Prato Gourmet: Costeletas de Porco com Chucrute e Maçã

Quem é que não gosta de comer bem, não é verdade? Se você, mesmo abusando das delícias da ceia de final de ano, não abre mão de um bom prato gourmet, nossa dica de hoje supera todas as expectativas, sendo uma opção de receita para ser feita no almoço ou no jantar. Trata-se de uma carne de porco marinada na salmoura e grelhada em uma das churrasqueiras de mais qualidade do mercado: a Weber. Inclusive, foi do site oficial da marca que retiramos este passo a passo incrível.

Preparação do prato gourmet by Weber

prato-gourmet

Este prato gourmet é delicioso, traz o toque germânico pra o prato por meio do chucrute e o tempo de preparo é rápido, contudo o tempo de salga da carne exige, no mínimo, seis horas. Receita rende quatro porções.

Ingredientes:

Salmoura

– 2 garrafas de sidra;
– 1 colher de sopa de açúcar mascavo dourado;
– 2 colheres de chá de sal kosher;
– 4 raminhos de tomilho fresco;
– 4 costeletas de lombo de porco sem osso e com o excesso de gordura retirado.

Chucrute

– 2 ½ xícaras de chucrute (conserva de repolho);
– 2 colheres de sopa de açúcar mascavo;
– 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
– ½ colher de chá de sementes de cominho;
– ¼ colher de chá de pimenta do reino moída na hora;
– 2 pequenas maçãs verdes, descascadas e finamente picadas;
– Azeite de oliva extravirgem;
– ½ colher de chá de sal kosher;
– ¼ colher de chá de pimenta do reino moída na hora;
– ¼ xícara de grãos inteiros de mostarda.

Modo de Preparo

– Em uma panela, misture os ingredientes da salmoura. Deixe ferver em fogo alto e cozinhe por 2 minutos. Retire a panela do fogo e deixe-a esfriar completamente.

– Coloque as costeletas de porco em um grande saco de plástico e despeje a água salgada. Pressione o ar para fora do saco e feche bem. Vire o saco para distribuir a água salgada, coloque-o em uma tigela e leve à geladeira por 6 a 24 horas, virando de vez em quando.

– Prepare a grelha Weber para fazer a carne em fogo médio.

– Em uma panela pequena, misture todos os ingredientes do chucrute, exceto as maçãs. Leve a mistura para ferver em fogo médio, tampe a panela e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, mexendo ocasionalmente. Misture a maçã, retire do fogo, cubra e reserve até a hora de servir.

– Retire as costeletas do saco e descarte a marinada. Dê batidinhas nas costeletas e seque-as com um papel toalha. Pincele levemente as costeletas de ambos os lados com azeite e tempere uniformemente com sal e pimenta.

prato-gourmet-dicas

– Grelhe as costeletas em fogo médio, com a tampa fechada, de 8 a 10 minutos, virando uma ou duas vezes. Sirva o prato gourmet quente com o chucrute, além da mostarda em grãos inteiros na lateral.

Uhm, só de ler já deu água na boca, né? Então, que tal separar os ingredientes para fazer este prato gourmet no próximo almoço ou jantar? Você e seus convidados vão amar!

Ainda não tem uma churrasqueira Weber em casa? Compre em nossa loja virtual!

Deixe uma resposta