Segredos do chef | Mayara Batista

Um dos maiores prazeres da vida para muita gente, com certeza é experimentar novos pratos e sabores. E o que muitos às vezes não pensam é que por trás de toda a delícia de um prato, há um alquimista, podemos assim dizer, um mago da cozinha. Com toda a sua habilidade, criatividade e inspiração, mistura um pouco disso, com um pouco daquilo, baseado-se em técnicas e experiências, chega à perfeição do prato que você saboreia na mesa do restaurante.

Sim, este é o papel do chef de cozinha, que sempre fazemos questão de destacar aqui nesta seção do blog. E hoje, você vai conhecer um pouco mais sobre a história e trajetória da Mayara Batistas, uma das chefs de cozinha do La Varenne, restaurante localizado em Curitiba.

Por dentro dos segredos da chef Mayara Batista

A chef Mayara Batista, assim como muitos chefs, teve como base a cozinha de casa, com as suas duas avós – duas cozinheiras muito talentosas, e também com o seu pai, que sempre gostou de uma boa mesa e procurava levar a família para comer em lugares diferentes. Despertado o interesse pela boa mesa e a gastronomia, Mayara formou-se na Hotec, em São Paulo, em 2008 e já começou a trabalhar na área, na Applebees, mas na parte de salão e bebidas e na recepção e a atendimento aos clientes. Depois, trabalhou no Pasta Gialla, onde ficou na confeitaria e no garde manger, passou também pelo Due Cuochi, onde começou no garde manger, foi para a confeitaria e ajudava na massaria e nas finalizações dos pratos. Saiu de lá para assumir a confeitaria do Santo Vino, e depois a do Domenico.

Desde 2015, a chef Mayara Batista comanda a cozinha do La Verenne, um restaurante clássico franco-italiano, que usa muitas técnicas francesas e alguns ingredientes italianos, ao lado do chef Felipe Miyake, que já foi nosso entrevistado aqui no blog.

Mayara-Batista
Os chefs do La Varenne: Mayara Batista e Felipe Miyake

Inspirações e sonhos de chef

Sobre as suas inspirações na hora de cozinhar, a chef Mayara Batista conta que sempre tenta buscar as suas melhores lembranças: “[…] dos sabores que me fazem parar por um minuto e ver como esta sensação mudaria o dia de alguém, além de fazer combinações que realcem os sabores.”, conta a chef. Para Mayara, a comida tem a força de juntar muitas pessoas em torno de uma mesa ou em qualquer lugar, sendo que muitas apenas se alimentam e outras deixam-se levar pelas emoções e transformam-se.

aspas


Já vi muitas pessoas tristes antes de uma refeição e ao saírem estavam agradecidas e felizes. Faço o que gosto e acredito que só posso passar coisas boas para as pessoas que comem o que faço. E criar novos pratos e ser lembrada por isso é muito bom.” 

 

Quanto aos projetos futuros, a chef Mayara Batista diz que normalmente todo cozinheiro quer ter o seu próprio estabelecimento e que sempre quis ter um lugar pequeno, com alimentos da época, de preferência orgânicos. No entanto, acredita que como tudo na vida, há um momento certo para dar novos passos: “[…] É preciso ter maturidade para saber qual a hora certa para isso. Não é fácil. Além disso, eu adoraria me aprofundar em cozinha libanesa e asiáticas e fazer um curso de sorvete.”, conta a chef.

Mayara-Batista-prato-La-Varenne
Prêmio Bom Gourmet/Gazeta do Povo 2014: Ravioli de Bacalhau Gadus Morhua com Gema de Ovo Caipira, do La Varenne.

Gastronomia: “além de gostar de cozinhar, você precisa ter muito amor…”

E com toda a sua experiência, não poderíamos deixar de pedir algumas dicas para a chef Mayara Batista, tanto para quem quer se aventurar no mundo da gastronomia profissionalmente, quanto aos chefs amadores de final de semana, que adoram preparam delícias para família e amigos.

A chef conta que para quem tem planos de estudar gastronomia e especializar-se na área, além de gostar de cozinhar, você precisa ter muito amor, porque não é uma das profissões mais glamourosas desta vida. Ela diz que quem trabalha na cozinha fica muitas horas em pé, no calor, pega peso e quando todos estão festejando, os profissionais estão trabalhando para fazer a festa das pessoas. Porém, para tudo há uma compensação: “[…]Mas, o prazer de cozinhar supera tudo isso, você se deixa levar e nem percebe tudo ao seu redor”, relata a chef.

Mayara-batista-almoço-especial
Em abril deste ano, os chefs do La Varenne, Mayara Batista e Felipe Miyake, em conjunto com voluntários, fizeram um almoço especial para as idosas do Asilo Sao Vicente de Paulo, em Curitiba (PR).

Já para quem gosta de cozinhar despretensiosamente, em casa, apenas para os mais chegados, a dica da chefe Mayara Batista é de sempre se organizar antes de começar a preparar o prato, como fazer os cortes das carnes ou legumes, por exemplo, e deixar tudo reservado. A chef também diz que uma boa receita sempre pede um bom azeite e que na cozinha não podem faltar uma boa faca, um bowl e um fogo forte para a preparação dos pratos.

conjunto-de-facas

Receita da chef Mayara Batista

Dicas anotadas e para finalizar, como de costume, a chef Mayara Batista nos passou uma de suas receitas, para adoçar o dia de qualquer um! Confira os ingredientes e prepare uma deliciosa Palha Italiana.

Mayara-Batista-Palha-Italiana

Ingredientes da Palha italiana

  • 1 lata leite condensado;
  • 20g de manteiga;
  • 50g de achocolatado;
  • 80g de creme de leite;
  • 20g de mel;
  • 1 pacote de biscoito Maria.

Modo de fazer

Em uma panela coloque a manteiga e o achocolatado. Quando derreter, coloque o leite condensado e misture até dar o ponto. Coloque o creme de leite, o mel e mexa até ficar com uma consistência firme. Coloque o biscoito levemente batido e espalhe em uma forma. Quando estiver frio, corte em quadradinhos e passe no açúcar de confeiteiro.

E aí, gostou de conhecer um pouquinho dos segredinhos da chef Mayara Batista? Conte pra gente nos comentários!

One comment Add yours
  1. Parabéns a iniciativa de divulgação dos jovens talentos…
    adorei conhecer um pouco mais da Chef Mayra Batista…
    Ela nos mostra que para alcançarmos os nossos sonhos é preciso acreditar e fazê-los acontecer…
    E …esta jovem Mayra, é digna de toda minha admiração, pois ela é o exemplo de que é com muita luta, dedicação, competência , ética e respeito com toda a equipe com que trabalha e juntando uma pitada especial de amor e prazer no exercício da profissão escolhida que… alcança-se suas meta. Gostei muito quando ela diz que é com a alquimia perfeita de belos pratos , que se leva prazer às pessoas até transformando o seu dia pelo prazer despertado de uma deliciosa comida. Parabéns Chef Mayra…desejo-lhe todo sucesso merecidíssimo por você. E quando vou a Curitiba faço questão de visitar o La Varrene para apreciar uma excelente gastronomia .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.