Receita de Paella, by Le Creuset

Está certo que o arroz e o feijão não saem da mesa dos brasileiros, mas de vez em quando precisamos nos permitir e consumir alimentos que agucem um pouco mais o nosso paladar, que ousem sair da mesmice e nos ofereçam o máximo em sabor e, porque não, tradição. Seguindo esta premissa, a postagem de hoje se dedica a uma deliciosa receita de paella. O prato legitimamente espanhol conta com ingredientes intensos, além de frutos do mar deliciosos. Confira!

A receita de paella como fonte de interculturalidade

Experimentar a receita de paella é estar diretamente em contato com uma cultura nova, diferente e ao mesmo tempo deliciosa. O prato surgiu na Espanha, em meados do século XV, e bem lá no comecinho, não era tãoo elaborado como é hoje, mas a forma de fazer é basicamente a mesma: coloca-se os ingredientes em uma panela grande de formato diferenciado para que tudo cozinhe uniformemente.

receita-de-paella

Hoje, existem centenas (se não milhares) de formas de fazer a receita de paella, no entanto, ingredientes como açafrão, frutos do mar e arroz são tidos como itens básicos do prato. Não há como negar que a paella é um prato que precisa de dedicação para que todos os ingredientes, quando juntos, proporcionem um sabor único.

Vale lembrar que esta receita de paella é uma criação da marca Le Creuset! Para fazer, necessariamente você vai precisar de uma grelha e uma panela especial para paella.

Ingredientes da receita de paella

– 8 camarões com cabeça e cauda, porém descascados;
– 2 caudas de lagosta, cortadas ao meio no sentido do comprimento;
– Sal e pimenta do reino;
– 1/4 colher de chá de páprica doce;
–  8 xícaras de caldo de galinha;
– 1/2 colher de chá não totalmente completa de açafrão
– 1/4 xícara de azeite;
– 1 cebola picada;
– 4 dentes de alho amassados;
– 450g de tomate em cubos;
– 1 xícara de pimentas vermelhas torradas e picadas;
– 1/2 colher de chá de páprica defumada;
– 2 xícaras de arroz de grão curto, de preferência arroz bomba;
– 1/4 xícara de vinho branco seco;
– 1/4 xícara de alcaparras;
– 2 folhas de louro;
– 1/2 quilo de lula cortadas em anéis;
– 2 colheres de sopa de salsa fresca picada;
– 1 limão cortado em fatias.

panelas

Modo de Preparo

– Preaqueça o grill ao calor elevado. Tempere os camarões com lagosta com sal, pimenta e páprica doce.

– Em uma panela, aqueça o caldo de frango com açafrão durante pelo menos 10 minutos para infundir o caldo com sabor e cor.

– Enquanto isso, pincele os camarões e a lagosta com duas colheres de sopa de azeite de oliva e coloque na grelha para selar. A lagosta deve estar com a carne virada para baixo. Cozinhe até que forme marcas da grade, mas não até ficar cozido. Retire e reserve.

Leia também:
6 receitas MasterChef para você arrasar na cozinha
6 receitas com Nutella que vão te deixar com água na boca!

– Na panela de paella Le Creuset em fogo médio-alto, frite a cebola com o azeite restante até ficar transparente. Adicione o alho, tomates e a pimenta, mexendo sempre. Cozinhe por cerca de oito minutos, e, em seguida, adicione o pimentão defumado. Isso cria um sofrito grosso, saboroso que irá adicionar profundidade ao paella.

– Adicione o arroz na panela e cozinhe por cerca de um minuto. Acrescente o vinho branco.

– Acrescente seis xícaras do caldo de galinha previamente aquecido na panela da paella e tempere com sal (é importante reservar duas xícaras caso seja necessário mais líquido). Distribua o arroz uniformemente por toda a panela com uma colher de pau e adicione as alcaparras e folhas de louro. Neste ponto, não mexa mais o arroz.

– Verifique a textura do arroz. Se ele estiver muito al dente, acrescente mais caldo – 1/2 xícara de cada vez, até ficar macio. Delicadamente, afunde o camarão, a lagosta e a lula no arroz, juntamente com a outra 1/2 xícara de caldo. Continue a cozinhar, sem mexer, até que os frutos do mar tornem-se opacos e o arroz tenha absorvido todo o líquido.

– Retire a panela do fogo e cubra-a com papel alumínio, deixando descansar por cinco minutos antes de servir.

– Retire as folhas de louro e decore com salsinha. Sirva com fatias de limão.

Quer fazer esta deliciosa receita de paella, mas não tem o utensílio principal? Tudo bem! Aqui no Montacasa você encontra panelas especiais e pode comprar online de forma mega simples. Clique e garanta a marca Le Creuset bem pertinho de você!