Conheça todo charme de um painel para TV ripado de madeira

Painéis são uma ótima solução de decoração. E uma forte tendência atual é o painel para TV ripado de madeira. Veja exemplos inspiradores.

Painel é uma excelente solução para vários projetos de interiores. Eles podem ser utilizados de muitas formas – como para dividir ambientes, integrar espaços e até criar um ponto focal de destaque em um determinado canto da casa. 

Um tipo de painel que está ganhando muito destaque em diversas propostas é o painel para TV ripado. Saiba mais sobre esta tendência que está em alta no design e na arquitetura de residências.

Projeto by Danyela Corrêa

Painéis ripados na decoração

Painéis ripados são um modelo de painel muito bonito, atemporal e que pode ser utilizado em diversas situações decorativas. Dependendo do material em que são fabricados, podem acabar sendo o maior exemplar de sofisticação e de requinte de um espaço tratado. 

Aqueles feitos sob medida podem até agregar mais personalidade aos ambientes. E os em madeira, mais conforto aos cenários.

Aliás, a madeira é um dos melhores materiais para a construção de móveis. Suas propriedades deixam os ambientes agradáveis de serem habitados – não é à toa que tantas peças para casa são feitas neste material. 

Para começar, ela pode regular a temperatura dos cômodos e isolar sons. E, diante dos elementos tecnológicos, feitos em grande parte de plástico ou metal, a ajudar a controlar as energias do local.

Projeto by Díptico Design de Interiores

Quais os principais modelos de painel para TV ripado?

Painéis ripados podem surgir em detalhes de móveis, divisórias de ambientes, forração de paredes e, até mesmo, em revestimento de teto. 

Na maior parte das vezes, estas chapas são feitas de madeiras como freijó, mogno e imbuia. Também se pode utilizar compensado naval e OSB. Mas, a maior sensação do momento em decoração de residências são os painéis ripados em MDF.

painel para tv ripado
Projeto by Bianchi & Lima Arquitetura

Os painéis ripados aglomerados derivados da madeira possuem também boa durabilidade, resistência e beleza. 

Eles são fáceis de ser recortados e instalados. Graças às novas tecnologias, podem ser revestidos de lâminas de todas as cores e estampas, como as que imitam textura de madeira. E o bacana é que, dependendo da combinação de tons escolhidos, obtêm-se efeitos visuais diferentes.

Painéis ripados em madeira natural podem receber vários acabamentos, como fosco ou acetinado. E tantos estes quanto os em aglomerados, quando feitos sob medida, podem apresentar desenhos formados por ripas de diferentes distâncias, larguras e profundidades. 

Claro que a proporção precisa favorecer a limpeza do ambiente. Uma sugestão é utilizar madeiras de 2 cm a 5 cm de largura, 0,5 a 1 cm de profundidade, e distantes de 5 a 7 cm.

painel para tv ripado
Projeto by Angelina Bunselmeyer Arquitetura

Dicas para usar painel para TV ripado na sala de estar

Painéis para TV ripados podem criar um efeito incrível em decorações contemporâneas de sala de estar. Aqueles feitos em madeira são considerados a mais alta tendência na atualidade. 

O design inovador deste tipo de móvel chama bastante a atenção no espaço, e ganha ainda maior destaque se contrastado frente a paredes pintadas de branco, cobertas em cimento queimado ou revestidas de pedra natural.

O painel para TV ripado de madeira é instalado às paredes das salas do mesmo modo como seria qualquer outro painel de madeira. O diferencial deles é o movimento que podem trazer à decoração através da brincadeira com os vazados. 

Claro que a televisão ainda será, de todo modo, os “olhos” desta composição – podendo “saltar” em primeiro plano graças a um contorno de moldura em tom inverso.

Dê mais charme à decoração da sua casa com a utilização de painéis ripados – como suporte à TV certamente terão melhor função. E para que estes elementos ganhem mais apelo estético, valorize-os com detalhes espelhados ou com fitas de luz de LED embutidas. O que acha destas ideias?

Projeto by Maria Fernanda Gama Ribeiro

Inspire-se nos exemplos apresentados aqui  no nosso post. Nas imagens, podemos ver painéis para TV ripados de madeira utilizados em decorações de salas e quartos. 

Em alguns casos estas peças se dobram e seguem para outras paredes ou em direção ao teto, ajudando a criar a ilusão de que os ambientes onde se encontram são mais altos ou mais largos. Atente-se, portanto, ao sentido das ripas, pois isto deve alterar o resultado visual.

painel para tv ripado sala
Projeto by Alex Bonilha
painel para tv ripado simples
Projeto by Manoela Lustosa
painel para tv ripado quarto
Projeto by Luiza Altman Bomchakier

Gostou dessas propostas de decoração com painel para TV ripado? Por que não experimenta em sua casa?

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

Deixe uma resposta