Piscina com borda infinita é uma técnica de construção de arquitetura e engenharia. Confira mais informações sobre este modelo e exemplos.
Nas altas temperaturas do Brasil, é desejo de muita gente ter uma piscina em casa. E a atração de muitas residências é a belíssima piscina com borda infinita.
Esse privilégio é admirado por muitos; e você também pode ter. Veja como é possível transformar esse projeto em realidade. Acompanhe as dicas e imagens a seguir para saber como e por que ter piscina com borda infinita em casa.

O que é piscina com borda infinita?
Esse termo, ‘piscina com borda infinita’, se refere a uma técnica de arquitetura e engenharia. Isso onde a projeção da água, em apenas uma lateral ou todas as beiradas de um tanque, dá a impressão de infinitude, ou seja, de que não termina junto à borda – algo quase imperceptível. E é ainda mais lindo quando, com isso, se pode apreciar, sem barreiras, paisagens naturais ou de cidades, como um lago cercado de belezas.
Essa solução também pode ser utilizada em espelhos d’água de jardins. E a diferença de uma piscina ou lago comum está mesmo no custo de construção; pois, para isso, há a necessidade da aquisição de bombas, tubulações e outros acessórios.
Além do mais, vai depender do olhar experiente do projetista de estruturas identificar o tipo de terreno em que tal piscina pode ser construída.

Como funciona uma piscina com borda infinita?
Diferentes métodos podem guiar o funcionamento de uma piscina com borda infinita. Por exemplo, por meio de pedras – ideal para quando há desnível de terreno.
Outro jeito é por meio da movimentação da água, com recolhimento da água a quase 50m abaixo da borda – e o retorno à piscina não é automático. Por último, por motobomba, onde a água cai na calha e ela, em seguida, retorna imediatamente para a piscina.


Leia também:
5 ideias para a decoração de área externa com piscina
Como preparar cada canto do seu jardim de verão
Como ela é construída?
Projetos de piscinas são sempre complexos, mas a piscina com borda infinita exige muito mais atenção a certas informações adicionais.
Sua estrutura precisa ser construída no local, como em concreto armado, e muito bem impermeabilizada. O lado positivo é que apresentam mais resistência, manutenção reduzida ao longo do tempo e grande durabilidade.
A primeira etapa é escolher bem o local de instalação para este tipo de equipamento. Preste atenção em onde, no pátio de casa, bate melhor a luz do sol e de onde, dentro dessa área, tem-se a melhor vista do horizonte, podendo admirar lagos, vegetação e mais ao redor da propriedade. E mesmo para terrenos planos, apesar da necessidade de elevar as bordas da piscina, esse projeto também se torna uma excelente opção.

Piscinas com borda infinita devem ter pelo menos 30m² de área, para oferecer tanto o efeito de continuidade quanto de segurança para os usuários. É ideal que sejam instaladas sobre declives mais acentuados.
Precisam ficar razoavelmente afastadas de vegetações. E ter pelo menos 20 centímetros de altura, pois, nessa faixa, terá uma calha para coleta da água que transborda – disfarçada com pedras e seixos limpos.
Esse volume adequado de água permitirá o melhor funcionamento da bomba. As paredes da estrutura devem ser suficientemente espessas, para oferecer maior segurança durante o uso.
É aceitável a instalação de um guarda-corpo de segurança a certa distância da borda; de preferência, de vidro, para que não interfira na paisagem. E é indicada a instalação de um sistema de retorno da água – que é captada, purificada e redirecionada à piscina.

Como uma piscina com borda infinita valoriza sua casa?
Piscinas com borda infinita podem valorizar como nada igual os projetos de paisagismo e arquitetura residencial.
Antes de tudo, oferecem aos usuários uma incrível sensação de amplitude, parecendo se unir ao ambiente do entorno – como um jardim, uma lagoa ou até mesmo o oceano. Já a variação de formato vai depender das diretrizes do projeto e das características do terreno onde o equipamento será inserido.
Além das piscinas com efeito de camaleão e em terreno de declive, existem as com proteção de vidro. E, sempre que permitido, deve-se optar por formatos de estruturas em linha reta, pois isso favorece a sensação de infinitude que esta técnica proporciona.
O toque final vai para a decoração desta construção, com revestimentos que se integram com o entorno – por exemplo, pastilhas em tons de azul ou verde com moderno contorno de deck de madeira.


Ficou com vontade de ter uma dessas em casa? Procure um arquiteto e inicie esse projeto!
Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.