Receita de filé de peixe com limão, gengibre e shitakes

Peixe sempre é uma boa saída para fazer um belo jantar. Além de ter características incomparáveis, o sabor da carne é leve, cheio de nutrientes e pode ser combinado com ingredientes fáceis. Seja no almoço ou jantar, a receita de filé de peixe trazida aqui hoje é originalmente uma ideia da KitchenAid e é muito simples de preparar. Os Ingredientes são cozidos no vapor e o sabor fica por conta da mescla ácida do limão, da refrescância do gengibre somado ao sabor único do shitake. Uma combinação deliciosa em todos os sentidos. Prato rende 4 porções.

Ingredientes para preparar o filé de peixe

receita-de-file-de-peixe_
– 100g de shitakes cortados;
– 4 filés de peixe barramundi*;
– 3 colheres de chá de gengibre ralado;
– ¼ xícara de molho de soja light;
– ¼ xícara de suco de limão;
– 1 colher de sopa de óleo de gergelim;
– 1 colher de chá de sementes de gergelim tostadas*;
– ⅓ xícara de folhas de coentro;
– 4 porções de macarrão ou arroz para servir junto com o filé.

_Modo de preparo

– Em uma panela ou frigideira apropriadas para cozimento no vapor, acrescente os shitakes e, em cima deles, os filés.

– Combine o gengibre, o molho de soja, suco de limão e o óleo de gergelim, cozinhando por cerca de 10 minutos, até que o peixe solte os flocos de carne facilmente.

receita-de-file-de-peixe-dica

– Arrume os filés e os shitakes em um prato, cubra com sementes de gergelim e folhas de coentro, além de uma colher do líquido do cozimento por cima.

– Sirva com arroz branco ou macarrão.

Dicas para fazer a receita de filé de peixe

Esta receita de filé de peixe by KitchenAid é uma adaptação. Mudamos um pouquinho o modo de preparo para equilibrar o sabor ao gosto tupiniquim. O peixe, ingrediente principal deste prato, é típico de águas australianas, logo, é difícil encontrá-lo por aqui. Então, fique à vontade para substituir a carne branca por outro filé de peixe de sua preferência e que seja ideal para a preparação no vapor, como a corvina, por exemplo.

Para tostar o gergelim, utilize uma frigideira seca. Acrescente as sementes com cuidado por alguns segundos, tendo atenção para evitar que queimem. A ideia é fazer com que a receita de filé de peixe tenha um leve toque crocante.

receita-de-file-de-peixe-dicas

Se você não tem uma panela apropriada ou mesmo uma wok com cesto de bambu para cozinhar alimentos no vapor e fazer esta receita de filé de peixe, é possível improvisar usando uma panela com um pouco de água fervente e um escorredor de macarrão. Os alimentos ficam no escorredor, recebendo o vapor da água, que vem de baixo. IMPORTANTE: os alimentos não podem ficar submersos ou em contato com a água e a panela com o escorredor fica fechada.

Então, depois conte-nos como se saiu nesta experiência culinária, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.