Temos ótimas inspirações pra adotar muranos na decoração

De origem italiana, os cristais de murano são tendência e assumem protagonismo total na decoração. Veja nossas inspirações!  

O cristal murano nunca esteve tão em alta, afinal, é só pesquisar na internet ou visitar as principais mostras de decoração para se deparar com esta peça cheia de beleza e requinte assumindo protagonismo total. De fato, os muranos possuem excelência e cada peça é fabricada de modo único – o que confere ainda mais valor, mas você sabe como eles são feitos e de onde surgiram? Qual o motivo que transformou o murano em uma tendência decorativa? Pois aqui no blog separamos boas dicas e inspirações para você adotar o murano aí na sua casa. Confira!

muranos-na-decoracao

Vale lembrar que a Sottile Casa é a mais nova loja do nosso marketplace e foi ela que nos inspirou a fazer esta matéria cheia de tendências. Se é murano que você quer, aqui você tem!

A delicadeza dos muranos vai te conquistar!

O murano nada mais é que um vidro especial produzido com técnicas únicas que beiram os 800 anos. A tradição na fabricação dos cristais de murano começou na Itália, mais especificamente em um arquipélago homônimo localizado próximo a Veneza. Todo o trabalho é muito artesanal, e os detalhes mega artísticos valorizam qualquer estilo decorativo. Os formatos de um cristal de murano são os mais variados e delineados graças ao movimento manual e ao sopro do artesão, que desenha a peça de forma totalmente única.

Leia também:
Decoração floral transforma a casa na primavera
Decoração com flores é romantismo e beleza. Veja ideias!

Desde o início, lá pelo ano de 1291, o murano já era importante para fomentar a economia do país e os artesãos, que já eram poucos, guardavam a sete chaves o segredo da fabricação, justamente para que outros povos não descobrissem e banalizassem a produção. Por lá, o verdadeiro murano possui como matéria-prima a areia do Mar Adriático e o passo a passo de como ele é feito era até então transmitido de geração a geração. No entanto, não demorou muito para que o murano caísse no gosto da Europa inteira e, por algum tempo, o grande arquipélago chegou a ser o maior produtor de cristais do velho continente.

muranos-na-decoracao

muranos-na-decoracao

Vale lembrar que Murano, historicamente, não foi feita para ser um polo de cristais, mas os artesãos foram obrigados a se mudar para a região por causa das fornalhas usadas na fabricação. Estes equipamentos eram a causa de muitos incêndios na cidade de Veneza, que possuíam muitas casas de madeira. Aqui no Brasil, o murano chegou pelas mãos dos imigrantes italianos no fim da década de 50.

muranos-na-decoracao

Como é feito o cristal murano?

O murano, como falamos, possui um processo todo artesanal que consiste em agregar as matérias-primas como areia de quartzo e chumbo dentro de um grande forno aquecido. A massa incandescente precisa ser moldada por profissionais que saibam manusear corretamente, pois a temperatura deste material bruto chega a mais de 1200ºC. Veja o vídeo:

Dependendo dos detalhes e do tamanho da peça, o murano leva cerca de três dias para ser finalizado e, por mais que as peças sejam parecidas, uma não será igual a outra, o que confere singularidade ao produto.

Versatilidade é o que há!

Como você percebe, a partir de uma técnica quase milenar, surge uma peça única e cheia de beleza. Mas engana-se quem pensa que os cristais de murano se resumem aos vasos. Hoje em dia, é possível encontrar diferentes peças, como, por exemplo, luminárias, corpos de abajures, bowls, pesos de papel, cinzeiros e outros objetos decorativos igualmente interessantes. Sem contar os itens pessoais como anéis e brincos.

muranos-na-decoracao

Segundo informações do site Globo News, o faturamento anual da empresa italiana responsável pela produção de muranos é de quase 470 milhões de reais, e desde 1994 existe uma Lei que garante o nome ‘Murano’ a todos os vidros produzidos na região. O mercado dos cristais italianos é tão grande que se acredita que cerca de 23 milhões de turistas passam por lá todos os anos em busca dos muranos certificados.

muranos-na-decoracao

Depois de conferir estas imagens tão lindas fica difícil não se apaixonar pelos muranos, né? Agora conta aqui nos comentários: o que você acha destas peças? Ficou com vontade de adotá-lo na decoração? Conte tudo!

Sobre a Sottile

A Sottile Casa possui inspirações e os produtos que você precisa para decorar com muranos. A loja acaba de integrar o hall de parceiros Montacasa e a qualidade nos itens decorativos é o seu principal diferencial. Além de muranos, encontre na Sottile: móveis, tapetes e uma seção incrível com o melhor do outlet para decorar a casa. Confira!

Imagens: Divulgação Sottile Casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.