Mas, afinal, o que é um closet modulado?

Sabemos que casas e, sobretudo, apartamentos estão cada vez menores e a decoração destes espaços precisa ser otimizada ao máximo para garantir conforto e a plena circulação. É aí que entram os armários modulados – um tipo de móvel que tem por característica a integração completa e que acaba sendo uma opção mais barata que os tradicionais mobiliários planejados. Hoje, eles estão super em alta e é exatamente por isso que eles ganham espaço aqui no nosso blog – principalmente neste momento em que a nossa loja parceira, Supercloset, acaba de lançar uma linha de closets modulados. Confira!

Closet modulado é uma opção certeira

Os closets modulados são versáteis e conseguem se adequar a maioria dos espaços. Isto porque, como o próprio nome sugere, eles são compostos de módulos encaixados, ou seja, você, como consumidor, consegue escolher o número de peças que vão compor o seu armário, fazendo com que o mobiliário se encaixe perfeitamente dentro do ambiente.

A versatilidade dos closets modulados é tão grande que você consegue escolher não só o numero de módulos, mas o formato, tamanho dos nichos, além do modelo de porta e puxadores. No entanto, vale lembrar que os armários não vão se encaixar como os armários planejados. A dica é: meça o seu ambiente com precisão, para que você encontre os melhores módulos para seus ambientes.

closet-modulado

closets

Na hora de escolher pelos módulos, atente as suas necessidades dentro do ambiente. Gavetas são ótimas para guardar peças menores, já as prateleiras são perfeitas para organizar blusas e camisas dobradinhas. Tem também os módulos que funcionam como sapateiras e outros, ainda, que são ótimos para pendurar as calças. Sem falar nas opções aramadas que podem ser mescladas sem nenhuma cerimônia com os nichos de madeira. Ah, vale atentar também para a qualidade do material do seu closet modulado. De maneira geral, são usados opções como MDF e MDP.

Pratique o desapego e saiba como organizar seu closet

Não há um segredo para organizar o closet, até porque, o tamanho, bem como armários, roupas e acessórios variam de pessoa para pessoa. Mas digamos que há truques e algumas dicas de organização que servem para qualquer ambiente e que podem dar aquele toque que estava faltando para deixar este local com a sua cara. Por exemplo: se o espaço está muito bagunçado, reserve um tempinho para realizar uma verdadeira reciclagem, descartando ou doando aquilo que você não usa. Isto é fundamental para os outros processos de organização que vão se seguir, pois você, depois desta seleção, tem uma clara ideia do que precisa entrar ou não no armário.

closets-modulados-dicas

banner-quinzena-dos-closets

closets-modulados-para-quarto

Depois de separar e descartar aquilo que você não vai mais usar, está na hora de partir para as dicas de organização do closet propriamente dita. Faça uma breve separação entre blusas, calças, roupas de frio e demais acessórios, além dos sapatos e comece a organização por grupos de peças: normalmente, as blusas de inverno e paletós permanecem juntas no cabide (se as roupas são delicadas, prefira dobrá-las); já as camisas ficam dobradinhas em alguns dos nichos do armário (caso elas amassem com facilidade, prefira o cabide!); roupas íntimas e peças menores nas gavetas; sapatos na parte de baixo no móvel ou em nichos previamente pensados para o armazenamento deles, assim, como as bolsas que precisam ficar em prateleiras, se possível com plástico-bolha ou papel para conservarem o formato. No entanto, vale destacar que toda esta ordem muda de acordo com o seu gosto pessoal, afinal, o closet é seu e ele precisa corresponder as suas necessidades.

o-que-e-closets-modulados

armario-sapateiras

closets-modulados-quarto

As caixas, por exemplo, podem ser suas aliadas na hora de organizar objetos e roupas que você não usa com tanta frequência – se são elementos usados sempre, opte por aqueles de material transparente. Já os cabides se mostram como uma das ferramentas mais versáteis da organização do closet: além de pendurar as peças no armário, podem servir para organizar os cachecóis, sapatos e até mesmo os cintos. No mercado, há modelos que ultrapassam os limites do design tradicional e oferecem cores e modelos diferentes.

dicas-de-organizacao-imagem

Uma ideia bem interessante e que fica linda em closets mais abertos, é separar as roupas e acessórios por cores. Se o espaço é grande e no armário há até roupas de cama, analise a possibilidade de deixá-las dentro de uma capa plástica para conservá-las e evitar que elas fiquem com cheiro de mofo. Por falar nisso, considere ter sachês e produtos antiumidade para deixar o closet com aroma ótimo todos os dias do ano.

dicas-de-organizacao-fotos

closets-modulados

Agora que você já sabe o que é um closet modulado e se inspirou com as dicas de organização para arrumar o closet, vale ressaltar: manter o espaço com tudo no lugar, limpo e, periodicamente, realizar aquela reciclagem geral facilita e muito a procura de roupas do dia a dia e também, claro, vai facilitar aquele faxinão de final de ano. Sim, nós sabemos que é difícil, mas o resultado é recompensador. 😉

Leia também:
Como montar um closet? Os 7 itens essenciais deste espaço

Sobre o Supercloset

supercloset-logoA loja Supercloset é especializada em mobiliários modulados para a casa toda. Sua premissa é fazer com que o próprio cliente consiga montar o móvel de uma forma simples sem ajuda profissional. Dos armários aramados a closets completos, a Supercloset tem o que você precisa para deixar a sua casa mais bonita e o melhor de tudo: organizada. Veja todos os produtos aqui no Montacasa!

Imagens: Divulgação Supercloset.

Deixe uma resposta