Como usar poltronas coloridas em sua decoração sem medo de comprometer a estética dos ambientes

As pessoas, em geral, têm medo de se arriscar com decorações. Itens pequenos, como poltronas coloridas, podem ser uma solução menos radical. Saiba+. 

Responda para nós que tipo de pessoa você é. Quando vai comprar um item para você ou para sua casa, segue uma linha mais básica ou se arrisca em peças de design mais arrojado, como poltronas coloridas

A maioria das pessoas não sente problema algum em comprar roupas e acessórios para o corpo bem estampados e de cores vivas. Agora, se a ideia é comprar sofás, poltronas e mais, acaba optando por itens sem grandes detalhes e em cores neutras.

Por que será que esse tipo de coisa acontece? Bem, alguns diriam ter medo de se arriscar em algo de tão alto valor e que não possa ser trocado com a mesma facilidade e frequência do que a roupa do corpo. 

Afinal, não é todo dia que podemos redecorar a nossa casa. E mesmo que tivéssemos todo o dinheiro do mundo, é importante para o mundo que nós possamos manter um consumo consciente de produtos.

Grande parte dos decoradores dizem que, diante disso, podemos acrescentar cor aos ambientes por meio dos acessórios, como mantas e almofadas. 

Contudo, estes mesmos profissionais também lhe dirão que, para que os cômodos da sua casa não pareçam monótonos, é interessante investir em algumas peças estratégicas com cores e estampas. Um exemplo seriam as poltronas coloridas. Saiba mais sobre isso no texto a seguir.

7
Projeto by Regiane Leal
4
Projeto Lucia Wjunisk

Qual o impacto das poltronas coloridas na decoração?

“Será que se eu usar poltronas em vermelho em uma sala de estofados bege essas poltronas coloridas serão o foco principal do ambiente?”. Não necessariamente. Os elementos nas decorações podem chamar atenção por razões completamente diferentes. 

Às vezes, uma peça de tons claros, mas proporções maiores, pode chamar mais atenção. Esse jogo de simetria e equilíbrio é muito delicado e é algo dominado por poucos.

Agora, independente das poltronas coloridas serem utilizadas como complemento ou como destaque nos ambientes, devem ter forte impacto sobre as decorações, sim. Você deve considerar isto com bastante seriedade. 

Ao olhar as promoções das lojas, pode ficar sentado com as possibilidades. Hoje, existem muito mais possibilidades de móveis à venda. E geralmente as poltronas são oferecidas em estampas e cores bem vivas. Cuidado.

Para colorir um sofá em cores neutras, basta jogar sobre os seus assentos mantas e almofadas multicoloridas. Já as poltronas coloridas não precisam de acompanhamento. 

Em compensação, seu visual jamais poderá ser modificado, a não ser que você mande trocar o seu revestimento. Ou seja, aquelas poltronas que você tanto ama hoje em sua sala de estar podem simbolizar depois um empecilho para a modificação da decoração da sala.

2
Projeto by Sylvia Leticia de Araujo
3
Projeto by In House
8
Imagem Revista Viva Decora

Leia também:
Como inovar na decoração de sua casa com sofás coloridos e de design mais ousado?

Como combinar poltronas estampadas na decoração de salas e quartos?

Os decoradores profissionais costumam utilizar um tipo de passo a passo para não se perderem na hora de planejar a decoração das casas dos seus clientes e comprar poltronas coloridas, por exemplo. 

Primeiro, eles chegam a um acordo sobre qual o tema ou estilo que esta decoração precisa seguir. Depois, eles avaliam os pontos fracos e fortes da arquitetura do imóvel – incluindo a questão da iluminação natural e artificial dos cômodos. E passam para criação do plano.

Antes de escolher quaisquer revestimentos, móveis e acessórios para o projeto, os decoradores estabelecem quais deverão ser as cores desses elementos. 

Existem alternativas e possibilidades de combinações de cores estudadas na arquitetura, design e decoração de interiores. E é com base nessas opções que eles ditam qual a quantidade de tons que será aplicada às decorações trabalhadas. Eis algumas possibilidades:

  • combinação complementar – azul e amarelo;
  • combinação complementar dupla – vermelho azul e verde;
  • combinação análoga – tons de vermelho;
  • combinação tríade – amarelo roxo e azul;
  • combinação tetradica – laranja roxo verde e azul; e
  • combinação monocromática.

Depois que você escolher uma dessas opções de cores, ficará mais fácil escolher as poltronas certas para utilizar na decoração da sua casa. Em salas de estar, poltronas coloridas podem combinar com tapetes, almofadas, cortinas e pufes. 

Em quartos, podem combinar com tapetes, cortinas, colchas e murais. Nesse caso, a função delas não é combinar, pode ser contrastar, ajudando a equilibrar o visual desses ambientes.

poltronas coloridas pés palito
Projeto by Codecorar
Poltronas coloridas patchwork
Projeto by Serra Vaz Arquitetura e Triplex Arquitetura

Quais outros ambientes da casa podem receber poltronas?

Na prática, não são só as decorações de salas e quartos que podem se beneficiar com poltronas coloridas. Também podemos ter poltronas em varandas, escritórios, hall de entrada, corredores largos, quartos de estudo e mais. 

Acontece que é nas salas de estar que esse tipo de móvel deve ganhar mais destaque. Em meio a um espaço tão mais amplo, com muito mais itens, sua contribuição visual pode parecer mais relevante.

Observe todas as imagens apresentadas neste texto. Estes exemplos de caso provam que quanto maior o ambiente, mais chances temos de utilizar móveis com cores fortes e estampas largas na decoração. 

Já o mesmo tipo de peça colocada em uma área de menores dimensões, poderia fazer o cômodo parecer muito menor, incomodando o olhar e fazendo as pessoas cansarem mais rapidamente do cenário.

De resto, basta você escolher as poltronas para sua casa em uma cor conforme a mensagem que quer transmitir ou os efeitos que querem provocar. 

Cores como azul e verde tendem a resfriar os ambientes; já cores como vermelho, laranja e amarelo tendem a esquentar. E as cores também ativam no nosso cérebro alguns simbolismos que podem ajudar a enfatizar a decoração proposta – como campestre e praiana. Veja:

  • vermelho: paixão, sangue, amor e raiva;
  • amarelo: luz, sol e cautela;
  • verde: natureza, saúde, harmonia, segurança, esperança, franqueza, amizade;
  • azul: céu, água, elegância, seriedade, tristeza, honestidade e rigor; e
  • laranja: confiança, alegria, aventura e criatividade.

Por fim, queremos te dar mais uma dica. Zonas de recepção, com outras funções mais descontraídas ou com poucas dimensões podem receber poltronas sem braço – e até com com um único pé giratório. 

Já as salas decoradas mais amplas, cujo propósito é incentivar a permanência das pessoas no local para um bom descanso, “pedem” poltronas maiores, com sustentação mais firme e acentos fofos, preferencialmente com braços e encosto alto.

5
Projeto by Orlane Santos
poltronas coloridas vermelhas
Projeto by Ricardo Lopez

Como você viu, poltronas coloridas dão um toque diferente à sua casa, adote esta ideia!

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta