Quais são as melhores faculdades de arquitetura do Brasil?

Nunca é tarde para fazer o curso universitário dos sonhos, né? E você tem vontade de aprender o que? Independente da área que deseja, é bem importante analisar as faculdades e escolher por aquela que apresente a melhor infraestrutura e ementa de ensino. Por isso, neste post a gente fez uma lista das melhores faculdades de arquitetura do Brasil segundo o último ranking da Folha, elaborado em 2016.

O Ranking de Universidades Folha (RUF) é feito anualmente desde 2012 e neste cinco anos de análise, a lista conseguiu se destacar como uma das fontes mais confiáveis para quem quer entender a quantas anda o ensino superior no Brasil. Para fazer o ranking, a Folha conta com uma equipe que se dedica a destrinchar periódicos do MEC e pesquisas do Datafolha para a compilação de dados de todos os 40 cursos com mais ingressantes no Brasil – dentre eles, o de arquitetura e urbanismo.

Primeiramente, como funciona o curso de arquitetura?

Quem quer estudar arquitetura precisa ter mais que um apreço pela arte e suas formas. Com duração média de cinco anos, quem decide seguir esta carreira circunda por disciplinas de humanas e exatas, e ainda aprende na prática como desenvolver um projeto arquitetônico, observando, claro como é feita a gestão e mesmo fica por dentro das noções de um planejamento urbano, organizando a vida em sociedade.

Logo, o mercado é bastante amplo e quem finaliza os estudos em arquitetura pode atuar em diferentes segmentos: pode atuar de forma individual, com escritório próprio; realizar trabalhos de consultoria ou mesmo realizar projetos públicos para a cidade como um todo e restauro de obras do patrimônio histórico e cultural.

cadeiras-para-comprar

Melhores faculdades de arquitetura segundo o RUF

Vale lembrar que a nota do RUF se baseia em uma média de notas baseada em segmentos importantes que rodeiam uma instituição de ensino, como, por exemplo, o número de produções científicas, internacionalização e inovação. Abaixo, seguem as 5 melhores faculdades de arquitetura do ranking.

Leia também:
Quais são os melhores cursos de gastronomia do Brasil?

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

melhores-faculdades-de-arquitetura-do-brasil

Com quase 100 anos de atuação, a UFMG foi a primeira universidade do estado de Minas Gerais, no entanto, de início, a instituição era privada e subsidiada pelo governo estadual e só na década de 50 foi federalizada. A Escola de Arquitetura da UFMG, especificamente, foi fundada em agosto de 1930 e o prédio do curso, tombado pelo patrimônio histórico municipal, ocupa uma área de 12.000 m2 com uma infraestrutura completa para os alunos, como laboratórios, vasto acervo bibliográfico, oficinas e até um museu, que conta com coleções que vão de instrumentos a móveis antigos.

Tipo de atuação: Pública
Visite a página do curso aqui.
Relatório detalhado RUF aqui.

Universidade de São Paulo (USP)

melhores-faculdades-de-arquitetura-do-brasil-usp

Criada em 1930, a USP é uma das instituições públicas de maior prestígio em São Paulo e por ela já passaram nomes como Fernando Meirelles e Chico Buarque (sim, ambos cursaram arquitetura e urbanismo!). A FAUUSP foi fundada no fim da década de 40 e na década de 60 ganhou um espaço moderno e superamplo, que nada mais era que um projeto dos arquitetos Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. Logicamente, a instituição possui uma ótima infraestrutura, biblioteca e programas de internacionalização.

Tipo de atuação: Pública
Visite a página do curso aqui.
Relatório detalhado RUF aqui.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

melhores-faculdades-de-arquitetura-do-brasil-ufrj

Dando os primeiros passos em 1920, a UFRJ se consolidou não só como uma das melhores faculdades de arquitetura e urbanismo do Brasil, mas por oferecer uma infraestrutura ótima para seus alunos. Em especial, o curso de Arquitetura e Urbanismo se originou na academia de Belas Artes, criada em 1816, na qual se desvinculou em 1945. Hoje, a estrutura acadêmica a UFRJ, além do curso de graduação, possui também programas de pós-graduação e pesquisa.

Tipo de atuação: Pública
Visite a página do curso aqui.
Relatório detalhado RUF aqui.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

melhores-faculdades-de-arquitetura-do-brasil-ufrgs

A história da UFRGS se inicia m 1895, com a criação das escolas de Farmácia e Química. Com tantos anos de tradição, a instituição é uma das mais tradicionais do estado, além de assumir a quarta colocação no ranking RUF de melhores faculdades de arquitetura do Brasil. O curso de arquitetura da UFRGS foi criado na década de 40 e, atualmente, além de possuir internacionalização dos alunos, incentiva inúmeros projetos de pesquisa na área.

Tipo de atuação: Pública
Visite a página do curso aqui.
Relatório detalhado RUF aqui.

Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)

ranking-melhores-faculdades-de-arquitetura-do-brasil

A Universidade Presbiteriana Mackenzie começou suas atividades na década de 50, sendo uma das primeiras instituições do país. A Mackenzie também foi pioneira ao se tornar a primeira faculdade de arquitetura de São Paulo, em 1947. No ranking da Folha, a universidade ocupa a quinta colocação, além de proporcionar intercâmbio e projetos de pesquisa para seus alunos. A mensalidade deste curso é R$ 2.756,00 (valor referente ao primeiro semestre de 2017).

Tipo de atuação: Privada
Visite a página do curso aqui.
Relatório detalhado RUF aqui.


Agora conta pra gente o que você achou do nosso ranking e se tem vontade de estudar em uma das melhores faculdades de arquitetura que listamos aqui. Vamos adorar saber tudo!

*Para quem quer conferir todas as instituições e cursos avaliados no Ranking de Universidades Folha, basta clicar aqui e consultar a página oficial.

Imagens: ArchDaily, DOBRA Oficina de Arquitetura, Dicas de Vestibular.
Com informações de sites oficiais das instituições e RUF 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.