Mas, afinal, como montar uma mesa de brunch?

O brunch faz sucesso no Brasil e se incorpora às tradições e particularidades gastronômicas do país. Saiba dicas para montar uma mesa dentro desta proposta.

A gastronomia e o poder de uma boa receita têm tradições milenares. Desde a pré-história, o homem se alimenta e fez da comida um fator importante para a sobrevida de comunidades inteiras. Atualmente, isso não mudou muito, e em todo o mundo as pessoas se reúnem em volta de uma mesa farta, seja para confraternizar em família ou jogar conversa fora com amigos. O cardápio, claro, muda conforme a cultura, mas o prazer de estar saboreando diversas delícias não tem preço.

brunch-o-que-e

Foi assim que surgiu o brunch – provavelmente você já foi convidado para um ou pelo menos já ouviu falar no termo. A refeição surgiu na Inglaterra, no fim do século XIX, e mescla café da manhã (breakfast, em inglês) e almoço (lunch, em inglês). Nesta época, a mesa de brunch nasceu para atender um público que ia para festas, dormia até muito tarde e que acordava atrás de um tipo de comida que não fosse tão pesada quando um almoço e nem tão simples como um café da manhã.

A ideia, então, foi mesclar os dois tipos de refeição e criar a mesa de brunch. Trazido para terras tupiniquins, ele acontece tradicionalmente entre 10 e 11 horas da manhã e é servido aos fins de semana ou festividades como casamentos, batizados, além de eventos corporativos. Normalmente, o estilo ‘buffet’ é o mais visto nestas ocasiões, mas também há o formato ‘coquetel’, no qual os convidados são servidos por garçons.

mesa-de-brunch

brunch

Como montar a mesa de brunch?

Como se trata de uma ocasião informal, muitos brunchs no Brasil dispensam os garçons e investem em uma linda mesa posta principal e mesas secundárias, um pouco menores, para os convidados. Num lugar arejado e descontraído, dentro de uma área interna ou externa, componha a mesa delicadamente e com todos os acessórios necessários para garantir muita funcionalidade e praticidade. Em uma mesa, você pode colocar todas as comidas que compõem a refeição, e em um buffet ou aparador ficam os aparelhos para servir, como xícaras, talheres, jarras e mais.

como-fazer-um-brunch

E o estilo das mesas de brunch também é bem importante. Invista em uma boa toalha, não se esqueça de utilizar louças de qualidade com tons poucos chamativos (sim, nada de usar utensílios descartáveis) e não se esqueça de utilizar bons guardanapos de tecido e talheres. A cereja do bolo pode ficar por conta dos arranjos florais que de alguma forma se harmonizam com o restante da decoração.

mesa-brunch

decoracao-de-mesa

De uma forma geral, os tons pastéis combinam bastante com esta ocasião e deixam a harmonização da mesa de brunch muito delicada – nem é preciso dizer que as mesas para os convidados, também seguem a mesma ideia – com um cuidado especial para os arranjos, que não pode atrapalhar a conversa entre os convidados e nem ter um cheiro demasiado que possa comprometer os aromas e sabores durante a refeição.

Leia também:
Como preparar uma mesa de chá da tarde? Veja dicas!
5 mesas decoradas que são a cara do verão

O que servir em um brunch?

As comidas, as grandes protagonistas desta grande ocasião, não podem faltar, claro. E como nesta refeição há uma mescla de café da manhã e almoço, está permitido trazer à mesa um cardápio bem variado: frutas, ovos mexidos, panquecas, geleias, folheados, alguns tipos de salgados, bolos, pães, iogurtes, sucos, cafés e até mesmo alguns tipos de bebidas alcoólicas, como espumantes e vinhos com sabor mais leve e delicado.

Para te ajudar, separamos uma receita bem legal, encontrada originalmente no blog Williams Sonoma e traduzida pelo blog Montacasa. Confira:

o-que-e-brunch

Omeletes com Bacon e Cheddar
Receita original aqui.

Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozimento: 10 minutos
Porções: 4

Ingredientes:

– 8 ovos;
– Sal Kosher a gosto;
– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal derretida;
– 140 g de queijo cheddar ralado;
– 170g de bacon cortado em cubos, refogados até atingir crocância;
– 1/4 xícara de cebolinhas verdes em fatias finas.

Instruções:

– Preaqueça um forno a 100° C e coloque nele uma forma.
– Preaqueça uma frigideira de omelete em fogo médio.
– Em uma tigela pequena, misture dois ovos e tempere levemente com sal. Pincele levemente o interior da frigideira com um quarto da manteiga derretida e despeje os ovos. Incline a bandeja para distribuir os ovos uniformemente por toda a frigideira. Cozinhe, incline e gire a panela ocasionalmente enquanto raspa levemente os lados da panela com a espátula, até que os ovos estejam quase cozidos.
– Polvilhe um quarto do queijo, bacon e cebolas verdes apenas sobre uma parte da omelete. Com uma espátula, dobre e transfira a omelete para uma das formas aquecidas no forno.
– Repita o processo mais três vezes com os ingredientes restantes, limpando a frigideira com uma toalha de papel conforme necessário.
– Decore as omeletes com cebolas verdes e sirva imediatamente.

Produtos que não podem faltar

Se você precisa montar uma mesa de brunch, alguns produtos podem te ajudar neste processo, deixando a mesma mais bonita ou mesmo trazendo muito mais praticidade para a ocasião. Máquina para waffle, tábua para queijos e acessórios para frios são bons exemplos do que você pode comprar para arrasar durante o brunch e impressionar os convidados.

1) Jarra para suco 35 litros; 2) Máquina para waffle Cuisinart; 3) Tábua e facas para queijo Kenya; 4) Conjunto de dois acessórios para ovo pochê; 5) Conjunto de dois copos e jarra Viva Scandinavia; 6) Porta-pão médio Brabantia.

Agora que você já sabe o que é e o que é necessário para a uma mesa de brunch e muitos segredinhos para montar uma mesa posta foram revelados, está na hora de colocar tudo em prática. Aproveite e deixe sua opinião nos comentários!

Imagens: Food To Love, Home is Here – Furniture Row, 1zoom.me, independent.co.uk, mrkate.com, Honest Burgers, Pinterest papernstitchblog.com Zero Restaurant + Bar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.