Receita Gourmet: Foccacia de Queijo by Smeg

Já diziam os amantes da boa mesa: cozinhar é uma alquimia e os segredinhos passados de geração em geração nada mais são que verdadeiras e quase complexas combinações químicas que influenciam diretamente no sabor. Um bom exemplo desta mágica da cozinha está na fermentação: boa parte das massas levadas ao forno precisam passar por este processo para crescerem de forma completa e alcançarem a textura necessária para servir. A receita gourmet de hoje, esta Foccacia de Queijo, precisa ser fermentada, no entanto, o processo é um pouquinho diferente, pois é preciso fazer um ‘poolish’, uma espécie de massa que possibilita a fermentação natural da receita que se quer fazer. A vantagem neste tipo de processo está em uma massa com maior durabilidade, com melhor desenvolvimento do glúten e muito mais aroma.

Não é nada complicado e está receita gourmet renderá um ótimo lanche da manhã ou tarde. O passo a passo serve até cinco pessoas e é um prato ótimo para ser servido com uma tábua de frios, especialmente fatias de salaminho e presunto. Vale ressaltar que a receita original pode ser encontrada no site da marca Smeg.

Foccacia de Queijo é uma receita gourmet ótima!

Ingredientes para o “poolish”
– 100g de farinha;
– 50g levedura de cerveja;
– 60 ml de água;
Modo de Preparo
– Dissolva o fermento na água e misture com a farinha, formando uma bola de massa. Cubra com papel filme e deixe descansar por aproximadamente 50/60 minutos.

Massa
– 500g de farinha peneirada;
– 150g de queijo ralado (Grana Padano e Pecorino);
– 100g de queijo em cubos (Pecorino e Asiago);
– 4 ovos inteiros;
– 100ml de água;
– 4 colheres de sopa de azeite extravirgem e um pouco mais para pincelar.
– 15g de sal;

Modo de Preparo

receita-gourmet-foccacia

– Na mesa de trabalho, faça um buraco na farinha peneirada, coloque os ovos no centro com o queijo, sal, óleo e água. Misture e, gradualmente, incorpore a farinha, sovando a massa por alguns minutos.

– Estenda a massa poolish com um rolo e coloque esta massa recheada no meio, como se fosse um pacote. Amasse, jogando uma massa sobre a outra até que as duas misturas estejam completamente homogeneizadas.

– Forme uma bola de massa e deixe crescer em local aquecido até dobrar de volume. O ideal é deixá-la em uma assadeira com uma toalha por aproximadamente uma hora.

– Diponha a massa na assadeira e pincele com azeite, levando ao forno Smeg em fogo médio por 40/50 minutos. O ideal é servir a Foccacia em pequenas porções quadradinhas.

As origens da Foccacia

Esta receita gourmet para fazer esta Foccacia te deixou com água na boca? Sim, nós aqui da redação estamos salivando por esta gostosura. Mas, você deve ter reparado que este prato nem precisa de muitas apresentações para entendermos de onde ele é, não é mesmo? Sim, a Foccacia é legitimamente italiana, é parecida com uma pizza caseira, no entanto, a massa é muito mais saborosa e pode, inclusive, levar uma cobertura saborosíssima de tomate, cebolas e azeitonas. Delícia, né? Quando fizer esta receita, não deixe de contar pra gente nos comentários!

receita-gourmet

Deixe uma resposta