Receita de Fondue de Queijo, by Le Creuset

Alegria para alguns, tristeza para outros. O inverno é assim, cheio de amigos e inimigos. Mas vamos combinar, a estação não é de todo ruim. Apesar do constante friozinho que faz em algumas regiões, da preguiça que dá na hora de sair das cobertas pela manhã ou mesmo vestir camadas e mais camadas de roupas para trabalhar, o inverno tem seu charme – e muito deste diferencial está nas delícias gastronômicas.

A comida típica da estação mais fria do ano pode variar de cidade para cidade, de estado para estado – em Curitiba, por exemplo, ninguém vive sem o tradicional pinhão -, mas há um prato curinga, digamos ‘universal’, desta época do ano: o fondue. Charmoso e com doses extras de sabor e criatividade para combinar ingredientes, esta delícia é quentinha, por vezes romântica, e agrega toda mundo em torno da panela.

  receita de fondue de queijo

Receita de fondue de queijo

Logo, para celebrar o fondue e o início das baixas temperaturas, separamos um receita de fondue de queijo para você. O passo a passo é uma criação da Le Creuset, rende de 4 a 6 porções e é preparado em míseros 30 minutinhos.

Ingredientes 

– 1 dente de alho cortado ao meio;
– 1 1/2 xícaras de vinho branco seco;
– 4 xícaras de queijo grosseiramente ralado – dê preferência ao Gruyere ou Emmental;
– 3 colheres de chá de amido de milho;
– 2 colheres de sopa de kirsch ou vodka;
– Uma pitada de noz-moscada;
– Pimenta fresca a gosto;

Modo de Preparo

– Primeiramente, esfregue os pedaços de alho no interior da panela de fondue. Este segredinho dará um sabor a mais no resultado final. Em seguida, descarte o alho e despeje o vinho, levando para ferver em fogo médio, no fogão.

– Após alguns minutos, baixe o fogo e, aos poucos, acrescente o queijo ralado. Uma dica para deixar sua receita de fondue de queijo deliciosa: derreta por completo cada punhado de queijo antes de colocar mais na panela. Tenha em mente que o cozimento precisa de paciência, pois se colocar muito queijo de uma vez na panela, a textura do ingrediente não vai ficar nada, nada boa.

receita de fondue de queijo para fazer

– Quando terminar de acrescentar todo o queijo e ele estiver derretidinho, misture o amido de milho com o kirsch ou vodka e adicione na panela (o amido precisa ser misturado antes, pois se colocado diretamente na panela quente, a mistura vai criar pequenas bolinhas que não se desmancham). Continue a cozinhar e mexer até a mistura ficar espessa e cremosa.

** Curiosidade: os suíços acrescentavam um elemento alcoólico no queijo
a fim de conservá-lo por mais tempo e reutilizá-lo quando necessário. **

– Misture a noz-moscada e adicione pimenta a gosto.

– Transfira a panela de fondue ao suporte com o queimador aceso. O fogo baixo será suficiente para manter o queijo suave e quente.

Leia também:

Como montar uma mesa de fondue? Veja dicas!
Como fazer fondue de chocolate?

De acordo com a Le Creuset, esta é a melhor receita de fondue feita com queijos suíços tradicionais, que apresentam ótima consistência quando derretidos. Uma indicação da marca é cortar cubos de pão ou mesmo legumes como aipo e cenoura para acompanhamento. Fica a dica, hein?

A origem do fondue

Salgado ou ‘abrasileiradamente’ doce, o fondue vai muito além daquela tradicional panelinha e garfinhos. A história do prato e a própria forma de comer – que não mudou nada com o passar dos anos – só fez aumentar a sua popularidade e seu status de comida típica de regiões frias.

receita de fondue de queijo para fazer dicas

De acordo com alguns historiadores, o fondue nasceu mediante duas necessidades básicas dos suíços da Idade Média: ‘burlar’ o frio do inverno alpino e dar um destino aos produtos mais comuns da estação, já que ter alimentos frescos não era um privilégio. Logo, o queijo se tornou a grande ‘cobaia’ deste experimento – que deu muito certo, se espalhou por outras regiões da Europa e atravessou o Atlântico, ganhando versões e ingredientes diferentes da sua origem.

Independentemente da história, uma coisa é certa: fondue é uma delícia e nós amamos! E você, ama também?


Com informações: Culinária da Minda e Basílico Uol.

Deixe uma resposta