Porta de madeira para cozinha: Conheça modelos práticos para projetos

A porta de madeira é ideal para garantir privacidade, segurança e resistência na cozinha. Conheça aqui os melhores modelos e escolha o seu!

Você sabia que a porta de madeira é uma das mais indicadas para a cozinha? Isso porque o material é resistente, valoriza o ambiente e pode contar com outros insumos, como vidro ou ferro, para deixar a entrada da cozinha ainda mais bonita. 

Existem vários tipos de porta de madeira para usar na cozinha. O que diferencia uma da outra é o sistema de abertura, que pode variar de acordo com a proposta do projeto. Por isso, não deixe de conferir essas dicas que separamos para você sobre os modelos de portas para encontrar o modelo ideal para sua cozinha. 

01-modelos-de-porta-de-madeira-para-cozinha
Projeto by Carla Felippi

Melhores tipos de madeira para porta da cozinha 

Existem diferentes tipos de madeira, alguns são mais resistentes que outros, por isso, é importante conhecer cada um deles. Afinal, a porta da cozinha precisa ser resistente, segura e durável. É um elemento que demora anos para trocar. 

Caso sua porta seja virada para o quintal (ou outros tipos de áreas externas), o recomendado é investir nas portas de madeira maciça. Esse tipo de madeira é resistente à umidade e ao sol constante, além disso, proporciona segurança para a casa. 

Para ambientes internos, como a cozinha interligada à sala de jantar, a porta pode ser menos resistente, como a porta semi-sólida (composta por pedaços de madeira intercalados) ou uma porta colméia (uma malha de folhas de papel kraft ou miolo intercaladas). 

02-modelos-de-porta-de-madeira-para-cozinha
Projeto by Diego Revollo

Porta de correr 

A porta de correr é a mais indicada para quem precisa ganhar espaço na cozinha, pois não atrapalha a circulação do ambiente e divide os cômodos com praticidade. 

Como a cozinha geralmente tem uma abertura maior, vale a pena usar uma porta de correr com duas folhas, assim uma abre de cada lado. Você pode controlar o quanto a cozinha ficará integrada aos outros ambientes, pois é possível abrir apenas uma porta e deixar a outra fechada, limitando a passagem. 

Os trilhos da porta de madeira de correr podem ficar aparentes ou embutidos na parede. A segunda opção é mais cara, pois é preciso embutir os trilhos dentro da parede da cozinha. Mas também é possível conseguir um efeito legal com os trilhos aparentes. 

03-modelos-de-porta-de-madeira-para-cozinha
Projeto by Ana Yoshida

Porta de madeira de abrir com uma folha ou mais 

A porta de abrir nada mais é do que uma porta de madeira tradicional, composta por dobradiças verticais instaladas no batente da parede. 

Embora seja o mais comum, não é a opção mais viável para a cozinha, pois costuma ocupar um espaço a mais na circulação do ambiente que pode atrapalhar na instalação de móveis como armários, cristaleiras ou até uma bancada funcional.

04-como-escolher-a-porta-viva-decora
Projeto by A.M Studio Arquitetura

Leia também:
6 design diferentes de luminárias para a cozinha
Veja como o estilo industrial pode dar certo na decoração de sua cozinha

7 (ou mais) utensílios de cozinha que não podem faltar na sua casa

Porta camarão 

A porta camarão é indicada para ambientes compactos, mas que não tem uma abertura muito grande. 

O modelo ganhou esse nome por conta de seu funcionamento: ela dobra uma folha sobre a outra, até ficar recolhida na lateral da parede. A quantidade de folhas é determinada de acordo com o tamanho da porta. Os menores costumam ter duas, mas alguns modelos grandes podem ter 3 ou mais. 

Lembra que falamos sobre usar a madeira com outros materiais? Esse modelo é excelente para fazer isso. Você pode comprar uma porta de madeira e vidro, por exemplo. A vantagem de usar o vidro na porta é que aumenta a passagem de iluminação no ambiente. 

05-melhores-escolhas-para-projetos-de-cozinhas

Porta de madeira balcão 

Em casas que a cozinha fica de frente para o quintal, jardim ou varanda, indicamos o uso da porta balcão. 

Esse tipo de porta de madeira é composto por duas folhas com ventilação, que são instaladas do lado de fora da casa, e duas folhas do lado de dentro (geralmente feitas de vidro), que trazem iluminação para sua cozinha. 

Basicamente, é o modelo ideal para integrar a cozinha com a área externa. 

06-melhores-escolhas-para-projetos-de-cozinhas

Porta bang bang (vai e vem)

Você provavelmente já deve ter visto esse modelo de porta em bares e restaurantes. Ao contrário dos modelos que citamos aqui, esse tipo de porta tem apenas 1,20m, não tem fechadura e sua instalação é feita no meio do batente. 

É o tipo de porta de madeira que abre e fecha de ambos os lados, o que pode ser muito prático para quem entra e sai várias vezes da cozinha, mas precisa mantê-la separada do restante da casa.  

07-melhores-escolhas-para-projetos-de-cozinhas
Projeto by Mis Arquitetura e Interiores

Melhores cores de porta de madeira para cozinha 

O ideal é que as portas de casa sejam feitas do mesmo material e cores, para que haja harmonia entre todos os detalhes do projeto. Porém, como a madeira é um material fácil de personalizar, você pode pintá-la de branco ou outras cores vibrantes – que combinam com o estilo da cozinha. 

Além da pintura, é possível personalizar a porta de madeira com adesivos diferentes. 

08-melhores-escolhas-para-projetos-de-cozinhas
Projeto by Gisaura Castro

Dica: caso use a porta de madeira e vidro, é possível usar o vidro jateado (que também tem detalhes lindos, como flores e formas geométricas). 

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta