Mesa posta para noite de queijos e vinhos

Nós acreditamos que receber pessoas em nossa casa é um ato muito especial, pois demonstra amor e carinho. Se a ideia é convidar amigos para uma noite de queijos e vinhos, nós temos algumas dicas que farão toda a diferença. Vem conferir!

Para a equipe do Montacasa, queijos e vinhos podem render mesas postas que são um colírio para os olhos. Aqui no Sul, por exemplo, o friozinho já começou a dar as caras e nós acreditamos que essa seja a oportunidade perfeita para reunir em um jantarzinho, amigos, familiares ou até mesmo fazer uma noite a dois.

Para que essa se torne uma noite deliciosamente agradável há muito o que pensar além da harmonização correta entre o tema e o cardápio dos queijos e vinhos. Veja só:

Mesa posta de queijos e vinhos

Não é segredo para ninguém que as meseiras adoram caprichar ao pensar nos detalhes. Essa época do ano remete ao aconchego e a comidinhas deliciosas, portanto, ao arrumar a mesa você estará demonstrando que estava aguardando muito por aquele momento, além do seu capricho, carinho e afeto.

Aqui, nessa noite de queijos e vinhos, é importante lembrar que se trata de uma reunião superinformal e descontraída, permitindo receber convidados de última hora, que agrada praticamente todos os paladares, que não exige grandes elaborações e, de que quebra, ainda deixa o anfitrião com a folga de ter que cozinhar.

Para começar, o ideal é ter em mente a quantidade de convidados que pretende receber, dessa forma você pode arrumar o espaço ideal e separar as peças que serão necessárias.

Você conseguirá produzir mesas lindas usando alguns itens

– Como servir:

Em toda recepção de sucesso, o ideal é que os convidados consigam circular confortavelmente. Desse modo, você só precisará escolher um móvel para colocar tudo.

Caso sejam muitas pessoas, e o seu espaço seja pequeno, que tal optar pelo modelo de buffet (serviço à americana) com um cantinho da mesa reservado para as taças, pratos e garfinhos de petisco para que cada convidado possa se servir do que desejar?

Agora, se for algo mais íntimo, você poderá surpreender arrumando uma mesa na varanda, servir na mesinha de centro da sala ou até mesmo fazer no tradicional formato no centro da mesa de jantar.

– Detalhes:

Para o decor dessa temática explore os detalhes, afinal, são eles os responsáveis por trazer o charme e a personalidade do anfitrião.

Portanto, a decoração pode ter seu charme e sofisticação sendo voltada para os estilos rústicos e contemporâneos.

encanto-meu-detalhes-rusticos-para-queijos-e-vinhos

Os itens para compor o toque especial da mesa podem ser velas, flores, rolhas de vinhos e até cachos de uvas. Aaah, e uma forma bem legal de utilizar esses itens são nos marcadores/tags/plaquinhas para identificar os nomes dos queijos e vinhos e até nos porta-guardanapos.

Aqui, as toalhas ou trilhos de mesa mais indicados são as de cores sóbrias ou então os modelos em xadrez e listradas.

Confira aqui todos os produtos que você poder ter aí na sua casa, da nossa loja parceira Encanto Meu, para preparar uma belíssima mesa.

encanto-meu-mesa-posta-para-queijos-e-vinhos

Se você pensa nos mínimos detalhes, a Encanto Meu tem à disposição louças, guardanapos, sousplat, jogos americanos e porta-guardanapos. Peças para complementar o que já tem em casa e valorizar o mix and match da sua mesa. 

– Louças:

Nesse formato de evento não é necessário usar um jogo completo de jantar, basta utilizar pratos de entradinhas ou de sobremesa. Se optar pelos pratos tradicionais, invista em sousplats de rattan, eles vão agregar muito ao estilo rústico.

Já para as taças utilize as universais e lembre-se de colocar taças extras e também inclua as de água.

Para o vinho, você pode optar pelo modelo tradicional, e que particularmente acreditamos que dá muito menos trabalho, que é servi-lo diretamente na garrafa ou então investir em um decanter de vidro ou cristal. Não esqueça de uma jarra com água que deverá ser reposta a todo momento.

Um item fundamental serão as tábuas e bandejas, afinal elas são apropriadas para os queijos, pois facilitam o corte. Invista em lindos modelos como as de pedras, ardósia, granito, mármore, vidro, cristal, inox, cerâmica, porcelana e madeira.

brugini-tabuas-para-queijos-e-vinhos

Confira aqui as tábuas e bandejas para queijos feitas em pedras naturais da nossa loja parceira Brugini.

