mais precisamente em Curitiba, Renata McCartney coloca todo o seu talento à prova no Studio Shabby Chic e em sua loja virtual Renata McCartney HOME. Os produtos lindos e com aquele ‘quê’ europeu, chamam atenção pela originalidade e produção, que, muitas vezes, é totalmente manual.

“Meu trabalho é entender o que o cliente quer e precisa”

Renata McCartney compara o seu trabalho com o de um alfaiate. Assim, como este profissional precisar criar peças com caimento perfeito para cada cliente, Renata sabe que cada projeto é singular justamente porque precisam se encaixar nas necessidades de cada pedido – e isto é o desafio. “Quero entregar ao meu cliente um ambiente único que se adeque ao seu estilo de vida, tornando-se um espaço íntimo, aconchegante e sensorial. Claro que o meu gosto pessoal e as minhas referências terão influências no projeto, no entanto saber discernir o que veste melhor o cliente deve ser o mais importante”, conta.

renata-mccartney-ambientes-decorados

cadeiras-para-comprar

renata-mccartney-projeto

Por falar em influências, assim como a maioria dos profissionais que já entrevistamos, Renata também tem seus ‘xodós’. O arquiteto australiano Rob Mills, a designer de interiores britânica Nicky Dobree e a arquiteta espanhola Patricia Urquiola estão entre os nomes citados por Renata. Todos são reconhecidos internacionalmente e fazem parte da bagagem cultural de Renata.

É, o trabalho desses profissionais tão gabaritados influenciam o trabalho de Renata, mas isso não quer dizer que os projetos precisam ser sempre glamourosos e cheios de pompa. Renata afirma que é possível decorar bem sim, mesmo não tendo um orçamento muito alto para isso. “[…] o segredo é ter algumas peças em que o investimento será maior e que levantará todo o resto. Caso contrário fica tudo com cara de barato”.

Uma dica legal da Renata na hora de decorar a casa é investir em peças curingas que ficam legais em qualquer ambiente, como tapetes, revestimentos e objetos decorativos cheios de design.

renata-mccartney

aspas

.
.
Para mim, decorar bem é criar ambientes que, além de lindos e funcionais, tenham um apelo sensorial, uma atmosfera acolhedora, que faz as pessoas quererem ficar por ali curtindo o espaço ou apenas admirando”.

.

Um ambiente decorado profissional

Sempre pedimos para que o perfilado desta seção nos diga qual o seu projeto favorito do momento ou mesmo que tenha algum tipo de inspiração interessante para gente ficar cheio de ideias para inovar também.

O legal é que pela primeira vez trazemos para o Olhar Arquitetônico um ambiente corporativo. O bacana de se falar sobre projetos focados nas funcionalidades e necessidades de uma empresa, é que salientamos a importância de se pensar em um espaço aconchegante e sem distrações para colaboradores.

renata-mccartney-inspiracao

cadeiras-eames-montacasa

renata-mccartney-projetos

A empresa, uma agência de intercâmbio, está localizada em um espaço alugado, então, o principal desafio de Renata foi reformular o espaço de uma forma que as limitações fossem suplantadas pela criatividade. E assim nasceu um ambiente aconchegante, com o uso de cores vivas – e que mostram um pouco da identidade da empresa – além de acessórios e objetos decorativos que fazem referência ao trabalho da agência de intercâmbio.

“[…] Criamos um projeto com vários elementos contemporaneidades interessantes: uma mistura de cimento queimado, tijolinhos de demolição, madeira e alguns elementos industriais. Trocamos a iluminação fria por uma mais aconchegante e introduzimos peças em tecido, quadros, plantinhas e diversos detalhes que tornaram o espaço superaconchegante. O astral do ambiente de trabalho mudou totalmente”, conta Renata.

E você, gostou do trabalho da designer Renata McCartney? Conte nos comentários!

Renata McCartney Designer de Interiores

Contato: (41) 3408 3338 / 9801 4100
Rua Barão de Guaraúna, 637
Casa 03 – Juvevê – Curitiba – PR
renatamccartney.com.br

Imagens: Tumultuando, Czmoi, Divulgação Renata McCartney.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.