Receita de Bolo de Laranja com Cobertura, by Lyndey Milan

Seja para fazer um lanche de manhã ou de tarde, uma boa receita de bolo de laranja conquista até os paladares mais exigentes. Simples e ao mesmo tempo mega saboroso, este passo a passo que separamos é preparado com ajuda da marca KitchenAid, tanto que o prato original, sem adaptações tupiniquins, pode ser encontrado aqui.

receita-de-bolo-de-laranja

O mais legal desta receita de bolo de laranja é que ela é feita com especiarias, além de levar pasta de baunilha – um ingrediente importado muito utilizado em cozinhas americanas para dar mais sabor às receitas. Outro detalhe, este passo a passo nada mais é que uma dica da chef Lyndey Milan, expert em comida e vinho. Confira!

Ingredientes para a receita de Bolo de Laranja

– 2 laranjas;
– 4 ovos;
– ½ xícara (125ml) de azeite;
– 1 colher de chá de pasta de baunilha;
– 1 ¼ xícaras (275g) de açúcar refinado;
– 250g de amêndoas moídas;
– ½ xícara (80g) de açúcar de confeiteiro;
– ¼ xícara de pistache torrados e pétalas de rosas grosseiramente picadas para servir.

Para a calda de Flor de Laranjeira

– Suco de uma laranja;
– ½ colher de chá de cardamomo em pó;
– 1 pitada de cravo em pó;
– 1 colher de sopa de açúcar refinado;
– 1 colher de chá de água de flor de laranjeira;
– 1 colher de sopa (20 ml) de suco de limão.

Modo de Preparo

– Coloque as laranjas em uma panela média, cubra com água e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe por três horas ou até que as laranjas estejam macias. Escorra e deixe esfriar.

– Em uma panela pequena, faça a calda de flor de laranjeira com a mistura de suco de laranja, especiarias e açúcar. Deixe ferver e cozinhe por dois minutos ou até engrossar. Retire do fogo, deixe esfriar e adicione a água de flor de laranja e suco de limão.

– Para a cobertura, peneire o açúcar de confeiteiro em uma tigela pequena, adicione 1 colher de sopa da calda de flor de laranjeira previamente preparada e 2 colheres de chá de água e misture até ficar homogêneo. Separe até servir.

– Preaqueça o forno em 160⁰C. Unte uma forma com manteiga. Aqui, a chef optou por um recipiente com 8 divisórias.

Para melhor aprendizado, confira o passo a passo em vídeo! ;)

– Corte as laranjas cozidas ao meio e retire as sementes. Coloque a lâmina multiuso no processador de alimentos e adicione o laranjas, ovos, azeite, baunilha e açúcar, mexendo na velocidade dois até ficar homogêneo. Adicione amêndoas e pulse rapidamente. Coloque a massa na forma e leve ao forno por 45 minutos ou até ficar firme. Retire do forno e corte o bolo em quadradinhos, cobrindo cada pedaço com a calda e, logo em seguida, com a cobertura previamente preparada.

– Para servir o bolo de laranja, polvilhe cada pedaço de bolo com o pistache e as pétalas de rosa.

receita-de-bolo-de-laranja-dica

Vale lembrar que para esta receita de bolo de laranja foi imprescindível o uso do processador KitchenAid. Inspirado e com vontade de fazer este prato mega gostoso?

Sobre a chef Lyndey Milan

receita-de-bolo-de-laranja-dicasLyndey Milan é uma culinarista australiana muito conhecida na cena internacional. Com oito livros publicados e diversas aparições na TV, Lyndey tem experiência quando o assunto é cozinha e vinhos, afinal, são mais de 25 anos se dedicando aos sabores e aromas da gastronomia, inclusive, apresentando programas de TV e ganhando prêmios por sua atuação singular.

Imagem: RynosTV

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *