Saiba como organizar ou montar seu próprio quarto de estudo

Julho é tempo de relaxar e curtir o mês de férias bem longe dos cadernos e provas, porém, que tal aproveitar este período de folga para dar uma organizada em seu quarto de estudo ou montar um, caso ainda não conte com este ambiente em casa? Nós separamos boas inspirações para te deixar com as baterias recarregadas e cheio de energia para (re) começar a estudar quando as férias acabarem. Confira!

O quarto de estudo como um ambiente de concentração

Se você já tem um quarto de estudo, o ideal é organizá-lo antes de começar as aulas, afinal, quando as provas e tarefas acumularem em sua mesa, você não vai querer parar tudo para organizar o que está uma bagunça, né? Para quem ainda não reservou este espacinho, podemos adiantar: vale muito a pena, pois o cômodo permite mais concentração nas atividades, além de deixar tudo com a sua cara, bem personalizado.

quarto-de-estudo

cadeiras-para-comprar

quarto-de-estudo-interessante

Mas por onde começar? Seja para montar ou organizar de uma vez por todas o seu quarto de estudo, pense: este espaço precisa estar imune às distrações. Nada de mobiliários muito confortáveis no seu campo de visão, aparelhos eletrônicos desnecessários para o aprendizado ou ainda outros objetos que possam, de algum modo, desviar o foco pela emissão de som ou cor chamativa, por exemplo.

quarto-de-estudo-foto

banner-luminárias

Mas livrar-se das distrações está longe de ser o maior segredo de um quarto de estudo. A aposta para criar um ambiente que possibilite a concentração está na sua capacidade de se organizar. Para tanto, use e abuse dos mobiliários específicos para este fim para harmonizar a decoração e deixar o local sempre com tudo no lugar. Estantes, escrivaninhas, pequenos armarinhos são curingas para deixar o espaço bonito e funcional. Ah, por falar em mobiliários, não se esqueça de que a escolha de uma boa cadeira é fundamental para que o momento de estudo não se torne algo cansativo e prejudicial para sua saúde!

Leia também
Decoração de quarto infantil longe dos clichês
5 inspirações para decoração de estantes para quarto

quarto-de-estudo-imagem

quarto-de-estudo-imagens

A iluminação é outro tópico fundamental e não pode ser deixado de lado no quarto de estudo. Muito pelo contrário! Afinal, como se trata de um ambiente no qual a concentração, leitura e aprendizado são constantes, deve-se trazer para o ambiente pontos focais, ou seja, com luz direcionada para o que você precisa, como luminárias e abajures, além de lâmpadas para iluminação geral. Cuidado com as luzes amarelas! Como elas são menos luminosas que as lâmpadas fluorescentes, elas favorecem o descanso, algo que não é nada bom se você precisa estudar por horas a fio. Outro detalhe: elas esquentam mais, o que não favorece em nada a ventilação.

quarto-de-estudo-dicas

Logicamente, a decoração do quarto de estudo vai variar de acordo com seus gostos pessoais. De maneira geral, é preciso trazer para o ambiente personalidade e itens que te deixam à vontade. Equipe, inclusive, com itens necessários para seus estudos, como livros, canetas, cadernos, agendas e mais. Outro detalhe: os gadgets, como o computador pessoal, impressora e tablet, também devem ter um espacinho especial.

quarto-de-estudo-criativo

quarto-de-estudo-decoracao

Inspirado para criar um quarto de estudo bem bacana e voltar das férias muito mais inspirado e com total organização?

Imagens: Trioplex, Rigva, Petagazine, Pinterest, Casa Diez, The Owner Builder Network, Real House Design, Proz Net, Dekor, Deborah Mansell Interiors, Eletric Vanilla, Entenda de Moda, Decoração da Casa, Decor And Me, Bat Dong San, Home Designing, Interior Design Idea, Hy Fish Manfurs BBW, Net Kims, Iroonie, Zhuqu, Ikea, Interior Clipe Glub Dub, Niji Home Design.

5 comments Add yours

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *