A gente sabe que reformar a casa não é uma das coisas mais fáceis. Eu mesma, que adoro escrever e viver este mundo que sempre pode ficar um pouco mais bonito e colorido, já passei por poucas e boas reformando meu apartamento. E dessa experiência consegui tirar boas lições. Lições estas que passo aqui pra você que está super afim de dar um jeitinho na casa gastando pouco – seja por necessidade, segurança ou simplesmente porque quer!
A razão que me fez este post foi a entrada do Balaroti aqui no Montacasa. Para quem não conhece, o Balaroti é uma das maiores lojas de material do Paraná e no mercado online, a empresa atende uma demanda nacional sedenta por novidades e preços bacanas (e nesta crise, quem não gosta, né?).
Reformar a casa exige orçamento!
Na hora de planejar a reforma da casa, você não pode ter preguiça de colocar tudo na ponta de lápis e pesquisar preços. É um pouco chato? Sim, é. Gasta tempo? Muito! Mas perceba: a variação de preços de materiais de reforma e construção é imensa e você precisa ficar de olho pra fazer o melhor negócio.
Como fazer isto? Liste todos os materiais que você vai usar na reforma – tudo mesmo, de materiais para a parte elétrica até pisos e revestimentos. Se precisar, conte com a ajuda do profissional responsável pela sua obra. A seguir, vasculhe tudo e pesquise pelos materiais listados, marcando os preços e possíveis descontos. Só depois disso você compra e escolhe a melhor forma de pagamento.
Não realizar este ‘ritual do orçamento’ é o primeiro passo para gastar mais do que deve na reforma da casa. E isto ninguém gosta e quer, né?
Opte por bons materiais
Intrínseco ao orçamento está a qualidade dos materiais escolhidos para reformar a casa. Nem sempre os itens mais caros sãos os melhores, da mesma forma que os materiais mais baratos deixam a desejar. É preciso pesquisar, ficar de olho nas especificações do produto e saber quais são as garantias.
Os materiais de construção são a base do seu processo de reforma e escolher por produtos ruins pode comprometer a estrutura da sua obra, bem como representar uma ameaça para sua segurança. Sem contar o fato de que uma reforma mal feita vai lhe dar muito mais trabalho depois, né?
Faça as contas e evite o desperdício
Gastar pouco em uma reforma significa planejar tudo o que é gasto e não optar de primeira pelo que é barato e só. O desperdício está entre os grandes vilões de uma reforma e na hora de trocar o piso, derrubar uma parede ou construir um muro, calcule exatamente o quanto de material será usado + 10% (taxa de quebra/danos).
Afinal, é preciso ter em mente que as sobras nada mais são que um pouco do seu dinheiro ali que não será usado para nada – e que muitas vezes vai parar na caçamba de entulhos.
Leia também:
Ladrilho hidráulico é tendência de decoração em cozinhas
Contrate uma boa mão de obra
Está aí um dos itens que ninguém parece dar valor e acha que qualquer pessoa pode sair por aí derrubando paredes e revestindo piso sem qualquer cerimônia. Sim, é preciso que o profissional tenha ciência de todo o processo e saiba o que está fazendo, do contrário você vai ter muitas dores de cabeça ao reformar a casa.
Em caso de apartamentos, isto é mais importante ainda, pois uma reforma mal feita pode comprometer toda a estrutura do edifício e deixando todo o condomínio à mercê do perigo.
Um exemplo prático foi o que aconteceu comigo há pouco tempo. Na cozinha, começou a surgir um vazamento, e estava superdifícil estancar e descobrir de onde estava vindo a água. Logo pensei: “Poxa vida, meu pedreiro fez alguma coisa errada”. Mas não, só alguns dias depois fui descobrir que, na verdade, o apartamento de cima tinha feito uma pequena intervenção para a instalação de um tanque – no entanto, o profissional não era habilitado e FUROU O CANO – fazendo com que o vazamento existisse e graças ao efeito da gravidade, desembocasse no meu apartamento.
É, isto é um verdadeiro comunicado de utilidade pública!
Mas o que conseguir, faça você mesmo
Intervenções mais complicadas exigem um profissional habilitado, no entanto, vamos usar o bom senso: existem algumas coisinhas que você mesmo, com um pouquinho de atenção, pode fazer. Isto vai fazer com que você economize bastante na reforma da casa e separe um tempinho para cuidar do que é seu – como se fosse uma terapia.
Até separamos tutorial bem legal para você se aprimorar na arte da reforma (como moderação e bom senso, ok?)
No YouTube tem outros canais bem legais!
Sobre o Balaroti
Há mais de 40 anos marcando história no mercado de reforma e construção do Paraná, o Balaroti é hoje uma das empresas mais conhecidas do ramo e orgulha-se de ter em seu hall produtos das melhores marcas. Hoje, já são mais de 50 mil itens selecionados, como, por exemplo, revestimentos, artigos hidráulicos e elétricos, piso e muito mais! Encontre todos os produtos da loja aqui no Montacasa.
Imagens: FreeYork, Wikihow, Home Improvements Hampshire, Rebel Mouse.