Brugini conta com uma curadoria cuidadosa de peças exclusivas para quem deseja decorar sua vida com histórias, memórias, beleza e bom gosto.

– Talheres para queijos e vinhos:

Nessa noite, basicamente, você usará facas que são apropriadas a cada corte de queijo. Para que os convidados saibam o padrão de como cada queijo deve ser cortado, você já pode deixá-los previamente cortados.

  • Faca furada: para queijos cremosos, de pasta mole com casca aveludada, tal como o brie e o camembert.
  • Faca afiada: para queijo parmesão;
  • Fica de fio cortante: para queijos azuis ou de cabra, uma vez que eles são muito quebradiços;
  • Stilton Spatula: para queijos macios;
  • Faca dois em um: para queijos meia cura, como o minas;
  • Coloque também a faca de serra para pães e a faca para pasta para as geleias.
facas-para-queijos-e-vinhos

Leia também:
Facas para queijo: cada uma possui a utilidade certa

Harmonização de queijos e vinhos:

– Vinhos:

Saiba que um único rótulo de vinho não combina com todos os queijos. O ideal é que no mínimo tenha uma garrafa para cada 2 pessoas. Então, se for necessário escolher apenas um, o ideal é optar por um vinho branco, porém o ideal é variar os rótulos conforme a categoria dos queijos.

  • Queijo forte: vinhos tintos encorpados, tintos frisantes e brancos aromáticos;
  • Queijo cremoso suave: vinhos jovens, tintos leves;
  • Queijo firme suave: vinhos tintos leves ou brancos secos;
  • Queijo forte de textura dura: vinhos tintos leves ou brancos secos;
  • Queijo fresco ou de pasta mole: vinhos brancos, suaves e levemente aromáticos;
  • Queijos de pasta dura e de maturação longa: espumantes secos ou champanhe.

– Queijos:

Como ele é o prato principal, o ideal é servir de 4 a 6 tipos, e o indicado é pensar em 250g de queijo por pessoa.  Para agradar a todos os paladares tente o equilíbrio incluindo diferentes texturas, aromas e sabores e tente evitar os já tão utilizados no dia a dia.

queijos-e-vinhos

O recomendado é comprá-lo 24h antes do evento, conservando-os em refrigeração e retirando uma ou duas horas antes de servir. Da mesma forma, sempre verifique o prazo de validade e se a consistência está elástica, sem soltar soro.

  • Queijo forte: Gorgonzola, Roquefort e Stilton;
  • Queijo forte de textura dura: Parmesão, Grana Padano ou Gruyère (tipo suíço);
  • Queijo firme de sabor suave: Ementhal, Gouda ou Reino;
  • Queijo cremoso suave: Brie, Camembert ou Saint Paulin.
  • Queijo fresco ou de pasta mole: Mussarela de búfala, Minas Frescal, Ricota e Coalho.
  • Queijos de pasta dura e de maturação longa: Parmigiano, Provolone e Pecorino.

Acompanhamentos:

Nessas reuniões não é necessário servir muitos pratos, mas acompanhamentos são sempre bem-vindos.

– Frutas:

Uma bandeja bem bonita e pronta para o consumo certamente agradará os convidados: cachos de uva, figo, damascos, tâmaras, morangos, cerejas, physalis e a pitaya. Frutas secas, nozes, como as castanhas, e pistache também serão uma ótima escolha.

– Patês, geleias, azeites e mel:

São eles que incrementam os queijos. O mel trufado, por exemplo, é uma combinação perfeita para um queijo Brie e a geleia de pimenta fica uma delícia com queijos.

Pates-geleias-azeites-e-mel-para-queijos-e-vinhos

Já para os patês o ideal é escolher 2 ou 3 sabores para servir com pão. Que tal tomate seco, frango, peito de peru ou ervas?

– Tábua de frios:

Outra opção é complementar a mesa posta de queijos e vinhos comembutidos como presunto de parma, salame, lombinho canadense, entre outros!

– Pães:

O recomendado são 150g por pessoa e para facilitar você pode deixar alguns deles já fatiados. Você pode escolher entre 2 a 4 tipos, entre baquetes, ciabata, italiano e centeio.

paes-para-queijos-e-vinhos

Ficou empolgado para receber os convidados em uma noite de queijos e vinhos? Então se inspire em nossas mesas postas e conte para a gente, aqui nos comentários, como foi a reunião, vamos adorar saber!

Deixe uma resposta