Decoração da estação: 7 dicas para você preparar a casa para o inverno

A estação mais fria do ano ainda não terminou e no post de hoje você confere dicas de decoração para preparar a casa para o inverno!

Certamente, não é só você que precisa se preparar para a chegada do inverno, mas a sua casa também. Pense assim, quando sai de férias e vai para praia ou campo, por acaso não leva roupas e outros objetos para se adequar ao clima da região? 

Quer mais um exemplo? Diga, por que enfeitar os ambientes para as festividades de fim de ano e não para as trocas de estação? As mesmas regras deveriam valer para o seu lar! Nesse caso, haveria dois motivos para uma troca de decoração e para preparar a casa para o inverno

Primeiro, deixar a casa mais confortável, adequada para que você e sua família possam enfrentar a próxima mudança climática. 

Segundo, fazer com que o cenário fique mais de acordo com a temática atual, remetendo ao momento que está sendo vivido, fazendo um convite especial para que todos fiquem felizes e apreciem quaisquer transformações. Acompanhe as ideias a seguir!

preparar a casa para o inverno
Projeto by Tetriz Arquitetura e Interiores e Revista Viva Decora

#1 O inverno como inspiração para a personalização de interiores

O designer de interiores é capaz de encontrar inspirações para as suas criações em toda a parte. O inverno pode oferecer um repertório enorme de imagens, tons, sons, cheiros e texturas. E o artista pode traduzir tudo isso nas decorações residenciais que produzir. O mesmo pode ser feito por você mesmo em sua casa. Use a chegada desta estação como incentivo para preparar a casa para o inverno.

preparar a casa para o inverno 1
Imagens by Revista Viva Decora e SP Estudio

#2 Por uma casa mais quentinha

Agora, nem tudo no inverno é prazeroso, claro. Passar frio, por exemplo, é algo que ninguém quer. É importante preparar a casa para que sua família não fique doente. 

Acrescente elementos na decoração que possam deixar os cômodos mais quentinhos. Pode ser interessante colocar tapetes e cortinas mais encorpadas, almofadas felpudas, mantas em tricô e outras peças. E se não resolver, instale um climatizador ou lareira!

preparar a casa para o inverno lareira
Projeto by Yamagata Arquitetura e Dado Castello Branco

#3 O local certo para as tranqueiras do clima frio

Percebeu quantas coisas você carrega durante o inverno? É casaco, manta, gorro, guarda-chuva e muito mais! E não é legal entrar com tudo isso dentro de casa, espalhando umidade e sujeira para todo lado. Uma ideia antiga é colocar no hall de entrada aparatos para pendurar estes pertences. Uma chapeleira é o recurso mais tradicional. Mas, você pode ter também ganchos isolados, cestos, baús e mais.

preparar a casa para o inverno cabideiro
Projeto by Oscar Mikail e Buji Decoração Reuso

#4 Um cenário com as cores e cheiros do inverno

Você pode ter muitos momentos especiais durante o inverno. Para receber bem a família e os amigos em sua casa no período de inverno, pode ser interessante montar um cenário mais caprichado. Use e abuse das flores e dos frutos da estação. 

preparar a casa para o inverno decor
Imagens by Meu Móvel de Madeira e Revista Viva Decora

Para o clima frio, combina bem ter sobre a mesa de jantar um vinho, algumas velas acesas, vidros com nozes e até mesmo um arranjo de folhas e galhos secos.

#5 Apreciando as gostosuras da estação

É importante pensar nas atividades praticadas durante o clima frio, desde a concepção do projeto de decoração. Você pode querer ter em casa, por exemplo, um fogão a lenha ou uma salamandra – para ir aquecendo os ambientes enquanto prepara muitas gostosuras para a família. 

preparar a casa para o inverno itens decorativos
Projeto by MeyerCortez Arquitetura & Design, Casa Aberta e Nathalia Bilibio Schwinn

O que de melhor se pode fazer no inverno além de comer, não é mesmo? Os próprios pratos e travessas ajudam a enfeitar a casa e a mesa posta!

preparar a casa para o inverno fogao a lenha
Imagens by Enrico Benedetti

Leia também:
Aparelho de sopa e sopeiras: 5 peças ótimas pra seu inverno
Tricô gigante: a nova tendência decor para casa

#6 Sempre é tempo para um chá ou café

É difícil se manter aquecido no inverno. Uma coisa que ajuda bastante é beber líquidos quentes. Por isso, algo que pode vir a surgir na decoração de sua casa no período de frio é o “recanto do café”.

prepara a casa para o inverno cafe
Imagens by Revista Viva Decora e Rico Mendonça

Ele pode ser montado perto da cafeteira, na cozinha. Outra opção é na varanda da casa – um bom local para apreciar a paisagem acompanhado de uma xícara de chá. Ou, então, dentro de seu próprio home office.

preparar a casa para o inverno cantinho cafe
Projeto by Tatiana Baroni e Nara Cunha

#7 Aproveitando os raios solares quentinhos no espaço aberto

Por fim, vale ressaltar que é extremamente saudável aproveitar o sol durante o inverno. Então, deixe preparada a área externa de sua casa para quando quiser aproveitar este momento de relaxamento ao ar livre. O local pode ser decorado pensando na estação do ano – talvez com vasos de flores, temperos e chás; almofadas em tons quentes; lamparinas; cestos de palha e mais. Vale a sua criatividade!

preparar a casa para o inverno varanda
Projeto by Revista Viva Decora e Katia Perrone

Depois de todas estas dicas, é hora de você colocar a mão na massa e preparar a casa para o inverno e aproveitar a estação mais fria do ano. Inspire-se no post de hoje e deixe o inverno mais agradável para você e sua família! 

Estas dicas de como preparar a casa para o inverno foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta