Olhar Arquitetônico by Olga Bergamini

Para quem ainda não conhece, na seção Olhar Arquitetônico a gente faz questão de valorizar o trabalho dos profissionais de decoração. Em resumo, é nesta categoria que destrinchamos diferentes perfis e ficamos de olho nas principais tendências decorativas. Tudo para que você tenha as melhores inspirações na hora de decorar.

Hoje, nossa convidada é a Olga Bergamini. A arquiteta já tem 30 anos de profissão e neste post ela passa ótimas dicas, além de contar um pouquinho sobre sua trajetória.

O trabalho de Olga Bergamini

Imponência e muito sofisticação. É assim que podemos definir o trabalho de Olga Bergamini. Atuando tanto na área residencial quanto comercial, a profissional se destaca por ter um portfólio de projetos repleto de beleza e funcionalidade.

olga-bergamini-arquitetura

sofas-montacasa

Olga é paranaense e se formou em 1986 pela Universidade Federal do Paraná, e ela nos conta que desde criança nutria a vontade de ser arquiteta. O que era um sonho de infância se tornou realidade e até hoje a sua especialidade é consultoria de interiores e finalização de obras.

aspas

.
.
“Para mim, decorar bem é fazer com que um ambiente
se torne irresistivelmente acolhedor”
.
.

Olga Bergamini sempre está envolvida nos mais diferentes projetos e claro, é possível perceber seu compromisso com o bom gosto a quilômetros de distância. Tendo como referências profissionais personalidades como Arthur Casas e Dado Castelo Branco, Olga já participou de quatro edições da Casa Cor Paraná – uma das mostras de decoração mais importantes do Estado.

“Bom gosto de discute sim”

Em nossos posts aqui no blog, um termo que volta e meia vem à tona é o bom gosto. Por vezes difícil de definir, esta palavra-chave é um verdadeiro curinga para não cometer deslizes na hora de decorar a casa. É claro que você pode personalizar o ambiente de acordo com os seus gostos pessoais, mas existem regrinhas de bom senso que definem se o espaço está suficientemente confortável, funcional, estiloso e por aí vai.

olga-bergamini

É por isso que o trabalho de um profissional da decoração é extremamente valioso, afinal, é pelas referências deles que o ambiente decorado fica mais lindo. Mas e quando cliente e profissional conflitam, é possível chegar num consenso? Para Olga Bergamini, tudo pode ser discutido. “Não acho difícil conciliar meu estilo pessoal com o gosto do cliente desde que ele tenha plena confiança em meu trabalho.[…]. Sou da opinião que gosto não se discute, mas bom gosto se discute sim”.

Decoração de casa precisa ser cara?

Se tem um item em que todo mundo pensa na hora de decorar a casa, este item é o orçamento. O misto de vilão e mocinho – que pode tanto limitar seus gostos quanto dar asas à imaginação –  é visto como um problema, mas vamos combinar, quem disse que decorar bem é sinônimo de gastos e mais gastos?

Assim, como muitos arquitetos que já passaram por aqui, Olga Bergamini também compartilha do mesmo pensamento: é possível sim criar um ambiente bacana com poucos recursos. “Adoro esse tipo de desafio. Tive uma casa na praia que era decorada apenas com tijolos de demolição e antigos postes de madeira. Os armários e sofás eram de alvenaria recobertos com almofadas em tecidos coloridos e portas venezianas em madeira pintada”.

ambiente-decorado-olga-bergamini

Para quem quer decorar a casa gastando pouco a arquiteta tem uma dica valiosa: o uso de uma cor neutra nas paredes e móveis principais para possibilitar a utilização de cores contrastantes nos acessórios, como almofadas, tapetes e objetos decorativos.

Um ambiente decorado por Olga Bergamini

Para inspirar e fazer com que você conheça um pouquinho mais do estilo da arquiteta, sempre separamos um ambiente decorado – além de todos já usadas para ilustrar o post.

Neste projeto, especificamente, Olga Bergamini, juntamente com as arquitetas Karin Neitzke e Danielle Bragagnolo Cardoso, realizou uma reforma na cidade de Caiobá, Litoral do Paraná, que surpreende pelo caráter praieiro e muito confortável – algo imprescindível em uma casa de praia, né?

arquitetura-olga-bergamini

banquetas-mid-montacasa

olga-bergamini-projetos  projetos-olga-bergamini
A reforma priorizou a derrubada de paredes para a entrada de luz e ventilação, e a integração de ambientes possibilitou aos moradores, mais funcionalidade e, claro, uma linda vista para o mar. O ambiente decorado foi pensado para receber muitos amigos e familiares, e esta atmosfera de descanso e convívio é conseguido pelo uso de cores fortes e contrastantes – que deixam o espaço muito mais alegre.

Destaque para a cozinha com uma linda luminária cheia de design e cadeiras coloridas e o quarto delicado que usa e abusa dos mesmos tons usados em pequenas e grandes proporções nos outros cômodos.

E aí, gostou do trabalho da arquiteta Olga Bergamini? Conte pra gente nos comentários!

Olga Bergamini Arquitetura
Contato: (41) 3026-4447
Rua Profª. Rosa Saporski, 809, Mercês – Curitiba – PR

Imagens: Facebook Olga Bergamini, Gazeta do Povo e Revista Autoestima.