Vale Visitar: Espaço Niemeyer no MON Curitiba

Quem mora ou apenas está de passagem por Curitiba, não pode deixar de passar pelo Museu Oscar Niemeyer. Conhecido por muitos como o Museu do Olho, o MON Curitiba é um verdadeiro cartão postal da cidade – não só pela arquitetura ousada e as linhas características de um dos principais arquitetos brasileiros e que dá nome ao local, mas pelas mostras que apresenta e que sempre se renovam com o passar do tempo. Aqui no blog, vamos falar de uma exposição em especial que o Montacasa visitou recentemente: o Espaço Niemeyer.

Uma verdadeira homenagem a arquitetura no MON Curitiba

Amplo, minimalista e com a essência da arquitetura em cada detalhe, é assim que podemos definir o Espaço Niemeyer, exposição permanente do MON Curitiba e que traz uma verdadeira linha do tempo de um dos principais arquitetos do Brasil. No local, além de conferir imagens e analisar as linhas sinuosas do profissional, existem pequenas maquetes de projetos, inclusive do próprio museu.

espaco-niemeyer-dica

espaco-niemeyer-no-mon

espaco-niemeyer-mon

A exposição está no subsolo do MON Curitiba. E toda a estrutura foi previamente pensada para valorizar as curvas que tanto o profissional gostava e valorizava. O espaço é circular, com iluminação que valoriza as peças e fotografias expostas. Há itens que mostram a história profissional do arquiteto da década de 1940 até 2002 e, graças a tecnologia, até mesmo vídeos sobre o arquiteto são mostrados na TV. “Eu acho que o Espaço Niemeyer é bem bacana, porque estou aqui para conhecer o MON e, de quebra, o próprio museu permite que você conheça todas as obras do arquiteto, além de saber um pouco mais sobre história dele”, diz a visitante de Curitiba Jéssika Alves.

espaco-niemeyer-visita

espaco-niemeyer-fotos

A exposição, entra e sai ano, sempre está lá e ela serve como uma verdadeira homenagem a quem idealizou a estrutura que hoje é um símbolo da cidade. Na parede, um texto de Oscar Niemeyer (1907-2012), mostra um pouco da essência do arquiteto que deixou um grande legado. O conteúdo foi assinado por ele em 2006, para a Folha de São Paulo. Na ocasião, o arquiteto estava prestes a completar 100 anos.

aspas

Não acredito numa arquitetura ideal, por todos adotada. Seria a repetição, a monotonia. Cada arquiteto deveria ter a sua arquitetura, não criticar os colegas, fazer o que lhe agrada, e não aquilo que outros gostariam que ele fizesse. E, ainda, ter a coragem de procurar a solução diferente, mesmo quando sentisse que era radical demais para ser aceita”.

Sobre o MON Curitiba

O encantamento pelo MON Curitiba começa logo na entrada. Mesmo leigos que não se interessam por engenharia, design e arquitetura, ficam fascinados pela imensidão da estrutura que ocupa um grande gramado perto do centro de Curitiba. E é fácil notar: as poses para uma fotografia ou aquele selfie rápida estão por todo lugar – muito antes da visita propriamente dita.

espaco-niemeyer-museu
Do lado de fora, o MON Curitiba já é um espetáculo à parte.
espaco-niemeyer-curitiba
Exposição ‘Museu em Construção’ mostra em imagens como foi o processo de elaboração do projeto. Artista: Nani Gois.

Lá dentro, quase todas as salas estão ocupadas com exposições diversificadas que agradam pessoas de todas as idades. Por lá, já passaram obras de artistas nacionais e internacionais, e os workshops oferecidos pela organização ainda nos permite ser um pouco artista por um dia.

Para mais informações, acesse o site do MON Curitiba.

Serviço MON

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$6 e R$3 (meia-entrada para professores e estudantes com identificação).
Domingo + Arte: entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês
Quinta + MON: horário de funcionamento estendido, na primeira quinta de cada mês, das 10h às 20 horas, com entrada gratuita a partir das 18h.

Deixe uma resposta