Pergolado no jardim: o que é, e quais os modelos para ter em casa?

Pergolado no jardim é uma estrutura utilizada para apoiar plantas, mas também pode servir de cobertura e demarcação de setores no quintal. Vem conferir o post para ficar por dentro de tudo!

Casa que possui jardim é uma benção que poucos têm o privilégio de ter. Trata-se de uma área de resguardo para a edificação, que pode ser total ou parcialmente destinada para vários fins.

Nela as pessoas costumam se reunir com amigos, descansar, sentar e relaxar, contemplar a natureza, fazer exercícios e mais. E, para isso, são criados vários setores dentro de seu perímetro – e um deles pode até ser composto por um pergolado. Mas afinal, o que seria um pergolado no jardim? Confira o post de hoje e descubra quais os modelos para ter um em casa!

pergolado no jardim ideia
Projeto SA Engenharia e Arquitetura

Pergolado no jardim valoriza o paisagismo de uma casa

Em muitas cidades brasileiras, o plano urbano prevê que os lotes tenham certos recuos de frente, lateral e fundo. Pois, estes espaços de terreno já podem ser contados como área de jardim e neles ser demarcados vários setores diferentes. Claro que no meio e mesmo dentro de uma edificação é capaz de haver outros pontos de área ajardinada, tudo vai depender do projeto de arquitetura.

Na entrada do lote, normalmente as pessoas preferem deixar um espaço reservado para os veículos que possuem e também um trajeto que leve diretamente para a porta da casa. É que no entorno e na parte de trás das edificações é que ficam escondidos os setores mais interessantes do jardim.

Alguns podem ser só de canteiros, com árvores, flores e folhagens; ou de caminhos e hortas. E já outros ter equipamentos de lazer.

Pergolado no jardim gourmet
CASACOR Franca 2017

Aliás, as áreas de lazer costumam ser aquelas mais bem trabalhadas no projeto paisagístico de um terreno. De fato, tratam-se de pontos que precisam de muita atenção por parte do projetista, já que exigem a construção de estruturas bem mais complexas.

São exemplos piscinas, jacuzzis, ofurôs e spas; quadras de tênis e de basquete; espaço gourmet com churrasqueira; varanda com lareira; pergolado; e mais.

Projeto by Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Leia também:
10 dicas criativas para uma decoração de jardim perfeita
Como usar e integrar o futon na decoração?

Mas, o que são pergolados?

Pergolados – também chamados de pérgolas – são um tipo de estrutura bastante explorada em projetos de paisagismo, incluindo os de jardins privativos de casas.

Basicamente, ele é composto de quatro elementos, os apoios, os pilares, as vigas e os caibros. Geralmente tudo isso é montado com peças em madeira, ligadas por pinos metálicos às sapatas de concreto – o que, de fato, não é uma regra.

pergolado no jardim mesa
Projeto by Thais Oliveira Interiores

A origem dos pergolados é italiana.  Na época, assim como ainda se faz em muitos projetos de jardinagem contemporâneos, essas estruturas eram utilizadas como suporte para o plantio e cultivo de plantas, como maracujá, uva, flor primavera, jasmim e outras.

Só que, devido a sua versatilidade, ele hoje o pergolado no jardim é usado para muitas outras funções na arquitetura criando áreas de visual bastante moderno e elegante.

pergolado no jardim sala de estar

Revista Viva Decora

Tipos de ambientes que podem ser criados sob pergolados

Pergolados, em tese, podem ser instalados em qualquer área aberta de um terreno. Tudo vai depender de questões como circulação, transição e fechamento de espaços. E sua utilização, como dito antes, pode ser as mais variadas possíveis.

pergolado no jardim churrasqueira
Projeto by Bianca Monteiro

Por exemplo, fazer estruturas especiais para compor varandas e tapados para veículos anexos a casa. Também marcar áreas de permanência e passagens entre setores, além de fazer cobertura de espaços gourmet, piscinas e muito mais.

Pergolado no jardim piscina
Projeto by Paulo de Camargo

Como demarcar um setor do jardim com pergolado

Basicamente, a demarcação de um setor por conta de um pergolado vai depender muito do desenho dessa estrutura. Se ela tiver só uma “água”, mais um fechamento, fica evidente que se trata de um anexo mesmo.

Esta seria a solução perfeita para fazer uma varanda – aberta ou fechada – em complemento a sala de estar – com direito a mesa, cadeiras, sofás, poltronas, estantes, aparadores e muito outros móveis.

Pergolado no jardim varanda
Projeto by Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Agora tem pergolados que são utilizados como extensão de dormitórios, academias, salas de jantar e mais. E, nesse caso, pode ser colocada sob a estrutura uma banheira, mesa de refeições.

Ou ainda pode-se usar a pérgola de forma isolada no pátio, como se fosse um coreto, aberta, sem cobertura, apenas com um voil e plantas encostadas – algo quase teatral. Tudo vai depender também do tamanho do terreno!

pergolado no jardim casas
Projetos by Espaço do Traço Arquitetura  e Gisele Taranto

Que tal se inspirar neste post e todos estes projetos para criar um pergolado no jardim em sua casa? Aposte nesta ideia, seu jardim vai ficar lindo e cheio de charme!

Pergolado no jardim area descanso
Projeto by Claudia Comparin

Estas dicas para usar pergolado no jardim em sua casa foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.