Receita de Risoto Sottobosco, by Jody Willians

A receita de risoto Sottobosco é um prato para sentir o gosto da Itália. Originalmente criada pela renomada chef americana Jody Willians, esta receita gourmet é o que você precisa para impressionar convidados e fisgá-los pelo estômago. Na hora de fazer, atente a qualidade dos ingredientes e perceba se eles estão fresquinhos, pois isto faz toda a diferença no resultado final. Esta receita de risoto rende quatro porções.

Receita de risoto Sottobosco

Ingredientes:

– 4 colheres de manteiga sem sal
– 1 cebola pequena, descascada e picada
– 40g de cogumelos Porcini frescos, limpos e fatiados
– 4 folhas de sálvia fresca picada
– 1 colher de chá de folhas de tomilho fresco picado
– Folhas de um pequeno raminho de alecrim fresco picado
– 1 xícara de arroz para risoto de boa qualidade
– ½ xícara de vinho branco seco
– Sal a gosto
– 3-4 xícaras de água fervente
– 1/2 xícara de queijo ralado Parmigiano Reggiano, além de um pouco mais para servir
– Pequeno punhado mirtilos frescos e /ou amoras

receita-de-risoto-gourmet

eletros

 

Modo de preparo:

1 – Derreta duas colheres de sopa de manteiga em uma panela no fogo médio-alto. Adicione a cebola, os cogumelos, as ervas e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até que comece a dourar. Adicione o arroz e deixe-o cozinhar até que fique opaco e comece a estalar.

2 – Adicione o vinho branco e cozinhe até que o líquido evapore. Acrescente uma pitada de sal e uma xícara de água fervente e cozinhe, mexendo sempre, até que a água tenha quase evaporado.

3 – Repita o processo com uma segunda xícara de água fervente, e, quando esta última água tiver quase evaporado, adicionar uma terceira xícara. Você saberá quando a adicionar mais água, quando a superfície do arroz ficar revestida com pequenas bolhas. Cozinhe, mexendo até que a última adição de água tenha quase evaporado.

4 – Dependendo da temperatura do cozimento e do tipo e idade do arroz, adicione mais água.

5 – Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo e misture vigorosamente as duas colheres de manteiga restantes junto com o queijo. Adicione as amoras (ou mirtilos) e tempere o risoto com sal a gosto.

6 – Sirva esta receita de risoto imediatamente, com um pouco queijo polvilhado em cada porção.

Sobre a chef Jody Willians

chef-jody-receitas

_
A chef Jody Willians nasceu na Califórnia e começou a sua carreira servindo sanduíches com o pai, mas foi aos 24 anos que ela conheceu a culinária italiana e se tornou expert no assunto. Resultado: se tornou chef de grandes restaurantes de Nova York e até já foi jurada em um programa de culinária, o Chopped (canal Food Network). *Esta receita de risoto está no livro Buvette, de Jody Williams – Imagem e fonte: Elle Decor e New York Serious Seats.
_

 

Deixe uma resposta