Receita de donuts by Le Creuset | Boa pedida pro feriado!

O feriado está chegando e, com ele, aquela preguicinha básica e a vontade de cair de boca em muitas gordices. Em regiões mais frias, esta soma perfeita é multiplicada com um cobertor fofinho e uma boa companhia. Pensando nisso e nas pessoas que, inclusive vão prolongar a estadia em casa, resolvemos ajudar a deixar a folguinha ainda melhor: receita de donuts com cobertura. NHAM, nada mal, hein?

A receita de donuts mais fácil do mundo!

receita-de-donut

O título não é de forma alguma pretensioso, porque, afinal, você pode achar que fazer donuts é algo complicado, principalmente se eles têm cobertura e são confeitados. Que nada! Mesmo a pessoa mais amadora do mundo consegue colocar em prática este passo a passo que, com certeza, vai deixar a tarde do seu feriado mais feliz.

A receita de donuts rende oito porções e é originalmente da nossa parceira Le Creuset e para garantir o seu lanchinho da tarde, é necessário ter em mão alguns utensílios de cozinha básicos, como espátula, bowls e um cortador de donut (caso você não tenha, pode substituir o utensílio por um copo ou caneca).

Ingredientes

– 80ml de leite aquecido;
– 60g de açúcar extrafino;
– Uma pitada de sal;
– 480g de farinha com fermento peneirado;
– 20g de fermento biológico seco instantâneo;
– 60ml de água morna;
– 30g de manteiga derretida;
– 2 ovos, ligeiramente batidos;
– Óleo de canola para fritar.

Para a cobertura de Glacê:

– 500g de açúcar de confeiteiro;
– 90ml de água;
– Corante alimentício;
– Granulados à gosto.

como-fazer-donuts

Modo de Preparo

– Misture o leite quente, o açúcar e o sal juntos em um bowl. Reserve, até resfriar. Despeje na mistura a farinha e bata bem por 2 minutos, certificando-se que a massa fique sem grumos.

– Em seguida, dissolva o fermento na água morna em uma tigela pequena e adicione-o à mistura de leite e farinha. Em seguida, acrescente a manteiga, os ovos e a farinha restante.

– Coloque a massa em uma superfície de trabalho polvilhada com farinha e sove durante 5 minutos, ou até que a massa fique elástica. Coloque a massa em um bowl, cubra com um pano de prato úmido e deixe em um lugar quente para crescer (a massa deve dobrar de tamanho) por 30-40 minutos.

– Retorne a massa para a superfície enfarinhada e abra a massa com um centímetro de espessura. Use um cortador de donut para cortar esferas – se você não tiver um cortador de donut, qualquer objeto redondo, como um copo ou uma caneca, será suficiente.

– Deixe os anéis descansarem por mais 30 minutos.

– Aqueça o óleo de canola em uma panela em fogo médio. Cuidadosamente, solte os donuts no óleo quente, não mais do que um ou dois de cada vez, e frite até dourar dos dois lados. Retire da panela e coloque sobre folhas de papel-toalha para drenar.

– Faça a cobertura do donut peneirando o açúcar de confeiteiro em um bowl. Em seguida, misture a água e o corante. Espalhe no lado superior da rosca e cubra com granulados.

Para acompanhar o seu donut, a melhor pedida continua sendo o café puro ou com leite. Algumas pessoas, até costumam molhar a rosquinha dentro da xícara de café.

receita-de-donuts

Como o donut surgiu?

De uma coisa ninguém discorda, o donut é uma guloseima muito saborosa e graciosa – e o mais interessante é que esta rosquinha surgiu muito antes do Homer Simpson ter nascido. Alguns historiadores, por exemplo, dizem que, apesar da tradição americana, o donut surgiu na Holanda no século XVI. Nesta época, ele não tinha o furinho no meio e foi levado para a América do Norte por meio dos colonos holandeses.

O buraco no donut foi uma ideia americana, mais precisamente de Hanson Gregory que se utilizou de um vidrinho de pimenta para fazer um furo. A receita se popularizou de uma tal maneira na terra do Tio Sam que da comunidade de Gregory, a guloseima se espalhou pelo mundo todo.

Atualmente, as versões e receitas de donuts são incontáveis e a cada dia surgem novas variedades para alegria dos fãs.

E você, gosta e vai fazer esta receita de donuts? Conte pra gente nos comentários!

Imagens: Blog Le Creuset, Tumblr, Wired.
A receita original você pode conferir aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.