Papel de parede: como usá-lo na decoração?

O papel de parede já foi visto como algo corriqueiro na decoração. Mas com tantas novas tecnologias, os designers voltaram a investir no papel como principal artigo para deixar qualquer ambiente mais charmoso. Desde a sala até lavabos e cozinhas, podem receber esse tipo de decoração. Existem vários materiais novos que vão desde o clean, até o mais elaborado com estampas e  texturas. Esse é um jeito prático de decorar ou de repaginar o espaço em pouco tempo, por isso, vale a pena conferir como decorar com papel de parede. Vamos lá?

Decoração sem perda de tempo com papel de parede

Está super em alta usar as paredes como o foco da decoração. Isso reforça a ideia de “menos é mais” e ajuda a manter os ambientes organizados, já que não será preciso investir em muitos acessórios. Apesar disto, a agilidade da decoração com papel de parede é bastante considerada, pois o tempo gasto para finalizar a parede é bem menor, sem falar na bagunça que é muito pouca. Para quem pretende reformular a decoração, o papel de parede dispensa a troca de móveis, basta saber escolher o modelo que se adeque ao estilo e suas preferências.

papel-de-parede-quarto-de-solteira

papel-de-parede-listrado-azul

comprar-papel-de-parede-montacasa

Sala com papel de parede

A sala é o lugar mais neutro da casa, por isso, é você quem decide se ela será simples ou super trabalhada. Você pode por exemplo, aplicar o papel de parede em toda a parede, o efeito é elegante. Mas lembre-se de caprichar na escolha da cor ou textura, elas ditam a quantidade de informação e não queremos exageros. Outra ideia, é usar border para dividir a parede, assim a cor escura fica na parte de baixo e a mais clara em cima, neutralizando o ambiente.

papel-de-parede-sala-de-estar

papel-de-parede-na-sala

Quarto do casal

Quartos foram feitos para relaxar e proporcionar aconchego. Portanto, para decorar quarto de casal com papel de parede, você pode investir em tons pastéis. O floral costuma ser o queridinho dos casais, mas isso depende do estilo dos dois. Para compor o ambiente, combine espelhos de parede, assim o papel ganha maior dimensão.

papel-de-parede-quarto-de-casal

papel-de-parede-e-espelhos

Leia também:
5 motivos para você optar pelo papel de parede adesivo

Quarto infantil

Aqui vale investir nas cores favoritas dos pequenos e até mesmo em modelos de papel de parede temático, com personagens ou desenhos. Alguns papéis possuem formas que brilham no escuro e as crianças costumam gostar muito. A dica é investir no border para ter quarto mais moderno e delicado, assim apenas uma parte da parede recebe o papel e a outra pode ficar neutra.

papel-de-parede-quarto-de-menina

Banheiros e lavabos

Para banheiros, a tendência é usar cores terrosas como o marrom e o bege, mas todas as cores são válidas, amarelo e rosa, por exemplo, deixam o banheiro iluminado. Os papéis de parede são utilizados da metade da parede para cima para evitar o contado com a água.

papel-de-parede-banheiro-azul

papel-de-parede-banheiro-amarelo

Cozinha e Copa

Diferencie a copa da cozinha usando papel de parede com cores quentes, já que na cozinha o branco e cores claras predominam. Estampas e cores também ajudam a criar clima mais aconchegante e prazeroso para as refeições.

papel-de-parede-pia

papel-de-parede-copa

papel-de-parede-vermelho

Mix de papel de parede

O mix de papel de parede é válido para qualquer ambiente. A ideia é dividir a parede na horizontal e usar estampas diferentes que se complementam, seja com cores ou texturas. Então, para não deixar a mudança de papel muito brusca, use border do mesmo tema ou cores.

papel-de-parede-com-border

Tipos de papel de parede e onde usar

Existem basicamente, cinco tipos de papel de parede:

• O vinílico, com proteção de vinil, é mais utilizado em ambientes com grande concentração de pessoas.
• Vinilizado, papel de parede que pode ser lavado, portanto, é indicado para banheiros e cozinha.
• Acetinado: superfície extra lisa que acumula menos poeira. Pode ser usado em quartos e salas.
• TNT: imita tecidos e cria textura macia nas paredes.
• Mica: utiliza pedras naturais na composição.

Preparação de parede

Antes da aplicação, a parede deve estar limpa e lisa, livre de furos ou rachaduras. Pode ser necessário aplicar uma camada de massa e lixar para que não restem imperfeições. Se a parede já tiver papel de parede fixado, você deve sempre retirar para depois fazer a próxima aplicação. Paredes de madeira ou com azulejos também podem receber o material, porém exigem mais cuidado durante a aplicação para não criar bolhas de ar.

Papéis de parede duram em média 10 anos, por isso, é importante escolher bem para não enjoar. No Montacasa você encontra modelo lindos para todos os gostos, confira!


Confira também ‘5 motivos para você optar pelo papel de parede adesivo’

post-montacasa-CTA

Imagens: bookcoverimgs, betdicas, casamiddas, freshhome, muitochique, decorareconstruir, spontiesdesigner, casa.abril, ru-remont, ultradownloads, lifeofappling, takiwall, arquiteturainteriores, arquifarofa, nadafragil, limaonagua, vestiremaquiar, saladecoracao, preciolandia, centraldeinformacoes, decoracao.vocedeolhoemtudo, forfur, greenmuze.

Deixe uma resposta