Receita gourmet de Brigadeiro!

Se você é fã de brigadeiro, prepare-se para conhecer a receita gourmet. Já existem milhares de docerias e outras lojas especialistas no assunto apostando nessa nova invenção. A grande diferença entre o docinho tradicional e o brigadeiro gourmet está nos ingredientes que o compõem. Utiliza-se componentes mais requintados e de alta qualidade, que deixam o docinho mais encorpado e com sabor aprimorado. Vamos à receita?

Brigadeiro como você nunca viu

O brigadeiro é uma das receitas brasileiras mais populares no país e que faz sucesso entre os turistas que nos visitam. Com três ingredientes básicos, o docinho é item fundamental das festas de aniversários e também pode ser considerado o melhor acompanhamento para tardes chuvosas e friozinho. Inclusive, há quem diga que é muito melhor comer brigadeiro de colher. Porém, a receita gourmet de brigadeiro vem para sofisticar o docinho, tornando-o mais agradável não só para o paladar, mas visualmente.  veja o post com vídeos de como fazer brigadeiro.

Mas quem inventou o brigadeiro?

Não se sabe bem qual é a origem do brigadeiro, quem o inventou, como ou o porquê desse nome. Mas circula a história de que o doce brasileiro de leite condensado, chocolate em pó e manteiga, teria sido criado nos anos 80 para homenagear o Brigadeiro Eduardo Gomes. O militar foi candidato à presidência do Brasil e ganhou vários fãs na capital paulista, então, um grupo de donas de casa uniu ingredientes simples que deram origem ao docinho.

Leia também:

Brigadeiro Gourmet | 5 vídeos para aprender a fazer!

Brigadeiro Gourmet de Nutella: aprenda como fazer!

Ingredientes da receita gourmet de brigadeiro

Vale ressaltar que o que torna o brigadeiro uma receita gourmet, são os ingredientes utilizados, portanto eles não são os mesmos da receita original e podem variar. Existe mais de uma receita de brigadeiro gourmet, existem inclusive variações como os sabores extras de brigadeiro: coco, limão, baunilha, café, etc. Mas optamos por trazer a receita gourmet de brigadeiro tradicional, com ingredientes fáceis de encontrar. Você vai utilizar:

– 1 lata de leite condensado

– 1 colher (sopa) rasa de farinha de trigo

– 3 colheres (sopa) de creme de leite sem soro

– 1 colher (sopa) cheia de cacau em pó

– 3 colheres (sopa) de chocolate ao leite. Dica: raspado, em gotas ou pastilha de alta qualidade.

Modo de preparo

– Fora do fogão, misture 1 colher rasa de farinha de trigo e 3 colheres de creme de leite sem soro. É importante que não fique nenhuma textura aparente. Essa mistura retira o ponto de “estica” do brigadeiro, deixando-o mais suave.

– Acrescente o leite condensado, cacau em pó e as raspas de chocolate ao leite.

– Leve ao fogo baixo e mexa o tempo todo para manter a textura homogênea e lisa.

– Quando ferver, o brigadeiro gourmet vai se desprender do fundo da panela da mesma forma que o brigadeiro comum. Continue mexendo por mais 10 minutos para dar consistência.

– Reserve fora da panela para esfriar e depois é só enrolar da maneira que preferir.

receita-gourmet-de-brigadeiro

Dicas para incrementar a receita gourmet de brigadeiro

– No lugar de granulados, utilize raspas de chocolate ou confeitos com formatos maiores.

– Para fazer brigadeiro branco gourmet, troque o cacau por 1 gema e o chocolate ao leite por chocolate branco. A gema faz o papel da consistência, já que o chocolate branco é mais gorduroso e tende a deixa a receita gourmet pouco mais mole.

– Utilize panelas grossas, assim você não corre o risco de queimar o brigadeiro que fica no fundo da panela e garante melhor sabor e textura para o doce.

E para te ajudar nessa tarefa, as panelas de ferro fundido e esmaltadas garantem um ótimo desempenho para a receita gourmet, além de utensílios que também deixam tudo mais prático.

Huuum, não tem como resistir à essa deliciosa receita de brigadeiro gourmet, não é mesmo? Então não perde mais tempo e corre já preparar a sua e depois conta para gente nos comentários como ficou! 😉

Imagens: brigadeirovovo, blogvambora.

Deixe uma resposta